Laboratório de Escrita Psicanalítica: Ficções psicanalíticas – “O Diário de Grete Lainer” ou a Farsa que Iludiu a Freud – 2017

“O Diário [de Grete Lainer] é uma pequena joia. Realmente acredito que jamais foi possível obter uma visão tão nítida e verdadeira dos impulsos mentais que caracterizam o desenvolvimento de uma jovem em nosso meio social e cultural durante os anos que precedem a puberdade.” (carta de Freud a Hermine von Hug-Hellmuth).
objetivos
Supostamente escrito por Grete Lainer, uma adolescente de 11 a 14 anos e meio (A Young Girl’s Diary), “O Diário” tinha como verdadeira autora a psicanalista Hermine von Hug-Hellmuth, membro da Sociedade Psicológica das Quartas-feiras e pioneira da Psicanálise de Crianças.
Livro elogiado por Lou Andreas-Salomé e Stefan Zweig, a farsa conta ainda com uma carta-prefácio de Freud que a considerou, em 1915, como sendo “uma pequena joia”. Não por acidente, após a morte da autora (assassinada em 1924 pelo próprio sobrinho), “O Diário” foi retirado de circulação por Freud e banido dos anais do movimento freudiano.
Para este laboratório, retalhos da farsa servirão à prática de uma escrita em especial, que mistura elementos de ficção e teses psicanalíticas, uma narrativa “forjada”, ideal de texto – a miragem de Freud.
programa
1. Leitura em proximidade de páginas do “O Diário”
2. A miragem de Freud: farsa, ficção e verdade
3. Proposta de atividade prática
4. Leitura e comentário de produções dos participantes
sexta-feira | dia 18 de agosto
horário | 19h às 21h
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, profissionais com prática clínica e interessados nas relações entre a Literatura e a Psicanálise
preço
até o dia 07/08/17 | R$ 80,00
após o dia 07/08/17 | R$ 95,00