Laboratório de Escrita Psicanalítica: O retorno do recusado: a escrita da escuta no racismo, misoginia e transfobia – 2021

objetivos
Seja ao redigir uma sessão clínica ou na construção de um trabalho conceitual, escrever em Psicanálise é compor, sob os efeitos da transferência, uma demanda de amor. Característica que deixa marcas e traz implicações a um tipo particular de texto, onde detalhes são fundamentais e significados nunca se equivalem a definições pré-concebidas. Estes encontros pretendem abordar noções gerais sobre a “escrita da escuta” em Psicanálise, bem como auxiliar na “semeadura e cultivo” de um texto.
A apresentação do conceito da recusa (Verleugnung) e os efeitos da mesma sobre a linguagem fornecerá os elementos necessários para o exercício de uma escrita que ultrapassa, ou antecede, as organizações de sentido e afeto produzidas pelo recalque.
programa
A noção de “retorno do recusado” aponta para os efeitos da Verleugnung sobre a linguagem, registrados em obras sobre o discurso do III Reich, a novilíngua de Orwell, ou frases e memes de conteúdo racista, misógino e transfóbico. A “recusa” lança desafios à escrita da escuta, uma vez que compreende tanto a complexidade da cisão do eu, quanto do ódio ligado às identificações em mecanismos primários que, por fim, tendem a um ato desubjetivante e desumanizador.
1. A escrita da recusa no laço social
2. O binômio-máscara e seus efeitos
3. A ambiguidade das crenças
4. Exercício prático de escrita clínica
5. Leitura compartilhada
sexta-feira | dia 27 de agosto
horário | 18h30 às 21h
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, profissionais com prática clínica e interessados nas relações entre a Literatura e a Psicanálise
preço
até o dia 16/08/21 | R$ 90,00
após o dia 16/08/21 | R$ 100,00