As cinco lições de Psicanálise foram pronunciadas por Freud, em 1909, na “Clark University” em Worcester (Estados Unidos), por ocasião do vigésimo aniversário desta instituição a convite de seu presidente, o eminente psicólogo Stanley Hall. Elas constituem a exposição sistemática que Freud redigiu sobre sua teoria, após apresentá-la no novo mundo e, embora não envolvam as aquisições mais recentes da Psicanálise, já foi considerada por muitos autores a leitura mais apropriada para quem aborda pela primeira vez a obra do autor.
À respeito destas conferências, conta a mitologia psicanalítica, que Jung teria confidenciado a Lacan que Freud, ciente da novidade e do potencial revolucionário do material que iria apresentar, teria lhe dito: “Mal eles sabem que eu lhes trago a peste”. Oficialmente, Freud afirmou: “Na Europa eu me sentia como um proscrito; ali me via acolhido pelos melhores como um igual. A Psicanálise não era mais, portanto, uma concepção delirante, mas se tornara uma parte preciosa da realidade.”
Este seminário se propõe a reler estas preciosas lições, apostando que, ainda hoje, um pouco mais de um século depois de terem sido apresentadas, elas se mantém bastante atuais em seu potencial subversivo. Partindo desta leitura, buscaremos avaliar também quais as suas possíveis consequências clínicas.
programa
1. Preliminares ao texto; Anna O. e a talking cure
2. Repressão, Resistência e Sintoma/ Formações do inconsciente e livre associação
3. Sexualidade Infantil e Complexo Edípico/ Transferência e tratamento analítico
datas
sextas-feiras | 08, 22 e 29 de novembro
horário | 9h às 12h
carga horária
9 horas (3 aulas de 3 horas cada)
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
preço
duas mensalidades de R$ 360,00
alunos do CEP: duas mensalidades de R$ 330,00