Documentários: Inventores da Psicanálise – Pierre Fédida – 2017

Documentários articulam a ideia de arquivo, mas também de construção, o que nos brinda com uma sorte de testemunhos que faz pensar. São produtivos, convocativos, instigadores, como se fôssemos convidados a participar “daquilo” que se apresenta, dos primórdios da história da Psicanálise.
Dando continuidade ao dispositivo criado em 2015, no qual foram contemplados os inventores do campo psicanalítico Sigmund Freud, Ana Freud, Melanie Klein, Françoise Dolto, Jacques Lacan, em 2016, Sándor Ferenczi, Heinz Kohut, André Green e Wilfred Bion, em 2017 propomos a aproximação dos autores Karl Abraham, Christopher Bollas, William Fairbairn e Pierre Fédida.
A perspectiva da qual se parte esta atividade, mantém-se como sendo aquela que nos coloca nos meandros da contínua reinvenção da Psicanálise.
Para isso, serão apresentados documentários sobre os inventores mencionados, que serão comentados por psicanalistas convidados e discutidos com o público a cada sessão.
sábado | 9h às 12h | dia 28 de outubro
Exibição e comentários do documentário – Pierre Fédida
Pierre Fédida foi um dos psicanalistas franceses mais importantes na continuação de Jacques Lacan. De formação filosófica (foi estudante de Gilles Deleuze em Clermont-Ferrand), Pierre Fédida formou-se em Fenomenologia, a qual influenciou a Psicanálise que ele desenvolveu. Trabalhou anos inteiros num diálogo rigoroso com o historiador da Arte Georges Didi-Huberman. Formou centenas de psicanalistas, dirigindo notadamente as teses de Maud Mannoni, Patrick Guyomard e Monique David-Ménard. Foi professor na Universidade Paris VII.
Nascimento: 30 de outubro de 1934, Lyon, França
Falecimento: 1 de novembro de 2002, Paris, França
Documentários: Inventores da Psicanálise é uma atividade gratuita, dirigida ao público em geral.
Informações e inscrições pelos telefones*
11 3864-2330 | 11 3865-0017
*inscrições antecipadas