Documentários: Inventores da Psicanálise – Hélio Pellegrino – 2019

comentários de Marcos Paim C. Fonteles
Documentários articulam a ideia de arquivo, mas também de construção, o que nos brinda com uma sorte de testemunhos que faz pensar. São produtivos, convocativos, instigadores, como se fôssemos convidados a participar “daquilo” que se apresenta, dos primórdios da história da Psicanálise.
Este ano serão apresentados Documentários sobre Enrique Pichón Rivière, Emílio Marcus Rodrigué, Hélio Pellegrino e Fábio Antonio Herrmann .
Para isso, serão apresentados documentários sobre os inventores mencionados, que serão comentados por psicanalistas convidados e discutidos com o público a cada sessão.
sábado | 9h às 12h | dia 27 de julho
Exibição e comentários do documentário – Hélio Pellegrino
Hélio Pellegrino nascido em Minas Gerais, Hélio Pellegrino foi psicanalista, escritor e poeta brasileiro, célebre por sua militância de esquerda, teve postura crítica frente às instituições e práticas da Psicanálise no Brasil em período de vigência da ditadura militar. Manteve amplo diálogo e vínculos de amizade com artistas e escritores como Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Otto Lara Resende e Nélson Rodrigues.
nascimento: 05 de janeiro de 1924, Belo Horizonte, Minas Gerais
falecimento: 23 de março de 1988, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Documentários: Inventores da Psicanálise é uma atividade gratuita, dirigida ao público em geral.
Informações e inscrições pelos telefones*
11 3864-2330 | 11 3865-0017
*inscrições antecipadas