Curso de Formação em Psicanálise de Crianças ¬ 2000

Por que há a necessidade de uma formação específica em psicanálise de crianças? O atendimento psicanalítico de crianças possui singularidades que fazem dele não apenas um ramo da atividade psicanalítica, mas um campo específico do saber e da prática psicanalíticos. Dois pontos devem ser, neste sentido, destacados:
1º – Inclusão da família no atendimento, demandando alterações técnicas.
2º – Plasticidade do psiquismo infantil, necessitando de uma metapsicologia específica que favoreça a reflexão dos quadros psicopatológicos próprios da infância.
Estes dois fatores exigem uma formação que possibilite a escuta da criança enquanto sujeito e não como mero desdobramento do que ocorre na clínica de adultos.
O Curso de Formação em Psicanálise de Crianças tem um enfoque basicamente clínico e, a partir da clínica infantil, é que são pensadas sua teoria, sua metapsicologia e técnica. Fundamenta-se essencialmente nos relatos clássicos de casos de análise de crianças e em uma seleção de casos de autores contemporâneos. O percurso é marcado pela pluralidade de linhas de pensamento que, oferecendo a oportunidade de se refletir sobre as diversas tendências da psicanálise de criança, visa a construção de uma postura psicanalítica pessoal.
O eixo do desenvolvimento da reflexão clínica é a temática da subjetivação. Tendo como ponto de partida o autismo e como ponto de chegada a neurose, o trabalho se desenvolve por meio da verificação das diversas fases e particularidades de cada quadro psicopatológico, de sua incidência no processo da subjetivação e de como isto pode ser trabalhado na clínica.
programação
atividades
• Aulas expositivas apoiadas em relatos de casos, quando serão enfocadas a metapsicologia e a técnica
• Supervisão de casos em grupo
• Monografia orientada
• Supervisão individual a partir do 3º semestre
• Atendimento a pacientes
carga horária 1º e 2º semestres: 2 horas e 30 minutos por semana, destinadas a um período teórico e a outro clínico. Nos dois semestres finais, haverá aumento da carga horária destinada a supervisão individual e ao atendimento a pacientes.
requisitos
• Graduação e análise pessoal
• Duas entrevistas de avaliação
início abril de 2000
horários 4ª feira, das 20h às 22h30
preços Taxa das entrevistas: R$150,00 – Mensalidade: R$200,00