Seminário Teórico: Aproximações ao Ego na Prática e na Teoria Kleiniana – 2011

As afirmações de Melanie Klein sobre o funcionamento mental e sua compreensão do psiquismo do bebê criam um campo propício para a radicalização de muitas das descobertas centrais de Freud. E o modo como ela escreve seus textos fundamentais contribui também para que nos vejamos transportados a um cenário psíquico radical, mas de difícil apreensão teórica e técnica. Seus textos são mais descritivos do que explicativos, e esse elemento, a nosso ver, deve ser abordado adequadamente para chegarmos a uma apreensão mais fina de suas importantes contribuições.
O objetivo do curso será lermos meticulosamente três textos centrais dentre suas contribuições: “O luto e suas relações com os estados maníaco-depressivos”, de 1939, “Notas sobre alguns mecanismos esquizóides”, de 1946, e “Sobre a identificação”, de 1955.
Nossa metodologia de leitura será organizada pela necessidade de compreender sua peculiar abordagem da subjetividade humana e o lugar que a estrutura do ego própria da psicanálise freudiana ocupa em suas leituras. Situando o ego na obra de Melanie Klein, poderemos apreender de forma mais viva sua compreensão sobre a vida de fantasia, as ansiedades psicóticas, sua peculiar forma de entender o inconsciente e a sexualidade e a implicação de todas essas questões na prática clínica, ou seja, no circuito da transferência e da contratransferência a serviço da promoção de mudanças psíquicas.
datas
quartas-feiras | 27 de abril, 04, 11, 18 e 25 de maio; 1º, 15 e 22 e 29 de junho
horário | 20h às 22h
carga horária
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
dirigido
a psicólogos, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
preço
três mensalidades de R$ 245,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 205,00