O Centro de Estudos Psicanalíticos disponibiliza este espaço de publicação virtual com textos de nossos professores, psicanalistas convidados e de nossos analistas em formação. É uma das janelas que se abre para transmitir parte do conhecimento que produzimos nesta rica jornada.

Os autores interessados em publicar seu texto deverão enviar o arquivo para o e-mail conselhoeditorial@centropsicanalise.com.br e submetê-lo, assim, ao Conselho Editorial. Todos estão convidados! O texto original deve conter a devida identificação do autor, título do trabalho e um breve resumo. A escolha do material para publicação contemplará seu ineditismo, a importância do tema elencado e a adequação às normas editoriais.

Boa leitura!

Danilo Marmo

Trabalhos selecionados para o Colóquio Interno - Primeiro semestre de 2017

Autores: Glenda Beigler; Patrícia Farina; Ben-Hesed dos Santos; Eduardo Leonel Corrêa Cardoso; Sueli Teresa Bonilha Marini e Carina Bolgheroni Martins.

Títulos: Glenda Beigler: HISTÓRIA E MEMÓRIA: PERSONAGENS NO ENREDO DE UMA ANÁLISE; Patrícia Farina: PSICANÁLISE – OLHAR DE POTÊNCIA E AÇÃO DE PREVENÇÃO; Ben-Hesed dos Santos: A DESCOBERTA DA DIFERENÇA ANATOMICA ENTRE OS SEXOS E AS IMPLICAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DO PSIQUISMO HUMANO; Eduardo Leonel Corrêa Cardoso: A DOENÇA DE DEMÓCRITO; Sueli Teresa Bonilha Marini: EU NÃO SONHO MAIS; Carina Bolgheroni Martins: A VIDA TE TRATA DO JEITO QUE VOCÊ A TRATA – RECORTE CLÍNICO DE ATENDIMENTO INSTITUCIONAL DE GRUPO.

download Download

Trabalhos selecionados para o Colóquio Interno - Segundo semestre de 2016

Autores: Marta Raquel Colabone; Alexandre de Cássio Barreira; Dalvanira Pais de Lima; Cássia D ́Aquino; Carina Bolgheroni Martins; Paulo Von Schwerin Pimentel.

Títulos: Marta Raquel Colabone: O CAMINHAR PELO PÁTIO ESCURO; Alexandre de Cássio Barreira: ROBÔS SEXUAIS – UM OLHAR PSICANALÍTICO; Dalvanira Pais de Lima: FILME “O QUARTO DE JACK” – UM OBSERVATÓRIO DO ÉDIPO LACANIANO; Cássia D ́Aquino: ALGO DEVE MUDAR; Carina Bolgheroni Martins: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DO PSICANALISTA EM INSTITUIÇÕES SOCIAIS; Paulo Von Schwerin Pimentel: PSICANÁLISE A CÉU ABERTO E UM RECORTE CLÍNICO.

download Download

Trabalhos selecionados para o Colóquio Interno - Segundo semestre de 2015

Autores: José Luiz Cordeiro Dias Tavares; Thais Gonçalves Féria; Vivian Lagua de Oliveira Miranda; Bruno Santa Clara Novelli; Eliane de Christo de Oliveira e Juliana Gerken Carvalho.

Títulos:  José Luiz Cordeiro Dias Tavares: MAL-ESTAR EM VENEZA; Thais Gonçalves Féria: SEM TÍTULO; Vivian Lagua de Oliveira Miranda: A NEUROSE DO IMPOSSÍVEL – AS COMPULSÕES E A INFINDÁVEL BUSCA DO SUJEITO PELO ENCONTRO COM SEU REAL DESEJO; Bruno Santa Clara Novelli: REFLEXOS DE VIDA E MORTE NAS IMAGENS DE POLIDORI; Eliane de Christo de Oliveira: DIVÂ (NEANDO): “MATÉRIA DE POESIA” e Juliana Gerken Carvalho: O TRABALHO FINAL Um trecho do percurso.

download Download

Trabalhos selecionados para o Colóquio Interno - Primeiro semestre de 2015

Autores: Ana Paula Queiroz Dias Fernandes Pacheco; Carina Bolgheroni Martins; Cássia D´Aquino Filocre; Mariana Guarize de Souza; Nelson Horochovski Filho e Thais Pianucci Benedicto.

Títulos: Ana Paula Queiroz Dias Fernandes Pacheco: DÍVIDAS GERACIONAIS EM UM GRUPO FAMILIAR. Carina Bolgheroni Martins: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DO ANALISTA: UM PARALELO SOBRE O TEXTO “ISTO NÃO É UM CACHIMBO” DE FOUCAULT E A PSICANÁLISE DE FREUD E LACAN. Cássia D´Aquino Filocre: O LUGAR DA TRISTEZA. Mariana Guarize de Souza: OS CORPOS EM ANÁLISE: PERCURSO DE UM PSICANALISTA EM SUA FORMAÇÃO NOS TERRITÓRIOS DA CLÍNICA E DO HOSPITAL. Nelson Horochovski Filho: O DIÁLOGO SOCRÁTICO E A CLÍNICA PSICANALÍTICA. Thais Pianucci Benedicto: A NORMOPATIA BENEFICIA OS AMBIENTE DE TRABALHO?

download Download

A alma imoral e o desnudar do psicanalista

Autora: Mariana Guarize

Resumo: O presente trabalho faz um paralelo entre o monólogo “A Alma Imoral” e a posição do psicanalista.

download Download

A angústia fundamental

Autora: Fabiana de Souza Fernandes da Silva

Resumo: Ao ouvir a expressão “Angústia Fundamental” em uma das aulas, sabia que esse seria o tema do meu trabalho do final do semestre. Isso porque sempre me encantou o quanto a teoria, ou melhor, a filosofia lacania articula-se elegantemente com a filosofia heideggeriana. Durante a minha graduação em filosofia, “afundei-me” no existencialismo heideggeriano e no seu conceito central do mais absoluto “Nada” (das Nicht). É uma linda teoria que acabei interpretando de forma niilista. Esse niilismo gratuito foi uma má interpretação de um belíssimo conceito, que ao coadunar-se com o conceito de desejo em termos lacanianos – a expressão de uma cobiça que tende a satisfazer-se no absoluto, isto é, fora de qualquer realização de um anseio ou de uma propensão – define o verbo constitutivo do ser humano: desejar.

download Download

A clínica freudiana

Autora: Adriana Contin

Resumo: Neste artigo procuro fazer uma revisão e reflexão sobre os fundamentos da clínica freudiana a partir da análise e estudos de casos das neuroses de transferência: histeria, fobias e neurose obsessiva. Freud procurou responder às perguntas feitas pelas histéricas e seus enigmas, não respondendo a elas diretamente, mas sim, dando a elas a sua escuta, devolvendo a elas suas próprias falas, ocupando um lugar de suposto saber (Lacan 1969-1970), na fantasia neurótica do paciente, propiciando o amor transferencial, que permitiria ao paciente a possibilidade de construir ele mesmo um suposto saber sobre si, saber sobre aquilo que não se sabe: o inconsciente.

download Download

A contratransferência e os processos psíquicos do analista durante a análise

Autor: José Henrique P. e Silva

Resumo: Este trabalho aborda o tema da constratransferência, incluindo a apresentação de um caso clínico.

download Download

A criança no lugar de objeto da satisfação narcísica

Autora: Maria Donizeti C. de Almeida Potenza

Resumo: O presente trabalho desenvolve a idéia de narcisismo, em especial a criança no lugar de objeto da satisfação narcísica dos pais e educadores.

download Download

A construção de uma hipótese diagnóstica e o saber em análise

Autora: Mariana Cristina da Silveira

Resumo: Pergunto-me se o saber que estamos adquirindo com o estudo da psicanálise está a serviço de quem? Do paciente que terá um analista mais sensível à sua fala e com mais recursos para verdadeiramente escutá-lo, ou à serviço do próprio analista que precisa ter uma resposta ou uma hipótese que aplaque a sua própria angústia de não saber?

download Download

A culpa e o masoquismo moral na textura das neuroses

Autora: Maria Aparecida Ramos de Stefano

Resumo: Debrucei-me um pouco sobre a teoria das pulsões, porque são elas que fazem com que uma constante polaridade existente dentro de todos nós, a do prazer e do desprazer, nos mobilizem a dar forma representável aos objetos e ao nosso pensar, desde que nascemos. Essa polaridade vai desembocar em temas como o masoquismo, a compulsão à repetição, a psicologia de massas e a destrutividade.

download Download

A cultura do politicamente correto e as questões infantis: incompatibilidades e desafios

Autora: M. Ludmila A. Oliveira Mourão

Resumo: A cultura do politicamente correto está presente hoje nos mais diversos lugares, onde um olhar de uma criança pode estar: desenhos, brinquedos, músicas, filmes, etc. Somente entrando no ‘universo infantil’, participando do cotidiano de uma criança, seja como pais e/ou educadores, para se ter noção da dimensão que essa cultura tem hoje, a forma como essa idéia está incutida e do lugar que ocupa em nossa civilização.

download Download

Adaline e o discurso da histeria

Autora: Maria Eliene Rodrigues de Araújo  

Resumo: O filme “The Age of Adaline”, de 2015, dirigido por Lee Toland Krieger, que na versão em português ganhou o título “A incrível história de Adaline” se aproxima da narrativa fantástica, ao entrelaçar o fantástico e o real, de maneira a causar um estranhamento em que o assiste. Tanto o primeiro acidente de carro sofrido por Adaline, o que a torna quase imortal, já que não pode mais envelhecer, quanto o segundo, que a liberta do “feitiço do tempo”, são narrados com especial ênfase nos aspectos físicos, químicos e biológicos, o que tem por objetivo dar ao acontecimento, ainda que improvável, um caráter científico, convidando assim o espectador a embarcar nessa história ficcional.

download Download

A demanda por análise

Autor: Laerte de Paula

Resumo: O presente texto se propõe a investigar e a discriminar os elementos que norteiam o entendimento de demanda pelo tratamento psicanalítico. Antes de desenvolver o tema, faço primeiro uma distinção entre uma demanda inicial, que conduza a uma entrada em análise – e que fala da qualidade do sofrimento que leva alguém a buscar tratamento e do questionamento que a pessoa faz a este respeito – e uma outra demanda, que sustenta o próprio percurso analítico, uma demanda que vai sendo retificada e que conduza ao próprio término da análise. É como se houvesse uma demanda para ingressar em análise, e outra para concluí-la – ou talvez se trate da mesma demanda, em tempos distintos. A demanda, o ou recorte, que trago à baila é a primeira, aquela da qual a entrada em análise depende.

download Download

A diferença entre o diagnóstico fenomenológico e o psicodinâmico: a busca por um 'nome' para os sintomas.

Autora: Denise de Cássia Piai Lima

Resumo: Inicio meu trabalho deste Ciclo (I) com um tema proposto por mim em uma hora clínica. Um tema o qual percorre minha vida não apenas no âmbito educacional e pessoal, mas, também, no profissional: a diferença entre o Diagnóstico Fenomenológico e o Psicodinâmico.

download Download

A doença de Demócrito.

Autor: Eduardo Leonel Corrêa Cardoso

Resumo: A reflexão que se segue foi livremente inspirada na leitura do texto Sobre o riso e a loucura, de Hipócrates. Trata-se de uma compilação de cartas que Hipócrates teria trocado com alguns habitantes de Abdera, cidade onde morava Demócrito. Nas cartas que o médico grego troca com os abderitas, mesmo com o filósofo da natureza, Demócrito, uma crítica aos costumes da cidade e à loucura aos poucos é construída.

download Download

A economia erótica na pesquisa de campo em Antropologia e a transferência em Psicanálise

Autor: Adriano Volnei Zago

Resumo: Este texto traça uma analogia entre o conceito de transferência amorosa em Psicanálise e a experiência de um antropólogo em sua pesquisa de campo, o qual vivencia adversidades e um desconforto ao se deparar com assuntos que envolvem os desejos no âmbito de sua intimidade, enfrentando, assim, as questões éticas da condução da pesquisa e a relação de poder entre pesquisador e objeto de pesquisa. Desse modo, aspectos de convergência são apresentados no entrecruzamento de concepções dos dois campos de conhecimento: a Psicanálise e a Antropologia.

download Download

A escravidão do útero sob a tutela de Deus

Autor: Wellington Fontes Menezes

Resumo: O feminino, a sexualidade e a repressão do corpo na Europa oitocentista a partir da obra “A Religiosa” de Denis Diderot.

download Download

A Ética do Desejo na Psicanálise com crianças

Autora: Carolina Sieja Bertin

Resumo: O objetivo do presente trabalho não é uma discussão a veracidade ou da necessidade de tais diagnósticos e pareceres, mas sim de colocar em cheque exatamente essa questão de ter ou não outra opção a ser seguida. Para isso, examinaremos como a ética da psicanálise aborda a criança na clínica, sem desconsiderar sua história familiar e a queixa dos pais, mas transformando tudo isso em uma demanda de análise da própria criança.

download Download

A família no divã: Uma reflexão acerca da abordagem sistêmica

Autora: Kátia Regina de Vicenzo Corobim

Resumo: Este trabalho traz uma breve reflexão acerca da abordagem sistêmica, como ela se iniciou e se desenvolveu o que observar na clínica com famílias e para finalizar, traz o recorte de um atendimento familiar com visão sistêmica, sem, contudo, desprezar a abordagem psicanalítica.

download Download

A Fragmentação e a Reconstrução do Eu - Frida Kahlo e o Espelho

Autora: Carolina Melillo de Camillo Alves

Resumo: Na busca da reconstrução de seu eu, Frida não encontra seu reflexo no olhar do outro, mas no espelho. O espelho pendurado sobre sua cama, a caixa de tintas que ganhou de seu pai e, quando não havia mais espaço para pintura em seu colete de gesso, as telas apoiadas em seu cavalete adaptado, foram seus companheiros por meses nesse processo de reconstrução de sua imago.

download Download

A formação em Psicanálise

Autora: Adriana Contin

Resumo: Neste artigo, faço algumas considerações sobre o processo de vir-aser um analista: tanto no sentido formal e institucional como na sua própria subjetividade. A formação em psicanálise implica em mudanças internas no sujeito que a exerce e essas transformações passam pela análise pessoal, pelos seminários clínicos e teóricos e pela supervisão. Nesse percurso, o sujeito em formação se vê implicado, não só em um processo de construção de conhecimento epistemológico, mas também, num processo de transformação de um saber e de um não saber de si.

download Download

A Histeria no Teatro das Corporações

Autora: Maysa Del Panta Castello Branco

Resumo: Podemos dizer que a histeria é “o teatro da subjetividade” (Quinet, A. 2005 – As lições de Charcot). Pode ser pensada como fundamento da construção subjetiva, tendo seu eixo na ênfase da relação com o Outro. Este por sua vez funciona como morada do sujeito da mesma maneira que para o ator, a plateia, o espectador é a morada do artista. O que o ator faz senão colocar em cena um discurso que também não é o seu, mas do Outro, o autor. Entretanto, cada artista apropria-se desse discurso ao seu modo e será a singularidade de cada apropriação que indicará ao mesmo tempo a emergência de uma subjetividade e a inconsistência do Outro, que, no fim das contas, não resta a não ser como mito de origem e de lugar de endereçamento.

download Download

AIDS, narcisismo e algumas interrogações*

Autor: Francisco José de Araujo Rocha

Resumo:  Este trabalho traça algumas relações entre o narcisismo e a AIDS.* Trabalho selecionado para o Colóquio Interno do 1º semestre de 2014.

download Download

A inclusão da criança autista: Possibilidades e impasses marcados pelo acompanhamento psicanalítico ou terapêutico comportamental. Considerações de uma pedagoga

Autora: Elen Fernanda Assunção Chaves 

Resumo: Pensando no trabalho final como sendo aquele que engloba todos os outros, senti a necessidade de trazer um breve relato das minhas percepções acerca do atendimento de crianças e adolescentes autistas incluídos nas escolas comuns onde atuo.

download Download

Além do princípio do prazer

Autor: Pedro José Winterstein

Resumo: Através de uma reflexão em campos ou áreas em que a teoria psicanalítica permanece quase que inexplorada, o autor especula sobre a tensão entre a pulsão de vida e a pulsão de morte, tendo como exemplos esportes radicais.

download Download

Algumas características possíveis da clínica bioniana.

Autor: Ignacio Gerber

download Download

Algumas reflexões sobre a escuta do sujeito excluído na assistência social.

Autor: Renata Ramos da Silva

Resumo: Em resposta ao convite para esse primeiro exercício de aproximação e envolvimento com a psicanálise no curso de formação, maneira como compreendi a tarefa de escrever esse texto, pretendo compartilhar algumas expectativas advindas do desejo de poder ressignificar minhas experiências como psicóloga em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), mas principalmente a necessidade de compreender do quê, a rigor, se fala quando se diz que à psicanálise interessa a realidade psíquica.

download Download

A linguagem do Autista em análise: É possível ou necessário significar os automatismos?

Autora: Elen Fernanda Assunção Chaves

Resumo: A autora apresenta um trabalho que partiu de cenas ocorridas em uma das escolas onde atua. É professora da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, trabalha em Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão, onde atende crianças e adolescentes com deficiência, no período inverso ao período ao que frequentam a sala de aula regular.

download Download

Alteridade aliviadora ou aniquiladora? - Mecanismos psíquicos operantes na xenofobia e nos indivíduos em situação de exílio.

Autora: Nadia Jorge Berriel

Resumo: Em 1919 Freud publicou o artigo intitulado O Estranho, no qual demonstra que o estranho “é aquela categoria de assustador que remete ao que é conhecido, de velho e há muito familiar”. O autor menciona a definição de Ernst Jentsch, que ele considera ser incompleta, de que quanto mais seguro e orientado um sujeito se encontra em seu ambiente, menos ele julgará como estranho os objetos e eventos desse ambiente. Este argumento contribuiria para explicar por que em momentos de crise socioeconômica ocorre um aumento da xenofobia, da agressão contra as minorias, contra aqueles tidos como diferentes da norma.

download Download

A Medicina e a Psicanálise: o embate de saberes

Autor: Rodrigo Garcia D’Aurea

Resumo: Após decorrido quase um ano de formação em psicanálise, observo mudanças importantes na minha prática. Mudanças notáveis tanto no trato, quanto no entendimento e na condução dos casos que me são apresentados como médico, trabalhando em uma Unidade Básica de Saúde no sistema público brasileiro. Entender essas mudanças permite uma visão mais crítica do trabalho e de seu objeto. Pelos motivos expostos, pretendo então apresentar e compreender como se mostram essas mudanças.

download Download

A mulher que escolhe o presidiário como parceiro amoroso

Autor: Adriano Volnei Zago

Resumo: O estudo de caso apresentado neste trabalho é um recorte da pesquisa de Mestrado do autor – que está sendo desenvolvida no Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP –, cujo tema é a escolha amorosa de mulheres por presidiários. O caso em questão é relatado a partir de uma entrevista realizada com uma das voluntárias da pesquisa, que foi conhecida pelo pesquisador na fila de entrada para visita aos presos de um Centro de Detenção Provisória (CTP) de São Paulo – SP.

download Download

A (negação da) morte que nos (sus)tenta

Autor: Luiz Carlos Durante Junior

Resumo: “Todos os dias que depois vieram, eram tempo de doer. Miguilim tinha sido arrancado de uma porção de coisas, e ainda assim, estava no mesmo lugar. Quando chegava o poder de chorar, era até bom – enquanto estava chorando, parecia que a alma toda se sacudia, misturando ao vivo todas as lembranças, as mais novas e as muito antigas, aquelas coisas bonitas que o tempo havia de sempre teimar em tirar.” João Guimarães Rosa

download Download

Análise de um conto: 'O Gato Preto', de Edgar Allan Poe

Autora: Lívia Mª Fecchio Gueraldo

Resumo: Este trabalho propõe a análise do conto O Gato Preto, de Edgar Allan Poe, a partir da perspectiva de Melanie Klein.

download Download

Análise do filme Philomena

Autora: Rosely Teixeira Gomes

Resumo: Neste texto, analisarei o filme Philomena (Reino Unido, 2013) à luz de alguns conceitos psicanalíticos estudados no curso até agora. Utilizarei o livro homônimo, de Martin Sixsmith, como apoio a esta análise, em especial para complementar informações acerca da personagem principal, pois muitos aspectos de sua personalidade ficaram obscuros pela própria limitação do veículo cinema.

download Download

Antes de tudo, o amor: considerações sobre a transferência em Freud e Lacan.

Autora: Cláudia Sampaio Barral 

Resumo: A primeira aparição do termo transferência (Überträgung) foi na enciclopédia Villaret, no verbete “Histeria”, escrito por Freud, em 1888. Em alemão, a palavra tem o sentido de algo que se porta por cima, que está depositado, podendo significar também transmissão, contágio, tradução, versão. Através dos relatos de Breuler acerca do caso de Bertha Pappenhein (que, mais tarde, em “Estudos sobre a Histeria, foi identificada como Anna O.), Freud observa que há algo do patológico que pode ser carregado, transferido para a figura do médico.

download Download

A Onda – Um caso de identificação no cinema

Autor: Fernando Jesus Pereira

Resumo: Este trabalho relaciona a obra cinematográfica A Onda com a teoria freudiana, em especial a psicologia das massas e, por fim, a própria questão da falta e da castração.

download Download

A paixão em ser instrumento

Autor: Laerte de Paula

Resumo: Este texto se propõe a refletir sobre um fenômeno social, uma tendência humana que quer estar absolutamente integrada e inserida na cultura. Algo como um desejo de alienação que se propõe a dispensar qualquer traço de subjetividade. A partir desta constatação, o texto reúne alguns elementos teóricos do campo psicanalítico para problematizar a questão.

download Download

A posição da escuta e a aniquilação do sujeito do desejo

Autora: Laura de Borba Moosburger

Resumo: A partir de uma dúvida surgida em aula, abordo a questão da posição de sujeito do psicanalista na clínica, que seria a de um sujeito da escuta em contraposição à de um sujeito do desejo – por sua vez reservada ao analisando. Apontando alguns dos problemas que poderiam ocorrer na clínica no caso de uma não observância dessa distinção essencial, aponto para duas qualidades que podem ser consideradas essenciais no exercício da psicanálise: a suspeita e o distanciamento.

download Download

A positividade do negativo nas recomendações sobre a técnica em Psicanálise

Autora: Marina Oetterer

Resumo: Após publicar alguns artigos sobre técnica em Psicanálise, Freud escreveu uma carta a Ferenczi onde dizia: “Recomendações sobre a técnica, que escrevi há muito tempo, era essencialmente de natureza negativa”. O trabalho procura mostrar que o objetivo de Freud nestes textos era o de interditar certos procedimentos entre analistas inexperientes e também impedir uma banalização tecnicista das questões técnicas. Na ausência de um tratado sobre técnica, Freud estaria protegendo a psicanálise destas deteriorizações. Assim, seriam sempre de “natureza negativa” tanto as suas recomendações como a falta delas na forma de um código definitivo.

download Download

A Psicanálise como berço ou por que tratamos apenas crianças em nossos consultórios

AutorLuis Fernando de Souza Santos

Resumo: Se disse Lacan que a mulher não existe e Winnicott que o bebê não existe, podemos pedir licença após as aulas desse segundo ciclo — em torno da formação do sujeito — para dizer que o adulto não existe. Digo isso porque em todos os textos estudados existe uma mensagem residual, na minha interpretação, de que todos os sintomas (incluindo-se ai a personalidade como um sintoma) de um adulto tem sua raiz na infância.

download Download

A queda da ânsia por controle. Uma reflexão sobre um início de estudos de Psicanálise

AutorLuis Fernando de Souza Santos

Resumo: Apesar da riqueza individual de todos os conceitos trazidos para a reflexão em aula e na bibliografia deste primeiro ciclo, escolhi para a reflexão deste primeiro trabalho um tema que me pareceu transversal a todos, talvez porque de suma importância no meu próprio processo de análise – e, acredito, de qualquer outro neurótico – a questão da ânsia ou até necessidade absoluta por controle.

download Download

A resistência na clinica analítica

Autor: Fernando Jesus Pereira

Resumo: O trabalho tem como premissa o reconhecimento da resistência como elemento presente em qualquer clínica analítica. A partir daí se pergunta se a resistência seria impeditiva de um processo analítico e como deveria ser conduzido o trabalho visando sua superação. Explora-se então a relação entre transferência, associação livre e a resistência, mostrando como a primeira é usada a serviço da resistência e ainda como esta interfere na própria associação livre. A conclusão aponta o vínculo, permitido pela transferência e decorrente do lugar ocupado pelo analista, como solução para o desenvolvimento do trabalho analítico.

download Download

As coisas sem importância “servem de mais da conta” para a Psicanálise

Autor: Frederico Tell de Lima Ventura 

Resumo: ‘Todas as coisas cujos valores podem ser disputados no cuspe à distância servem para a poesia.’ – Manoel de Barros, Matéria de poesia (1974).

download Download

As pulsões e suas repetições.

Autor: Luiz Augusto Mardegan 

Resumo: Neste trabalho do ciclo V apresentamos as análises de Freud sobre o conceito de repetição. As formulações desses conceitos aparecem em dois momentos nos escritos freudianos. Primeiro em Recordar, repetir e elaborar de 1914, e depois em Além do princípio de prazer, de 1920. Para este trabalho, nos apoiamos apenas no texto de 1914.

download Download

As 'Ruínas Circulares' no espelho

Autora: Cristiane Garcia Miguel

Resumo: Durante a aula sobre o texto: “O estadio do espelho como formador da função do eu”, ao ouvir a professora dizer que somos a imaginação, o sonho, o delírio de outro e o horror que isso trouxe a alguns alunos lembrei me do conto “As Ruínas Circulares” de Jorge Luis Borges. Neste conto Borges mostra um mago com o dever se sonhar um homem. Ele deverá constituir um sujeito a partir de seus sonhos, a partir de sua imaginação.

download Download

As técnicas sugeridas por Freud e o mito do Procusto: possíveis
reflexões

Autora: Viviane dos Santos Gonçalves Ribeiro

Resumo: A elaboração deste trabalho me parece vir de encontro com o processo
experimentado por mim e acredito que por alguns colegas de sala, após
compartilhamento de ideias e de angústias, como sempre me parece acontecer
nossas inquietações. Estamos caminhando para a “etapa final” deste período
em que nós, alunos, nos comprometemos lá no início, quando o nosso desejo
era conhecer, saber mais sobre a tal da Psicanálise.

download Download

Atos falhos e intencionalidade

Autor: Moysés Floriano Machado-Filho

Resumo: Este texto tem por objetivo examinar dois conceitos fundamentais que constituem a psicanálise, tratados no conjunto das Conferências I, II, III e IV. Em seu período inaugural, a psicanálise atravessou uma fase na qual uma de suas hipóteses era ainda muito impopular, pois ela declarava que apenas uma parte de toda a vida mental é consciente. Para mostrar a validade da hipótese de que existe uma instância outra que não só a consciência, ou seja, o inconsciente, Freud ocupa-se de prová-la, dentre outras maneiras, por meio da investigação de fenômenos muito freqüentes a todas as pessoas: os atos falhos e a intencionalidade neles investida.

download Download

A voz e a escuta

Autor: Andréa Chakur

Resumo: Nesse ensaio, proponho-me a iniciar algumas reflexões sobre a voz humana sob o olhar da clínica psicanalítica, baseando-me no contato ainda insipiente de apenas oito aulas com a teoria psicanalítica no Ciclo I, desde o mês de abril de 2014. Um ensaio, um movimento em direção à Psicanálise, de ampliação da minha escuta e do olhar para a voz humana.

download Download

Bagagens e destinos

Autora: Gilselma L. Tavares

Resumo: Neste escrito levanto algumas inquietações sobre a questão da nossa vulnerabilidade enquanto ser constituido sem autorização prévia e sem roteiro próprio, com uma bagagem não escolhida e destino incerto. Outros escolheram minha entrada, mas tenho que a ver de como sair por minha conta e risco.

download Download

Caminhos para o Complexo de Édipo

Autora: Maria Vera Lúcia Barbosa

Resumo: Neste texto a autora apresenta algumas reflexões sobre o Complexo de Édipo.

download Download

Caso Dora

Autora: Christina Haas Tarabay

Resumo: Partindo do princípio de que a psicanálise é uma prática em movimento, a autora procurou circular entre esse caminho, não esquecendo que só através de suas bases sólidas há a possibilidade da inauguração de um novo discurso.

download Download

Caso Dora: Contra & Prós Transferênc(z)ias

Autor: Samuel Malentacchi Marques

Resumo: Revisitando o caso Dora, que nas Obras Completas de Freud encontra-se no “Fragmento da Análise de Um Caso De Histeria” (1905[1901]), me coloquei a instigante, porém desconfortável, tarefa de aproximá-lo, na medida do possível, da psicanálise praticada na contemporaneidade. Aproximá-lo a partir de um aspecto que penso ser fundamental para clínica psicanalítica: a contratransferência. Para tal, ao final do trabalho, lançarei mão de um exemplo de minha recém-inaugurada clínica.

download Download

Circuncisão e Complexo de Castração

Autora: Tânia Nigri 

Resumo: “Esta é a minha aliança com você e com os seus descendentes, aliança que terá que ser guardada: Todos os do sexo masculino entre vocês serão circuncidados na carne. Terão que fazer essa marca, que será o sinal da aliança entre mim e vocês. Da sua geração em diante, todo menino de oito dias de idade entre vocês terá que ser circuncidado, tanto os nascidos em sua casa quanto os que forem comprados de estrangeiros e que não forem descendentes de vocês. Sejam nascidos em sua casa, sejam comprados, terão que ser circuncidados. Minha aliança, marcada no corpo de vocês, será uma aliança perpétua. Qualquer do sexo masculino que for incircunciso, que não tiver sido circuncidado, será eliminado do meio do seu povo; quebrou a minha aliança”. Gênesis

download Download

Cisne negro: um caso de paranóia que confirma a teoria psicanalítica da doença.

Autora: Vera Maria de Oliveira Nusdeo 

Resumo: O presente trabalho procura identificar elementos que indicam uma constituição paranoica na personagem principal do filme “Cisne Negro”, Ninna, lançado em 2011, com direção de Darren Aaronofsky, diretor de outros filmes considerados “difíceis”.

download Download

Como a análise pode permitir o encontro com o amor pleno.

Autora: Laura Maria do Val Lanari 

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo relatar as primeiras impressões significativas causadas pelos textos “Sobre o Narcisismo: Uma Introdução”, de Sigmund Freud, bem como “O Estádio do Espelho como formador da Função do Eu tal como nos é revelada na experiência psicanalítica” de Jacques Lacan. Por meio desses textos é possível constatar que uma análise pode permitir o encontro de um sujeito com um amor pleno, no sentido de maior pureza.

download Download

Como fica quando acaba - uma abordagem psicanalítica sobre as separações amorosas.

Autora: Tânia Nigri 

Resumo: “Transforma-se o amador na cousa amada, Por virtude do muito imaginar; Não tenho, logo, mais que desejar, Pois em mim tenho a parte desejada” (Luís de Camões).

download Download

Conceitos introdutórios sobre as pulsões em Sigmund Freud

Autor: Fabio Ferreira Bentes

Resumo: O autor investiga alguns aspectos da descoberta freudiana sobre as pulsões, desde seus primeiros axiomas de sustentação até o sintoma como seu paradeiro final.

download Download

Confiança e suspeita: uma reflexão sobre o encontro psicanalítico

Autora: Laura de Borba Moosburger 

Resumo: Tomando como ocasião de debate uma proposição filosófica de Martin Buber em sua obra “Eu e Tu”, busco neste texto refletir sobre a relação especial entre analista e analisando, levando em consideração a presença da confiança e da suspeita no horizonte de uma dialética entre a consciência e o inconsciente.

download Download

Considerações sobre a histeria

Autora: Cláudia Sampaio Barral 

Resumo: “A Histeria não é uma doença, mas a doença em estado puro, aquela que não é nada em si, mas é passível de assumir a forma de todas as demais.” Gladys Swan

download Download

Contratransferência: obstáculo e instrumento – Uma compreensão a partir da divergência

Autor: Laerte Alves de Paula

Resumo: A contratransferência é o tema principal deste artigo, em que o autor parte da definição de transferência para chegar até o surgimento do conceito ‘contratransferência’ e seu desenvolvimento. Versa ainda sobre a contratransferência como obstáculo e instrumento de trabalho. Busca também congregar os diferentes enfoques da contratransferência ao longo da história do movimento psicanalítico.

download Download

Corpo, protagonismo e destino

Autora: Jiane Carvalho

Resumo: A construção da sexualidade, processo singular marcado pela força da subjetividade, está diretamente ligada a elementos da cultura dos povos, suas expectativas e normatizações, mas em nenhum momento se sujeita a eles. As estruturas formadas na psique humana, responsáveis pelo desejo sexual, não se encaixam nos modelos socialmente transmitidos intergerações. Mas travam, internamente, uma batalha entre as expectativas exteriores e as necessidades interiores, lapidadas ao longo da trajetória de constituição do sujeito. Heterossexualidade, monogamia, o caráter genital das relações sexuais são conceitos de normalidade artificialmente construídos.

download Download

Da necessidade ao desejo

Autora: Nathália Miyuki Yamasaki

Resumo: Ao longo do ano, após iniciar o curso de formação, em vários momentos pude refletir sobre a minha prática clínica cotidiana, em um CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência).  Diante do exposto, faço o esforço para me autorizar a escrever de um caso atendido, a partir de um recorte, tanto da clínica como de algumas teorias psicanalíticas.

download Download

Dexter: a perversão e o fetichismo de um matador em série

Autor: Edson de Barros Araújo

Resumo: Trago neste ensaio uma análise do personagem do seriado norte americano ‘Dexter’. A intenção é trabalhar um caso clínico, dessa aproveitando da escuta privilegiada que se revela nos conflitos e devaneios do protagonista no primeiro ano da série.

download Download

Didática na transmissão da Psicanálise ou antididatismo?

Autor: Erivelto Rocha Silva

Resumo: Este trabalho versa sobre a transmissão do saber psicanalítico, sua didática e algumas questões que envolvem a formação de um analista.

download Download

Do palco à vida real: O discurso de um adolescente

Autora: Elen Fernanda Assunção Chaves

Resumo: Neste ciclo, busquei desenvolver um trabalho referente a mais um caso de alunos que atendo em sala de apoio, porém sob outro viés, desenvolvendo uma leitura acerca da escuta do discurso de um adolescente de dezesseis anos, com diagnóstico de Deficiência Intelectual e suspeita de Psicose, fazendo uma associação à técnica analítica, ponto de discussão deste ciclo.

download Download

Do pequeno Hans ao pequeno construtor: a criança como analisante

Autora: Shirley Lindenmeyer Martins 

Resumo: O recorte clínico apresentado neste artigo, expõe fragmentos do inicio de tratamento de uma criança de sete anos que, comecei a atender à pedido de seus pais. O objetivo é poder usar esse recorte como subsídio e estímulo a uma reflexão acerca de alguns conceitos desenvolvidos ao longo da formação do curso de Psicanálise (Ciclo V).

download Download

Drink me, eat me: Alice e a regressão*

Autora: Renata Batisteli de Oliveira

Resumo: O presente artigo relaciona alguns conceitos da Psicanálise com a obra Alice no País das Maravilhas. * Trabalho selecionado para o Colóquio Interno do 1º semestre de 2014.

download Download

Entre Freud e a Psicologia Positiva

Autor: Caio Liudvik Caramico Soares

Resumo: O presente trabalho nasceu da amálgama das inquietações pessoais e da leitura entusiasmada de Erich Fromm. Além de rico testemunho do impacto, em meados do século XX, de ideias orientalistas sobre o mundo ocidental, Fromm, ao evocar o zen-budismo como termo de comparação, se volta para a própria psicanálise com insights interessantíssimos sobre o significado, o alcance, o poder das ideias de Freud e a continuidade delas na psicanálise humanística formulada pelo próprio Fromm. É destes insights que iremos tratar mais especificamente, deixando para outro momento o estudo da compreensão frommiana do zen.

download Download

Ensaio de análise de um personagem na obra: Os incompreendidos

Autor: Moysés Floriano Machado-Filho

Resumo: O autor propõe um ensaio de análise da película Os Incompreendidos, de François Truffaut.

download Download

Escutar a estrutura – uma condição para a direção do tratamento

Autor: Felipe de Lima Fagundes

Resumo: Desde o início da formação vimos discutindo as diferentes estruturas clínicas. Há quase uma obsessão, ao se ouvir um caso, em atestar e definir a predominância clínica de uma estrutura. No entanto, ao longo dos semestres, percebemos que, mesmo dentro de uma mesma estrutura, há plasticidade de sintoma, muitas vezes nos fazendo rever estruturas ao  longo do tempo, da história de um caso clínico.

download Download

Espelho:uma reflexão sobre a constituição do Eu

Autora: Cristina Maria Macedo Tomaz

Resumo: No presente trabalho, partindo da abordagem do narcisismo e suas representações e utilizando-se doconceito Lacaniano do estádio do espelho na constituição do eu,busca-se estudar as relações dessa proposição psicanalítica e as imagens apresentadas no livro ‘Espelho’ de Suzy Lee.

download Download

Espelhos velados e revelados – Caleidoscópicos estilhaços de espelhos

Autor: Nílson Joaquim da Silva

Resumo: Nas linhas, encantam-me – sempre me encantaram – as entrelinhas; na escrita, o desafio da página em branco; na voz, o eco; na presença, a ausência, o vazio, o que não se pode preencher, o que angustia e que move, aquilo que falta e, ao mesmo tempo, que convida e  impulsiona à busca, ao abismo. O reflexo.

download Download

Estranho amor

Autora: Laiz T. Dietschi

Resumo: A autora versa sobre o ciúme, fazendo incursões nas obras Dom Casmurro, de Machado de Assis e Othelo, de Shakespeare.

download Download

E se Frida Kahlo tivesse sido mãe? - Análise sobre a maternagem e seus processos implícitos

Autora: Thaís Télis

Resumo: Tomando como histórico familiar os traumas da relação mãe-filha e a possibilidade, fictícia, de a mexicana ter tido um filho, como se daria esse possível devotamento místico ao bebê? Haveria fantasias agressivas nesse investimento à criança? De qual maneira ela lidaria com esse poder de falo imaginário de mãe? O gancho é, nada menos, do que um estímulo à reflexão dos conceitos teórico-clínicos apresentados em aula.

download Download

Falo e contemporaneidade

Autora: Clary Khalifeh

Resumo: Esse trabalho aborda o conceito de falo, enquanto significante da falta, a partir do Édipo e da castração, tal como desenvolvido por Freud e Lacan. Sob essa ótica, descreve características do sujeito na sociedade contemporânea, em que se destaca a incompletude estrutural do ser humano.

download Download

Faz-me rir, deixa-me amar: a moral, a transferência e o analista

Autor: Lucas do Carmo Lima

Resumo: O enamoramento do analisando por seu analista, fenômeno-chave no estabelecimento do setting analítico, traz uma questão fundamental: o que fazer com isso? Em busca do que chamamos manejo da transferência, procuro na figura insólita do palhaço e sua visada peculiar sobre o mundo alguma semelhança com o sóbrio lugar do analista, passando pelo que é o material de trabalho por excelência desses nesses dois ofícios e os extrai do que Freud chama de vida real: o ridículo.

download Download

Filme “O Quarto de Jack” – um observatório do Édipo Lacaniano

Autora: Dalvanira Pais de Lima

Resumo: Quando adentramos no estudo da psicanálise, não raramente, nos
pegamos fazendo correlações e identificando conceitos psicanalíticos em
narrativas trazidas pelo cinema, literatura ou teatro. Recentemente, vivi esta
experiência de forma muito marcante ao ver o filme “O quarto de Jack”,
coincidentemente na mesma época em que estávamos estudando o Édipo em
Lacan.

download Download

Formulações sobre o conceito de sintoma social

Autor: Lucas do Carmo Lima

Resumo: A partir do estabelecimento do Complexo de Édipo como pedra fundamental da instalação civilizatória, da mesma maneira, em um sujeito e em uma cultura, na obra freudiana Totem e tabu, procuro estabelecer definições possíveis para um conceito muito dito e pouco desenvolvido pelos psicanalistas: sintoma social.

download Download

Gran Torino: Uma abertura para o desejo

Autor: Felipe Ferreira De Nichile

Resumo: Neste trabalho, o autor lança um olhar psicanalítico sobre o filme Gran Torino: Uma abertura para o Desejo, articulando idéias como a falicidade, a perversão, a travessia do complexo de castração e, como pano de fundo, o desejo.

download Download

Heroísmo contemporâneo: o narcisismo na comunicação
virtual como tentativa de significância cósmica.

Autor: Luiz Carlos Durante Junior

Resumo: O presente trabalho busca um diálogo entre o narcisismo freudiano e a ideia do heroísmo como mentira vital proposta por Ernest Becker na obra “A negação da morte”. Para tanto, o modelo de heroísmo contemporâneo foi
aplicado à questão da comunicação virtual em redes sociais. A dialogia é
ampla, mas o recorte principal se refere ao investimento exagerado de libido
e tempo à comunicação virtual. A abordagem se constitui principalmente de
forma psicanalítica no que diz respeito a essa exposição e também numa
tentativa de incursão sociológica, como fato e problemática atual.

download Download

Histeria

Autor: Oswaldo Riboldi Junior 

Resumo: Historicamente, tanto a histeria quanto a literatura, estão nas raízes da psicanálise a ponto de se justificar, quer seja na referência a personagens ou na análise propriamente dita de obras literárias, o surgimento dos mesmos movimentos teóricos e interpretativos que se faz da histeria sozinho no discurso analítico pós freudiano. Um desses movimentos reporta-se a um distanciamento cada vez maior do modelo explicativo da histeria baseado na ideia de não superação de elementos fálico edipianos ou mesmo, uma negação desse modelo, de sorte que não é o único movimento a fim de se preservar o modelo fálico-edipiano.

download Download

Histeria e manifestações na música contemporânea

Autor: Raphael Piedade de Próspero

Resumo: Este trabalho tem um interesse particular no aspecto da histeria que a torna um impeditivo para o gozo feminino e para uma posição possível que a mulher poderia assumir. Para discorrer sobre isso, o recorte utilizado foi a relação da histeria com as repressões por parte da moral civilizada da época de Freud, e configurações histéricas que ainda se manifestam em um contexto que aparentemente ultrapassaria algumas dessas repressões. Contexto que será ilustrado por letras de funk da música contemporânea.

download Download

Histeria e suas manifestações no masculino

Autora: Anaí Licia G. O. Pereira Couto

Resumo: Pela sua designação de origem grega, histeria que traduz útero, era considerada uma manifestação da frágil e carente mulher. Era impossível falar da histeria masculina, sem um útero, e ainda hoje não se faz sem reservas, tanto pelo homem afetado como pelos médicos que diagnosticam. Este artigo discorre justamente sobre homens que tiveram suas vidas significativamente comprometidas pelos diagnósticos equivocados, e também incita uma reflexão sobre o translado da predominância da histeria feminina para a masculina, principalmente pelo fator agravante de aspectos socioculturais contemporâneos.

download Download

Histeria masculina e violência

Autora: Káritas de Toledo Ribas

Resumo: Ponto de partida da psicanálise em Freud, cujas questões sobre as manifestações se confundem com suas questões sobre a mulher, a histeria hoje ganha novas roupagens, novas manifestações e novos manifestantes. Os sintomas são plásticos, mudando de acordo com a época e seus costumes podendo desaparecer magicamente.

download Download

Homem bomba, um ato narcísico?

Autora: Gabriela Gomes Torres

Resumo: O que acontece no interior da mente de um homem bomba? O que o faz reagir tão decisiva e teimosamente na perseguição de seu objetivo final – a morte? O que há de tão atraente em ser um transgressor ou um fora da lei? Além de uma recompensa celeste, haveria também uma distinção irresistível na terra? Que significado pode-se dar à esse ato irreversível?

download Download

Homossexualidade e perversão – segredo e sintoma

Autor: Amilton Pereira Aires Filho

Resumo: Inicialmente pretendia escrever sobre os fenômenos e sintomas causados pelos segredos de família. Embora esta escolha não fosse fruto do acaso, mas sim com base em um caso clínico em andamento, a análise da própria escolha me levou a pensar que o tema central de minha inquietação não era o segredo em si, mas um segredo específico guardado não só pelo caso que tinha em mente, mas outros que foram se associando em minha pesquisa.

download Download

Incêndios: Um breve paralelo entre o texto teatral e a psicanálise.

Autora: Cláudia Sampaio Barral

Resumo: Partindo do mito de Édipo e o situando nos campos de batalha do Líbano, Wajdi Mouawad elabora, em Incêndios, uma tragédia contemporânea com inspiração clássica. Nesse momento vale traçar uma rápida diferenciação: Na tragédia moderna/contemporânea, o infortúnio atinge ao herói e somente a ele, é pessoal, enquanto que na tragédia clássica, sobre a qual Freud também se debruçou, as forças trágicas atingem, através do herói, também à cidade, à civilização.

download Download

Incesto: quando a interdição é interditada

Autora: Isabel Cristina Garcia

Resumo: O presente artigo parte de um caso real de incesto para discutir a questão de quando a relação entre mãe e filha passa a ser incestuosa.

download Download

Inconsciente: o revelar velado das histéricas

Autora: Ana Petronilia Machado Costa

Resumo: Este trabalho articula a letra da música “Me revelar” de Zélia Duncan com a aparição do desejo e o surgimento da própria Psicanálise. Traça seu, pela voz das histéricas e pela interpretação dos sonhos.

download Download

Inconsciente, o som do silêncio – The Sound Of Silence

Autora: Mariana Malvezzi

Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender os principais preceitos que acompanham a compreensão do funcionamento e da lógica do inconsciente. Para tanto se utilizará a letra da musica “The sound of silence” (O som do silêncio) de Simon & Garfunkel a título de ilustração deste objetivo.

download Download

Inveja

Autor: Allan Ricardo Ferreira Chavarelli

Resumo: Aqui, percorro a trajetória conceitual cujo trajeto revelou ter sido menos aleatório do que sobredeterminado por leis sujeitas a uma minuciosa decodificação pelo saber psicanalítico, ainda que disposto modestamente neste artigo, acerca de uma das operações infantis de um ego prematuro, a saber, a inveja. Buscarei tratar assim das noções sobre o conceito de inveja em Freud e Melanie Klein e como tais conceitos contribuem para a elaboração das frustrações arcaicas estendendo-se até as mudanças nas experiências e nas relações adultas.

download Download

Joe deseja sexo

Autora: Ana Gabriela Garcia dos Santos

Resumo: Reflexões de uma aspirante à psicanalista sobre o caso de uma ninfomaníaca.

download Download

Lembrando a infância com Freud e Nathalie Sarraute

Autora: Bruna Paola Zerbinatti

Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o tema das lembranças encobridoras, enquanto trabalhado por Freud, estabelecendo relações com o romance Enfance (SARRAUTE, 1996) da escritora franco-russa Nathalie Sarraute.

download Download

Lugar de origem – uma leitura psicanalítica da série de TV Bloodline

Autor: Thiago Thomé Marques

Resumo: Este trabalho pretende fazer uma análise da primeira temporada da série de TV Bloodline (2015) à luz da teoria psicanalítica. Para tanto, farei uma sinopse da série e tentarei demonstrar os pontos de contato entre os conflitos de seus personagens e os conceitos psicanáliticos que desejo identificar e compreender.

download Download

Lula, O Pai da Horda: Conservadorismo político e melancolia no Brasil do PT

Autor: Eduardo Leonel Corrêa Cardoso

Resumo: O mesmo amor que inflou vida no sujeito, fez do mesmo uma
subjetividade autônoma, responsável pela sua liberdade e desamparo; o colou,
justamente por isso, na dialética da angústia, entre o narcisismo e a melancolia, entre o impulso erótico em busca, no investimento libidinal de seus objetos-alvos, e sua iminente e sempre fatídica perda: o luto.

download Download

Mal-Estar em Veneza

Autor: José Luiz C. D. Tavares

Resumo: Gustav Aschenbach é um poeta que vive uma crise de produtividade causada pela estafa e resolve deixar sua residência em Munique em busca de recuperação. Em Veneza, hospeda-se no Hotel des Bains situado no Lido aonde encontra Tadzio, jovem polonês de “perfeita beleza” cuja presença vai provocar no poeta várias inquietudes levando a um desfecho talvez não considerado por ele no início de sua jornada. Este é o núcleo mínimo do romance Morte em Veneza (1) escrito por Thomas Mann no início do século XX e publicado pela primeira vez em 1912.

download Download

Melancolia e depressão

Autora: Soraia H. S. D’Oliveira

Resumo: O trabalho é uma discussão sobre a questão: melancolia e depressão é a mesma coisa? A depressão é uma forma contemporânea de referir-se à melancolia? A comparação com a melancolia favorece a hipótese de que o depressivo não seja um psicótico. Por outro lado, nas neuroses, podem ocorrer episódios depressivos que às vezes se confundem com a depressão, mas não equivalem a ela.

download Download

Miséria da Psicanálise - Breve análise a respeito dos textos de Tales Ab’Sáber sobre Lula e Dilma

Autora: Gualberto Luiz Nunes Gouvêia

Resumo: O objetivo deste trabalho é refletir sobre os dois livros do psicanalista Tales Ab’Sáber que versam sobre a política do Partido dos Trabalhadores no governo: Lulismo, Carisma Pop e Cultura Anticrítica e Dilma Rousseff e o Ódio Político. Se no primeiro livro, o autor centra sua crítica naquilo que Lula prometia ser e não foi, no segundo, procura identificar as matrizes da intolerância de que foi sendo alvo a presidente Dilma.

download Download

Movimentos pulsionais: adoecimento psíquico e existência

Autor: Eduardo Leonel Corrêa Cardoso 

Resumo: O adoecimento psíquico é a condição para a (des)subjetivação e consequente fluxo das indeterminações do sujeito, e novas subjetivações – ensejo para reflexão sobre sua posição no mundo. O princípio sugerido é o de que o adoecimento não é apenas o represamento das pulsões; é também o fluxo, posto que a pulsão também é de morte – e mesmo com a de vida, equalizá-la para satisfazê-la pressupõe desgaste, esforço do sujeito.

download Download

Narcisismo e paixão

Autora: Rosely Teixeira Gomes

Resumo: Perceber e aceitar a separação entre o eu e o mundo externo, ou entre sujeito e objeto libidinal, são tarefas árduas que fazem parte do caminho de desenvolvimento pelo qual o ego passa, se conseguir realizar satisfatoriamente o que é dele esperado. No entanto, na patologia ou no enamoramento, existe a tendência ao retorno a um estágio paradisíaco no qual, em vez de separação, havia a união. Era assim com o bebê recém-nascido e sua mãe. Era assim, mais ainda, na vida intrauterina.

download Download

Narcisismo e utopia em Sampa

Autor: Eduardo Leonel Corrêa Cardoso

Resumo: ‘Alguma coisa acontece no meu coração Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi Da dura poesia concreta de tuas esquinas Da deselegância discreta de tuas meninas…’ Caetano Veloso em “Muito – Dentro da Estrela Azulada”, de 1978.

download Download

Neurose de destino

Autora: Tania Leandra Bandeira

Resumo: A autora analisa a interferência da compulsão à repetição no dia a dia dos atletas, bem como seus desdobramentos.

download Download

Neurose, sintoma e felicidade: as raízes do homem

Autora: Maria Donizeti C.A.Potenza

Resumo: Este texto é uma reflexão sobre a felicidade e a precariedade do sujeito.

download Download

Nossa história começa com os gregos

Autora: Cássia D’Aquino Filocre

Resumo: Do século VI a.C. ao V d.C., ou seja, durante mais de mil anos, houve em Epidauro um templo dedicado ao culto ao deus Asclépio, no qual se praticava a nooterapia, a cura pela mente. Esse método terapêutico, por meio do “conhece- te a ti mesmo”(gnôthi s’autón), buscava auxiliar os doentes a que “acordassem” para sua identidade real. Para que esse processo chegasse a bom termo, era necessário que ocorresse a metanóia – transformação dos sentimentos. (…) Não é de pouca importância observar que, quinze séculos após a destruição de Epidauro, Freud voltaria a recomendar o sofá como instrumento para que o analisando se concentre em seus processos mentais de uma forma mais intensa e menos resistente ao processo analítico.

download Download

O atravessamento da Psicanálise em meu cotidiano

Autora: Nathália Miyuki Yamasaki

Resumo: Chego para análise e me ponho a falar, falar e falar, como de costume, quando meu analista me coloca uma questão. Ia começar nessa repetição de falar novamente, de formular teorias e de ter “a resposta na ponta da língua”, quando nesse segundo momento ele se direciona à porta e pede que eu volte na semana que vem.

download Download

O caso Le Roy

Autora: Anna Maria Machado Russo

Resumo: Le Roy, uma pequena cidade no estado de Nova York, ficou mais conhecida depois que um incidente ocorreu em Janeiro de 2012. Alunas da Le Roy High School, adolescentes, começaram a apresentar sintomas como tiques, movimentos involuntários, e expressões verbais incontroláveis. O diagnóstico variou entre causas fisicas, biológicas, psicológicas e até ambientais. Este trabalho procura explicar, sob o ponto de vista psicanalítico, o que aconteceu com as adolescentes de Le Roy.

download Download

O choro diante do berço: O luto na chegada de uma criança não desejada

Autora: Elen Fernanda Assunção Chaves

Resumo: Mais uma vez trago um recorte das minhas experiências, em uma das escolas onde atuo. Sou professora na área de Educação Especial, atendo crianças com deficiência em salas de apoio na rede municipal de ensino, no período inverso ao qual estão matriculadas no ensino regular. A escola da qual trago este caso atende alunos do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental, é muito conceituada e considerada uma referência na região onde está inserida, no que se refere à escola pública de qualidade e no atendimento a alunos com deficiência, na perspectiva de uma educação inclusiva. Muitas mães, cujos filhos saem da Educação Infantil e são encaminhados para outras escolas que não esta, entram com uma ação no Ministério Público, para conseguirem transferência para esta escola, alegando que somente ela está preparada e em condições de atender as demandas de seus filhos. Muitas conseguem, como é o caso desta história que vou contar.

download Download

O cinema e a cadeia de significantes - Uma reflexão sobre a teoria de Sergei Eisenstein e a clínica psicanalítica

Autor: Vinícius Dennis Redondo da Silva 

Resumo: A motivação desta construção se deu a partir de minha recente aproximação da clínica que, na condição de analista, me convocou ao grande desafio de escutar um sujeito. A supervisão, crucial neste processo, me ajudou, de alguma maneira, a escutar a palavra, a apostar no significante, levando-me a ver a clínica de forma diferente de como a concebia. Passei a vê-la de maneira menos imaginária, sem tentar encaixar conceitos presentes nos livros e sem operar com um saber pré estabelecido diante da fala do analisante. Levou-me a buscar os textos de Freud sobre o funcionamento do inconsciente antes lidos, para serem relidos em outra perspectiva.

download Download

Obesidade como sintoma psicossomático e como a não simbolização da falta

Autora: Soraia H. S. D’Oliveira

Resumo: Este trabalho visa fazer uma pequena reflexão sobre a obesidade, discutindo-a como sintoma psicossomático e como a não simbolização da falta, objetivando um suporte teórico para a prática clínica.

download Download

O ICEBERG DE NIÚKHIN – Considerações sobre o monólogo Os Males do Tabaco, de Anton Tchekhov, e a Primeira Tópica Freudiana

Autora: Cláudia Sampaio Barral

Resumo: Este artigo tece relações entre o monólogo ‘Os Males do Tabaco’, de Tchekhov e a Primeira Tópica Freudiana.

download Download

Onde vivem os monstros… entre dissociações e reparações

Autora: Gleice Lemos Frioli

Resumo: Por intermédio da teoria de Melanie Klein, traço um paralelo entre a psicanálise e o mundo interior e onírico do menino Max, personagem do livro e filme Onde vivem os monstros,  que ao lidar com seus ‘monstros’ internos descobre o quanto as inter-relações são difíceis e complexas, assim como a ‘convivência’ de nossos aspectos internos; contudo, Max ao enfrentar esses monstros, descobre muitas outras possibilidades de ser e agir, fazendo a reparação de seus atos, integrando partes de si e, desse modo, crescendo e aprendendo, num processo de organização de seu aparelho psíquico, ilustrando tão bem as oscilações das posições  propostas por Klein.

download Download

O Édipo em Lacan

Autora: Camila Dedeno Perez

Resumo: Partirei do texto de Bleichmar (1984) para pensar no Édipo em Lacan, e, na sequência, nas utilidades perversas que o falo imaginário adquire no mundo ocidental contemporâneo. Para tanto, assim como o autor acima citado, vou introduzir o tema caracterizando o Édipo como “a descrição de uma estrutura intersubjetiva”.

download Download

O espelho e a sociedade pós-moderna

Autor: Paulo Roberto Ferreira da Cunha

Resumo: Este texto parte da importância de construir relações entre conceitos fundamentais da prática analítica e questões que cercam o indivíduo contemporâneo. Por exemplo, é possível encontrar afinidades entre a premissa de Jacques Lacan sobre a constituição do indivíduo em sua cepa narcísica e as caracterizações de forças que regem a sociedade ocidental denominada de pós-moderna, tal como descrita por Gilles Lipovetsky, Zygmunt Bauman, Michel Maffesoli e Stuart Hall. Mais do que um exercício epistemológico, trata-se de uma preparação para importantes questões que poderão surgir no set, este também imerso na contemporaneidade.

download Download

O espelho nas histórias infantis

Autora: Carolina Lucio Bittencourt

Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir o narcisismo e o estádio de espelho através da apresentação das histórias infantis “Branca de Neve”, “A Nova Roupa do Imperador” e “Coraline”. Essas histórias foram escolhidas porque apresentam em seu contexto a questão do espelho e do olhar como centrais em suas tramas.

download Download

O Estrangeiro crônico em busca de hospitalidade

Autora: Lucia do Amaral Lopes

Resumo: De acordo com Mannoni, a primeira entrevista em psicanálise produz uma espécie de ordenação das pecas de um jogo de xadrez. O trabalho está por se fazer, mas os personagens já estão posicionados. Os primeiros movimentos serão determinantes no desenvolvimento ulterior e nas possibilidades que se abrirão e/ou se fecharão no desenrolar do processo. Acrescento que, por se tratar de um primeiro encontro, o analista está numa posição propícia para adotar uma atitude “sem memória, sem desejo e sem compreensão prévia”, como recomenda Bion.

download Download

O Eterno Retorno – Em Nietzsche, Milan Kundera e Freud

Autora: Myla Verzola

Resumo: O presente texto versa sobre a teoria nietzscheana chamada “O  Eterno Retorno”, relacionando-a com o romance “A Insustentável Leveza do Ser” de Milan Kundera e o texto “Recordar, Repetir e Elaborar”, de Sigmund Freud.

download Download

O fator contribuinte da insuficiência e a função paterna na constituição do sujeito

Autor: Nelson David Muzel Neto

Resumo: A complexidade e riqueza de detalhes dos relatos de Freud fazem com que nos encontremos imersos no universo de cada caso exposto. Além de tentarmos entender a dinâmica do atendimento do grande mentor da psicanálise, podemos ouvir os relatos e sintomas dos pacientes ressurgirem em nossas mentes mesmo quando não estamos com os textos em mãos.

download Download

O fenômeno da Transferência na clínica com gestantes

Autora: Simone Kelly Niklis Guidugli

Resumo: O trabalho que elaborei para este ciclo tem o objetivo de analisar o fenômeno da transferência a partir de uma situação incomum que vivencio em minha rotina profissional, como psicóloga de uma Instituição Hospitalar na área de Cardiologia.

download Download

O fim de uma análise

Autor: Christian Mathias Fernandez

Resumo: Na hora clinica da turma do segundo ciclo do curso de Psicanálise levantou-se a seguinte questão: Como o analista deve trabalhar a decisão de alta de um paciente. Caso esse paciente resolva voltar, deve/pode o analista retomar o trabalho? E no caso dos pais não terem condições de custear a análise de dois filhos?

download Download

‘O Homem e o alferes’: um ensaio psicanalítico

Autor: Jonildes Batista do Nascimento

Resumo: ‘O Homem e o alferes’ é um ensaio que propõe uma visão psicanalítica do conto “O espelho” de Machado de Assis. Esse conto machadiano oferece uma multiplicidade de caminhos para reflexões acerca do ser humano, sobretudo no que diz respeito à sua subjetividade. Desenrolando-se quase inteiramente a partir do relato do personagem Jacobina, que o inicia sob a condição de deixá-lo falar sem interrupção, o conto situa os demais personagens e o leitor em uma posição de escuta. Dessa maneira – passando por conceitos como o narcisismo de Sigmund Freud e a fase do espelho de Lacan – o ensaio traça uma análise tanto da questão central do conto a respeito da alma humana, sob a qual discorre Jacobina, como também de elementos, relações e transformações percebidas no relato desse personagem ao longo do conto.

download Download

O Ideal de Ego em Terradois

Autor: Alexandre de Cassio Barreira

Resumo: Uma proposta de pensamento para a Psicanálise na Pós-modernidade.

download Download

‘O narcisismo e os executivos de grandes corporações.

Autora: Vanessa Fernandes Tannus

Resumo: Atualmente visualizamos como nunca o conceito de Erich Fromm da personalidade mercantil, na qual as pessoas se vendem como um produto e protótipo de sucesso. O empreendedor de si mesmo, como disse Focault, é o tipo de indivíduo mais valorizado tanto nas grandes corporações quanto em todas as áreas que levam a um ganho financeiro, mesmo que não necessariamente geradoras de um produto, serviço, conteúdo ou entretenimento, mas também na própria imagem que se encerra no conceito puro e simples da figura, amplamente utilizado hoje.

download Download

O paciente, o analista, a dúvida e a lagartixa

Autor: Nelson Cristini Júnior

Resumo: O presente artigo apresenta, de maneira criativa, um recorte de caso clínico articulando-o com a função do analista.

download Download

O professor da Educação Infantil: a importância de sua postura para o desenvolvimento emocional da criança pequena

Autora: Ligia de Carvalho Abões Vercelli

Resumo: Este texto tem por objetivo discutir a postura do professor da Educação Infantil, como sujeito promotor de um bom desenvolvimento emocional da criança de 0 a 5 anos de idade. E por que essa preocupação? De acordo com os referenciais da psicanálise, trata-se de um período de suma importância para o desenvolvimento emocional das crianças e, porque o papel do professor na ausência das figuras parentais é fundamental para que elas se sintam seguras e protegidas.

download Download

O Psicanalista e o Mito: Transferência e Contratransferência

Autora: Sueli Zalkind

Resumo: Este trabalho procura relacionar alguns conceitos de psicanálise discutidas no Ciclo V a questões desencadeadas pelo livro ¨Marylin Últimas Sessões¨, principalmente no que tange à técnica psicanalítica, transferência e contra- transferência. O livro é baseado na história real do controverso tratamento que Marilyn Monroe realizou com o psicanalista Dr. Ralph Greenson por 30 meses e que foi interrompido por sua morte.

download Download

O resgate da singularidade na diagnosticada vida cotidiana

Autora: Amanda Mont’alvão Veloso Rabelo

Resumo: No começo de outubro, como jornalista, pedi a diversos  especialistas relacionados à área da saúde mental que definissem o porquê de este tema ser tão fundamental em nossas vidas. A reportagem era sobre o Dia Mundial da Saúde Mental, e foi veiculada pelo portal de notícias HuffPost Brasil, onde trabalho.

download Download

O selfie pós-sexo e o exibicionismo: um olhar psicanalítico

Autor: Carolina Cardinal Duarte Campaña Maia

Resumo: O fenômeno do mundo virtual conhecido como selfie (neologismo de self-portrait, que significa autorretrato; foto tirada e compartilhada na internet) ganhou um novo objeto: o registro de imagens de casais após a prática de relação sexual e o compartilhamento (consensual de um ou de ambos) dessas imagens nas redes sociais. Provavelmente, as pessoas que aderiram à moda, não satisfeitas em de se fotografar em cenários de viagens, festas, eventos sociais e profissionais, álbuns de família ou qualquer outra cena trivial do cotidiano, passaram a adotar essa nova forma de autoexposição: o selfie pós-sexo. Este artigo relaciona tal fenômeno com um olhar psicanalítico.

download Download

O Terceiro Excluído

Autor: Leandro Santos Barbosa

Resumo: A terceira ferida narcísica e a angústia na lógica e na ciência.

download Download

Permeabilidade entre corpo e mente

Autora: Patricia Tomiatto Tenguam

Resumo: O texto a seguir originou-se por inquietações promovidas pela discussão de um caso clínico no seminário teórico deste semestre. Não caberia aqui uma descrição minuciosa do caso, mas vale um pequeno recorte para que possamos caminhar apoiados em um ponto de partida.

download Download

Possibilidades diagnósticas em psiquiatria e psicanálise

Autora: Patrícia T. Tenguam

Resumo: A pesquisa que se segue nasceu de reflexões geradas em uma “hora clínica”, tempo dedicado à discussão de casos e situações da prática psicanalítica, cujo foco estava relacionado à possibilidade de a psicanálise formular diagnósticos.

download Download

Psicanálise e cultura: Índia e o Complexo de Yayati

Autora: Lígia Pinheiro Paganini

Resumo: A ideia para realização desse trabalho surge de uma inquietação após 25 dias de viagens para um país distante e socialmente pouco equivalente ao nosso: a Índia. Depois de poder viver e observar como a sociedade indiana se organiza e se desenvolve, ficou claro que seu funcionamento era muito diferente daquele visto no ocidente. Não só pela forma que as relações sociais se dão, mas pelo próprio funcionamento familiar e também pela dinâmica cotidiana. Com a interrogação em mente, a saber, como uma sociedade consegue se organizar de uma forma (se) neurótica bem diferente de nós, volto para São Paulo e para as aulas do ciclo V em Formação em Psicanálise.

download Download

Psicanálise e a narrativa de si no contexto contemporâneo ancorado pelo sistema da moda

Autora: Luisa Lamardo

Resumo: A psicanálise e a moda confluem em muitas discussões como na
transitoriedade, o corpo, o desejo, a observação como forma de escuta, as
memórias, ficções, as narrativas e a abertura para que o novo possa
emergir. O objeto de estudo escolhido, fazendo consonância com o que foi
discutido no primeiro ciclo do curso de psicanálise foi a importância da
construção de narrativas como um meio de produzir sentidos à existência e a
abertura que o psicanalista precisa ter em relação a seu objeto de estudo,
para que o novo, para que a inconsciência possa vir a tona

download Download

Psicanálise na rua: uso de drogas e técnicas psicanalíticas

Autora: Cecília Cesário Lérco

Resumo: Visitando as publicações de Freud, pouco encontramos sobre o tratamento de pessoas que utilizam drogas nocivas à saúde. Entretanto, encontramos em sua biografia um amplo percurso da utilização de cocaína e também nicotina. Waks nos conta o caminho trilhado por Freud e sua relação com a cocaína, apontando para a necessidade de Freud em se afirmar através da pesquisa – sua grande paixão – e não somente através da prática médica.

download Download

Reenlaces: os efeitos terapêuticos de intervenções psicológicas com a mãe de uma criança surda usuária de implante coclear

Autor: Nara Akemi Hokama Penteado Alves

Resumo: Esse trabalho trata-se de um resumo do estudo de caso de uma paciente em uma instituição de saúde, que apresentava dificuldades no processo de reabilitação auditava da filha, Bruna, usuária de implante coclear com limitações na interação social e na aquisição da fala.

download Download

Reflexão sobre a cantiga “Se essa rua fosse minha”

Autora: Mariana Andrade Araújo 

Resumo: Este trabalho é uma tentativa de reflexão e elaboração dos conteúdos apresentados neste Ciclo II a partir da minha análise sobre a cantiga popular “Se essa rua fosse minha” de Mário Lago e Roberto Martins feita em meados dos anos 30.

download Download

Reflexões sobre a hora clínica: A possibilidade de atendimentos em vários lugares e atendimento on line. ”

Autora: Angela Maria Riato

Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão sobre duas formas de atendimentos que fogem da prática comum na psicanálise. A partir da hora clínica, compreendido como um espaço e tempo reservados para a colocação das inquietações dos formandos em psicanálise, a proposta para essa reflexão foi a possibilidade de atendimentos em vários lugares e o atendimento on line.
Escolhi relatar dois casos da clínica que atuo e articular algumas ideias com relação ao tema. A partir deste texto, temos a possibilidade de pensar nas exceções que aceitamos na nossa forma de atuação, na evolução da técnica e nos limites de atendimento do próprio psicanalista.

download Download

Reflexões sobre os ritos e atos obsessivos

Autor: Rafael Ferreira da Silva

Resumo: Os rituais para os seres humanos fazem parte de sua história particular e também em sociedade, assim como os rituais religiosos e as burocracias sem fim fazem parte de rituais socialmente estabelecidos. Os ritos elaborados de forma interminável nas visitas aos cemitérios e os ritos na liturgia das igrejas dão mostras da necessidade do ser humano de viver e reviver determinados atos. O que quero tratar aqui são algumas características dos rituais compulsivos patológicos e também alguns atos que não são propriamente prejudiciais.

download Download

Reflexões sobre o trabalho do psicanalista em instituições sociais

Autora: Carina Bolgheroni Martins

Resumo: Em primeira instância, o trabalho que o psicanalista pode desempenhar
dentro de instituições sociais é semelhante ao de uma análise individual em
consultório. É necessário permitir um espaço de escuta possível que convoque
o grupo ou o indivíduo a construir a partir da angustia compartilhada no
momento da sessão. Mas com o que o analista se depara no trabalho analítico em instituições sociais? O que pode ser específico deste trabalho em contraposição ao atendimento de pessoas não institucionalizadas ou que não trabalham em uma instituição?

download Download

Reflexos de vida e morte nas imagens de Polidori

Autor: Bruno Santa Clara Novelli 

Resumo:  “O misterioso privilégio da poesia – a lhe determinar a própria essência – está em sua repercussão, independentemente de suas limitações de espaço e tempo. A imagem poética, não importa, não importa quando, por quem, em que circunstâncias foi criada, repercute em nós fundamente, no instante de solidão feliz em que a recolhemos, em contracanto, a fazemos nossa”.   (José Américo Motta Pesanha, citando Gaston Bachelard)

download Download

Reprodução e reprodução: a filogênese interrompida de 'Neuroses de Transferência'.

Autor: Rafael Barreto do Prado 

Resumo: Neste trabalho pretendemos relacionar nossa leitura de um texto de Freud, – Neuroses de transferência: uma síntese – no qual encontramos algumas hipóteses para a origem das disposições de neuroses, com um texto literário da prosa contemporânea brasileira, cuja análise pode nos levar ao encontro de algumas reflexões originadas da obra psicanalítica mencionada acima.

download Download

Sigmund Schlomo (Nathanson) Freud – um judeu sem Deus.

Autora: Tânia Nigri

Resumo: “Não tenho nenhum temor do Todo-Poderoso. Se nós viermos a nos encontrar um dia, provavelmente eu terei mais queixas contra Ele do que Ele poderia ter de mim”. S. Freud

download Download

Sky, Skype e escape: a elasticidade do setting psicanalítico

Autor: Luiz Carlos Durante Júnior

Resumo: “Tudo se passa como se a subjetividade acreditasse que estivesse vivendo num eterno presente, na qual a repetição deste fosse tão poderosa que não anunciasse mais qualquer possibilidade de ruptura e de  descontinuidade”. S. Freud

download Download

Trabalhar: loucura, gozo e desejo*

Autor: Leonardo de Souza Moura

Resumo: O objetivo deste texto é mostrar de forma sucinta a configuração psíquica que o trabalho adquiriu no atual estágio da civilização utilizando os conceitos e idéias de Freud, Lacan e Foucault. *Trabalho selecionado para o Colóquio Interno do 1º semestre de 2014.

download Download

Traços depressivos, ferida narcísica e o complexo da mãe morta.

Autora: Eloisa Quadros Fagali

Resumo: Ao retomar os trabalhos que desenvolvi desde o inicio percebi que as questões associadas ao silencio, vazio em busca de preenchimento, depressão e narcisismos estavam explicito e implicitamente presentes: o primeiro associado à busca das origens criativas de Freud, o silencio, depois as questões sobre a pulsão de morte e o dialogo com o vazio e os
preenchimentos, expressos pela arte de Clarice Lispector e Cecilia Meireles,
com as elaborações psicanalíticas e ilustrações dos meus trabalhos arte
terapêuticos, os trabalhos e elaborações psicanalíticas em torno do
envelhecimento, da pulsão de morte e espelho quebrado, os reinvestimentos
narcísicos, diante do que os meus pacientes de terceira revelavam nas
relações terapêutica, em que aperfeiçoava a escuta e o manejo psicanalítico.

download Download

Traduzir, Esculpir, Escutar: vivências com arte e Psicanálise

Autora: Shirley Lindenmeyer Martins

Resumo: Arte, um misto de sentimentos, sensações, que vão desde o projetar de imagens interiores como fixar em formas duradoras as expressões dos produtos de sonhos ou fantasias, as quais, de outra forma, se esvaneceriam mais rapidamente, caindo no esquecimento. É a possibilidade de fazer emergir algo que está plasmado ou moldado no interior de cada um, sentimentos fortes como de alegria e tristeza, contentamento e admiração, de raiva e repulsa.

download Download

Trauma: neurose traumática

Autora: Karine de Toledo Pereira 

Resumo: “Trauma, acontecimento da vida do sujeito que se define pela sua intensidade em que se encontra o sujeito de reagir a ele de forma adequada, pelo transtorno e pelos efeitos patogênicos duradouros que provoca na organização psíquica. Em termos econômicos, o traumatismo caracteriza-se por um afluxo de excitações que é excessivo em relação à tolerância do sujeito e a sua capacidade de dominar e de elaborar psiquicamente estas excitações (…)”  (Laplanche, Vocabulário da Psicanálise).

download Download

(Trabalho sem título) Tema: Três ensaios sobre a teoria da sexualidade.

Autor: Frederico Tell de Lima Ventura 

Resumo: Se no Ciclo I, a leitura de A interpretação dos sonhos (1900) choca pela tenacidade de Freud em fundar a psicanálise sobre o fundamento desconexo e escorregadio do sonho, neste Ciclo II, a leitura dos Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1996 [1905]) estarrece pelo vanguardismo freudiano, em pleno começo do século XX, em afirmar não apenas a existência de uma sexualidade infantil, mas de fundamentar a sexualidade humana sobre o tão difícil de acessar subsolo da sexualidade infantil.

download Download

Uma aproximação entre vida e criação de Sócrates e Freud

Autora: Gizelli Coelho Elizio

Resumo: O tema do presente escrito surgiu da ideia de que não
necessariamente um trabalho de conclusão de curso necessite abordar toda a complexidade trabalhada ao longo dos anos de estudos. Para tais complexidades, principalmente ao que diz respeito à trama de conceitos fundamentais da psicanálise, o caminho percorrido pelos trabalhos de cada ciclo parece suficiente. Aqui me permiti adentrar na imaginação de relacionar
a psicanálise com outro tema que demanda ser fundamental na apropriação do que é humano, a filosofia

download Download

Uma breve análise do panorama político do Brasil através da Psicanálise

Autora: Caroline Gemas

Resumo: O recorte utilizado será a atual polarização partidária presente nas discussões políticas no Brasil no setor federal, que agrega o país como um todo e assim a sociedade, com seus diversos grupos de interesses. Em nenhum momento será abordada a política em si, mas sim o posicionamento da população brasileira em torno desta política. A necessidade de dissertar a respeito deste tema e a justificativa do mesmo é a observação do estágio primevo em que o debate político tem surgido em torno da redes sociais, meios de comunicação diversos e até em conversas informais entre familiares, amigos e conhecidos. Observando-se os conteúdos de tais debates, com salvas exceções, percebe-se o confronto a posição política contrária em piadas seguidas de agressões, e em casos mais extremados não há nem mesmo o disfarce da piada: a agressividade aparece pura.

download Download

Uma breve reflexão sobre o filme “Divertida Mente

Autora: Renata de Novaes Rezende 

Resumo: O filme Divertida Mente, que tem como título original Inside Out, me fez pensar em algumas questões psicanalíticas, e algumas destas inquietações me motivaram a escrever. A começar pelo título, que se fosse traduzido do inglês traria uma visão mais direta: “de dentro para fora” ou “do avesso” do que se passa na mente de Riley e é o tema principal do filme.

download Download

Uma perspectiva do Sonhar a partir do Livro “Sono” de Haruki Murakami

Autora: Dalvanira Pais de Lima

Resumo: Logo que tive contato com a Interpretação dos Sonhos de Freud, veio-me a mente o livro “Sono” de Haruki Murakami, importante autor da literatura japonesa da atualidade. Enquanto Freud dedicou uma de suas principais obras ao estudo dos sonhos, por considerá-los uma das formas mais complexas da linguagem do inconsciente, o que pensar de alguém que deixa de dormir e, portanto, de sonhar? Foi esta questão que me remeteu ao livro de Murakami, em que a personagem narra sua experiência de estar há dezessete dias sem dormir.

download Download

Um caminho entre cacos: a escuta psicanalítica junto à população em situação de risco e vulnerabilidade social

Autora: Shirley Lindenmeyer Martins 

Resumo: A técnica do mosaico passa por etapas que simbolicamente representam a desconstrução, a busca e a construção. Na construção do mosaico não há uma resolução rápida. É um trabalho que requer persistência, seja na escolha do material, das cores, das formas, como na maneira de lidar com a organização e execução, refletindo estados afetivos nem sempre possíveis de serem expressos verbalmente. À medida que se quebra o “azulejo”, juntam se os cacos. Enquanto organiza e reorganiza, se constrói e reconstrói, a figura vai dando forma e lugar à narrativa. Com a diversidade de materiais, tem se maior acesso as possibilidades interiores.

download Download

Um caso de paranoia (Enoch)*

Autor: Fernando Luiz Motta Zanetti

Resumo: Nesta pequena reflexão sobre a paranoia, vamos começar elencando alguns dos biografemas de um homem bem-sucedido a quem vamos chamar de Enoch. Aqui e ali, como um garimpeiro ou um artista (pessoas que procuram o que nunca perderam), vamos tentar encontrar uma interpretação psicanalítica para alguns destes biografemas.  *Trabalho selecionado para o Colóquio Interno do 1º semestre de 2014.

download Download

‘Resenha do texto O PAÍS DOS SAMURAIS ATÔMICOS – UMA REFLEXÃO METAPSICOLÓGICA SOBRE O PSIQUISMO COLETIVO JAPONÊS

(Publicado em Alter – Revista de Estudos Psicanalíticos, 29 (1): 111-126, junho de 2011)

Autor: Any Marise Ortega
Resenhado por: Marianna Schontag

download Download