Inscrições e informações: (11) 3864-2330, (11) 3865-0017 ou (11) 97666-1249 | Financeiro: (11) 3864-6004
[email protected]
CadastroLogin
CEPCEP
  • Home
  • Sobre o CEP
    • APRESENTAÇÃO
    • PROFESSORES
    • ANOS ANTERIORES
  • Curso de Formação
  • Núcleos de Formação Permanente
    • NÚCLEOS DE FORMAÇÃO PERMANENTE
    • PSICANÁLISE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
    • PSICANÁLISE EM INSTITUIÇÕES
    • PSICANÁLISE E PSICOSES
  • Cursos e Atividades

    • COLÓQUIO INTERNO
    • CURSOS BREVES
    • DEBATES
    • DOCUMENTÁRIOS: INVENTORES DA PSICANÁLISE
    • ESTUDO DE CASO
    • EVENTOS
    • GRUPOS DE SUPERVISÃO CLÍNICA
    • JORNADA – UMA HISTÓRIA PARA O CEP
    • LABORATÓRIO DE ESCRITA PSICANALÍTICA
    • LITERATURA E PSICANÁLISE
    • OFICINA CLÍNICA
    • PSICANÁLISE: CINEMA E SÉRIES
    • REFLEXÕES: TEÓRICO-CLÍNICAS
    • REUNIÕES TEMÁTICAS
    • SEMINÁRIOS CLÍNICOS
    • SEMINÁRIOS DE CURTA DURAÇÃO
    • SEMINÁRIOS TEÓRICOS

  • Rede de Atendimento
    • ATENDIMENTO PSICANALÍTICO
    • SOLICITAR PALESTRAS GRATUITAS
      • Cart

        0

    Curso

    • Home
    • Todos os cursos
    • Curso de Formação em Psicanálise de Crianças ¬ 2002

    Curso de Formação em Psicanálise de Crianças ¬ 2002

    Monica Seincman
    Outras – 1996-2014
    • Programa
    • Docente

    Por que há a necessidade de uma formação específica em psicanálise de crianças? O atendimento psicanalítico de crianças possui singularidades que fazem dele não apenas um ramo da atividade psicanalítica, mas um campo específico do saber e da prática psicanalíticos. Dois pontos devem ser, neste sentido, destacados:

    1º – Inclusão da família no atendimento, demandando alterações técnicas.
    2º – Plasticidade do psiquismo infantil, necessitando de uma metapsicologia especí- fica que favoreça a reflexão dos quadros psicopatológicos próprios da infância.

    Estes dois fatores exigem uma formação que possibilite a escuta da criança en- quanto sujeito e não como mero desdobramento do que ocorre na clínica de adultos. O Curso de Formação em Psicanálise de Crianças tem um enfoque basicamente clínico e, a partir da clínica infantil, é que são pensadas sua teoria, sua metapsicologia e técnica. Fundamenta-se essencialmente nos relatos clássicos de casos de análise de crianças e em uma seleção de casos de autores contemporâneos. O percurso é marca- do pela pluralidade de linhas de pensamento que, oferecendo a oportunidade de se refletir sobre as diversas tendências da psicanálise de criança, visa a construção de uma postura psicanalítica pessoal.

    O eixo do desenvolvimento da reflexão clínica é a temática da subjetivação. Tendo como ponto de partida o autismo e como ponto de chegada a neurose, o trabalho se desenvolve por meio da verificação das diversas fases e particularidades de cada quadro psicopatológico, de sua incidência no processo da subjetivação e de como isto pode ser trabalhado na clínica.

    programação

    atividades

    • Aulas expositivas apoiadas em relatos de casos, quando serão enfocadas a metapsicologia e a técnica
    • Supervisão de casos em grupo
    • Monografia orientada
    • Supervisão individual a partir do 3º semestre
    • Atendimento a pacientes

    requisitos
    • Graduação e análise pessoal
    • Duas entrevistas de avaliação

    carga horária 1º e 2º semestres – 2 horas e 30 minutos por semana, destinadas a um período teórico e a outro clínico. Nos dois semestres finais, haverá aumento da carga horária destinada à supervisão individual e ao atendimento a pacientes.

    datas quartas-feiras | 03 de abril de 2002

    duração 02 anos

    preço 
    Taxa das entrevistas: R$ 150,00
    Mensalidade: R$ 200,00

    Monica Seincman
    Psicanalista, linguista, pós-graduada pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP, pós-graduada em Finanças pela FGV-SP, docente e supervisora clínica no Curso de Formação em Psicanálise do CEP.
    Grace Lagnado
    Psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela Université Catholique de Louvain-la-Neuve (Bélgica), com especialização em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. Ex-membro responsável da equipe do Instituto- Médico-Pedagógico “Les Godillots”, para crianças e adolescentes autistas e psicóticos em Rixensart, Bélgica (1987-1997). Docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP. Coautora dos livros: “Travessias e Travessuras no Acompanhamento Terapêutico”, ed. Ágalma, “Clínica com Crianças: Enlaces e Desenlaces”, ed. Casa do Psicólogo, “Tratase Uma Criança”, ed. Escola Lacaniana de Psicanálise. É analista praticante e participante do Instituto Vox de Pesquisa em Psicanálise.
    Mira Wajntal
    Psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, participou da equipe de implantação do Hospital-Dia da Mooca, onde trabalha há mais de dez anos com as patologias precoces do contato afetivo. Autora do livro: "Uma Clínica para a Construção do Corpo", Via Lettera Editora.
    Marcelo Lábaki Agostinho
    Psicanalista e mestre em Psicologia Clínica pelo IPUSP, psicólogo do Serviço de Orientação Profissional do IPUSP no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho. Psicanalista em formação no Instituto Sedes Sapientiae. Atua em consultório particular atendendo crianças, adolescentes, adultos e famílias.
    • Compartilhe:

    R. Alm. Pereira Guimarães, 378
    Pacaembu - São Paulo - SP - 01250-000

    Inscrições e informações: (11) 3864-2330
    (11) 3865-0017 ou (11) 97666-1249
    Financeiro: (11) 3864-6004

    [email protected]

    CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.

    .

    Faça login com sua conta de site

    Perdeu sua senha?

    Ainda não tem cadastro? Registrar agora

    Criar nova conta

    Já tem cadastro? Faça o Login