Laboratório de Escrita Psicanalítica: A construção do caso clínico: entre o documentário e a ficção – 2020

docente Ricardo A. Hirata
objetivos
Seja ao redigir uma sessão clínica ou na construção de um trabalho conceitual, escrever em Psicanálise é compor, sob os efeitos da transferência, uma demanda de amor. Característica que deixa marcas e traz implicações a um tipo particular de texto, onde detalhes são fundamentais e significados nunca se equivalem a definições pré-concebidas. Estes encontros pretendem abordar noções gerais sobre a “escrita da escuta” em Psicanálise, bem como auxiliar na “semeadura e cultivo” de um texto.
programa
Do método de tratamento ao método de investigação, a “construção” do caso visa a preservação da forma narrativa. No limite do que pode ser lembrado, quando a verdade transmitida tende a se perder, a proposição de “algo novo” se dá na fronteira entre o documentário e a ficção. Em companhia do Homem dos Lobos, a atividade abordará a necessária “construção”, ao longo da escrita de um caso clínico.
1. A fronteira documentário / ficção
2. A noção de construção em Psicanálise
3.Duas versões para o Homem dos Lobos
4. Exercício prático de escrita clínica
5. Leitura compartilhada
sexta-feira | dia 09 de outubro
horário | 19h às 21h
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, profissionais com prática clínica e interessados nas relações entre a Literatura e a Psicanálise
preço
até o dia 02/10/20 | R$ 90,00
após o dia 02/10/20 | R$ 100,00