Filmes da Psicanálise: A Loucura Entre Nós – 2017

comentários de Fernanda Fontes Vareille e Luiz Fabio Antonioli
O dispositivo “Filmes da Psicanálise” é proposto como oportunidade para colocarmos numa mesma cena o exercício dos pensamentos propiciados pela lógica psicanalítica e o da sétima arte. Ao longo dos anos, temos visto como isso é profícuo. Em 2017, foram escolhidos documentários como gatilho para encontros em torno desta proposta.
Em cada uma destas, contamos não só com a participação do público como também com a de psicanalistas convidados, que apresentarão uma proposta de leitura e comentários da obra.
Exibição e comentários do Filme – A Loucura Entre Nós
sexta-feira | dia 10 de de novembro
horário | 18h às 21h
direção Fernanda Vareille
Título original: A Loucura Entre Nós
País de origem: Brasil
Gênero: Documentário
Duração: 75 minutos
Ano: 2015
sinopse
Quais os limites da nossa sanidade? O que nos define como “normais”? “A Loucura Entre Nós”, filme dirigido por Fernanda Fontes Vareille, lança um olhar sobre os corredores e grades de um hospital psiquiátrico, buscando personagens e histórias que revelam as fronteiras do que é considerado loucura. Por meio, principalmente, de personagens femininas, o documentário exala as contradições da razão, nos fazendo refletir sobre nossos próprios conflitos, desejos e erros. Livremente inspirado no livro homônimo do médico psiquiatra Marcelo Veras, o filme faz um sensível mergulho nos paradoxos da reinserção da loucura no mundo em geral, subvertendo qualquer tentativa de reduzir as personagens retratadas a marionetes de questões envolvendo a sanidade mental.
A primeira exibição de “A Loucura Entre Nós” aconteceu no dia 16 de julho de 2015 na 4ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Depois, participou da primeira edição do Pirenópolis.Doc, que aconteceu no início de agosto de 2015 na cidade de Pirenópolis, em Goiás, de onde saiu com o prêmio de melhor longa-metragem da Mostra Competitiva Nacional (júri popular). Em 2015, o documentário foi exibido ainda no Ateliers Varan, prestigiada escola de cinema francesa em Paris (numa sessão especial para professores e estudantes de cinema), além de participar da 6ª edição do CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira, na Bahia, do Indie Festival, em Belo Horizonte, e da 13ª edição do VLAFF – Vancouver Latin American Film Festival, no Canadá. Em 2016, participou (no dia 7 de abril) do Festival du Cinéma Brésilien em Paris, no Cinéma L’Arlequin, do Festim Lisboa e do Madeira Film Festival, ambos em Portugal, na Mostra do Filme Livre do Centro Cultural Banco do Brasil e no David Rockefeller Center de Harvard, nos Estados Unidos.
dirigido
ao público em geral
preço
R$ 60,00