Inscrições e informações: (11) 3864-2330, (11) 3865-0017 ou (11) 97666-1249 | Financeiro: (11) 3864-6004
[email protected]
CadastroLogin
CEPCEP
  • Home
  • Sobre o CEP
    • APRESENTAÇÃO
    • PROFESSORES
    • ANOS ANTERIORES
    • CEP 40 ANOS
  • Curso de Formação
  • Núcleos de Formação Permanente
    • PSICANÁLISE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
    • PSICANÁLISE EM INSTITUIÇÕES
    • PSICANÁLISE E PSICOSES
  • Cursos e Atividades

    • COLÓQUIO INTERNO
    • CURSOS BREVES
    • DEBATES
    • DOCUMENTÁRIOS: INVENTORES DA PSICANÁLISE
    • ESTUDO DE CASO
    • EVENTOS
    • GRUPOS DE SUPERVISÃO CLÍNICA
    • JORNADA
    • LABORATÓRIO DE ESCRITA PSICANALÍTICA
    • LITERATURA E PSICANÁLISE
    • OFICINA CLÍNICA
    • PSICANÁLISE: CINEMA E SÉRIES
    • REFLEXÕES: TEÓRICO-CLÍNICAS
    • REUNIÕES TEMÁTICAS
    • SEMINÁRIOS CLÍNICOS
    • SEMINÁRIOS DE CURTA DURAÇÃO
    • SEMINÁRIOS TEÓRICOS

  • Rede de Atendimento
    • ATENDIMENTO PSICANALÍTICO
    • SOLICITAR PALESTRAS GRATUITAS
  • Livros
      • Cart

        0

    Formação em Psicanálise de Crianças

    • Home
    • Todos os cursos
    • Formação em Psicanálise de Crianças
    • Curso de Formação em Psicanálise de Crianças – 2005

    Curso de Formação em Psicanálise de Crianças – 2005

    Monica Seincman
    Formação em Psicanálise de Crianças
    Outras – 1996-2014
    • Programa
    • Docente

    Por que há a necessidade de uma Formação em Psicanálise de Crianças? O atendimento de crianças possui singularidades que o tornam não um ramo da atividade psicanalítica, mas um campo específico do saber e da prática psicanalítica.

    A escuta da família, a criança como sintoma dos pais (mas também como sujeito) e a plasticidade do psiquismo infantil ainda em estruturação necessitam de uma metapsicologia específica que favoreça a reflexão dos quadros psicopatológicos próprios da infância.

    A temática da subjetivação será o eixo para o desenvolvimento de nossa reflexão clínica, tendo como ponto de partida o autismo e como ponto de chegada a neurose. O curso propõe aos participantes a construção pessoal de uma clínica psicanalítica com crianças, por meio do conhecimento das diversas fases e particularidades de cada quadro psicopatológico e de sua incidência no processo singular de cada sujeito; e por meio da pluralidade de linhas de pensamento, que oferecem uma reflexão sobre as diversas tendências na psicanálise de crianças.

    atividades
    • Aula Teórica:Aulas expositivas apoiadas em relatos de casos, quando serão enfocadas a metapsicologia e a técnica
    • Discussão Clínica
    • Seminários Teóricos
    • Cursos Breves
    • Eventos
    • Reuniões Temáticas ou Debates
    • Supervisão em grupo e atendimento clínico
    • Monografia orientada

    carga horária  

    atividade aula teórica

    discussão clínica/ supervisão em grupo

    seminário teórico curso breve evento

    reuniões temáticas

    ou debate

    atendimento clínico
    ano semanal semanal anual anual anual anual semanal
    1º ano 1h30

    50m

    18h

    6h

    3h

    4h

    –

    2º ano 1h30

    50m

    18h

    6h

    3h

    4h

    2h

    Obs.: O aluno poderá optar por fazer os dois Seminários Teóricos obrigatórios durante os 1° e 2° anos de curso ou após concluir os 2 anos. É obrigatória a elaboração de uma monografia orientada ao final do curso.

    carga horária total
    274 horas

    início
    04 de abril de 2005

    duração
    2 anos

    requisitos
    • Graduação
    • Duas entrevistas de avaliação
    • Curriculum-vitae atualizado

    dirigido
    a psicólogos, profissionais das áreas da saúde e da educação

    preço
    Inscrição: R$ 200,00
    Mensalidade: R$ 270,00*

    Monica Seincman
    Psicanalista, linguista, pós-graduada pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP, pós-graduada em Finanças pela FGV-SP, docente e supervisora clínica no Curso de Formação em Psicanálise do CEP.
    Grace Lagnado
    Psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela Université Catholique de Louvain-la-Neuve (Bélgica), com especialização em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. Ex-membro responsável da equipe do Instituto- Médico-Pedagógico “Les Godillots”, para crianças e adolescentes autistas e psicóticos em Rixensart, Bélgica (1987-1997). Docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP. Coautora dos livros: “Travessias e Travessuras no Acompanhamento Terapêutico”, ed. Ágalma, “Clínica com Crianças: Enlaces e Desenlaces”, ed. Casa do Psicólogo, “Tratase Uma Criança”, ed. Escola Lacaniana de Psicanálise. É analista praticante e participante do Instituto Vox de Pesquisa em Psicanálise.
    Jussara Falek Brauer (in memoriam)
    Psicanalista, professora livre-docente da USP e do Departamento de Psicologia Clínica da USP. Autora do livro “Ensaios sobre a Clínica dos Distúrbios Graves na Infância”, Coleção 1ª Infância, ed. Casa do Psicólogo.
    Marcelo Lábaki Agostinho
    Psicanalista e mestre em Psicologia Clínica pelo IPUSP, psicólogo do Serviço de Orientação Profissional do IPUSP no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho. Psicanalista em formação no Instituto Sedes Sapientiae. Atua em consultório particular atendendo crianças, adolescentes, adultos e famílias.
    Maria Cristina Ocariz
    Psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, membro do Departamento de Psicanálise, professora e supervisora do curso “Psicanálise: Teoria e Clínica” e coordenadora do curso “Conceitos Fundamentais da Teoria Jacques Lacan”, do Instituto Sedes Sapientiae. Autora do livro “O Sintoma e a Clínica Psicanalítica. O Curável e o Que Não Tem Cura”, Via Lettera Editora.
    Maria Lucia V. Violante
    Psicóloga, doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP, psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae, professora titular no Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP, é autora de “Ensaios Freudianos em Torno da Psicossexualidade”, Via Lettera ed.
    Mira Wajntal
    Psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, participou da equipe de implantação do Hospital-Dia da Mooca, onde trabalha há mais de dez anos com as patologias precoces do contato afetivo. Autora do livro: "Uma Clínica para a Construção do Corpo", Via Lettera Editora.
    Rosely Pennacchi
    psicóloga, psicanalista, mestre em Semiótica pela PUC-SP. Membro fundador da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Fa­mília. Atende em consultório particular (atendimento individual e familiar).
    • Programa
    • Docente
    • Compartilhe:

    Podcast | Psicanálise: Gelo & Limão?

    some text

    R. Alm. Pereira Guimarães, 378
    Pacaembu - São Paulo - SP - 01250-000

    Inscrições e informações: (11) 3864-2330
    (11) 3865-0017 ou (11) 97666-1249
    Financeiro: (11) 3864-6004

    [email protected]

    CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
    Política de privacidade | Termos de uso

    .

    Faça login com sua conta de site

    Perdeu sua senha?

    Ainda não tem cadastro? Registrar agora

    Criar nova conta

    Já tem cadastro? Faça o Login