Documentários: Inventores da Psicanálise – Christopher Bollas – 2017

comentários de João Frayze-Pereira e Marianna Schontag
Documentários articulam a ideia de arquivo, mas também de construção, o que nos brinda com uma sorte de testemunhos que faz pensar. São produtivos, convocativos, instigadores, como se fôssemos convidados a participar “daquilo” que se apresenta, dos primórdios da história da Psicanálise.
Dando continuidade ao dispositivo criado em 2015, no qual foram contemplados os inventores do campo psicanalítico Sigmund Freud, Ana Freud, Melanie Klein, Françoise Dolto, Jacques Lacan, em 2016, Sándor Ferenczi, Heinz Kohut, André Green e Wilfred Bion, em 2017 propomos a aproximação dos autores Karl Abraham, Christopher Bollas, William Fairbairn e Pierre Fédida.
A perspectiva da qual se parte esta atividade, mantém-se como sendo aquela que nos coloca nos meandros da contínua reinvenção da Psicanálise.
Para isso, serão apresentados documentários sobre os inventores mencionados, que serão comentados por psicanalistas convidados e discutidos com o público a cada sessão.
sábado | 9h às 12h | dia 13 de maio
Exibição e comentários do documentário – Christopher Bollas
Christopher Bollas nascido nos Estados Unidos, Bollas passou a infância e a adolescência no litoral da Califórnia, quando foi surfista. Nos anos 60, graduou-se em História (Berkeley/Califórnia) e doutorou-se em Literatura Inglesa (Buffalo/Nova York). Nessa época, interessou-se pela Psicanálise. Nos anos 70, impedido de fazer formação como psicanalista nos Estados Unidos por não ser médico e nem Psicólogo (embora já trabalhasse clinicamente com crianças), partiu para Londres com o propósito de realizá-la na Sociedade Britânica de Psicanálise.
Documentários: Inventores da Psicanálise é uma atividade gratuita, dirigida ao público em geral.
Informações e inscrições pelos telefones*
11 3864-2330 | 11 3865-0017
*inscrições antecipadas