Seminário Teórico: Novos Instrumentos de Intervenção na Clínica Psicanalítica – 2004

Este curso visa fornecer alguns instrumentos que facilitem ao analista organizar durante a sessão hipóteses sobre o material que vai se apresentando, bem como optar por intervenções que articulem o percurso analítico com as múltiplas interações que estão ocorrendo na sessão (emoções e associações de ambos, falas do analisando, relatos factuais, lapsos, mensagens subliminares etc.). Para tal se apresentará aos participantes resultados de pesquisas recentes no campo da psicoterapia e psicanálise, uma visão dos modelos estratégicos implícitos nas diferentes abordagens, as funções que podem ter as diferentes atividades desenvolvidas dentro de uma sessão, e alguns modos de verificação e aferição da qualidade do processo analítico em curso. Ao longo do curso, pretende-se trabalhar com casos e vinhetas clínicas praticando a aplicação prática destes novos instrumentos de análise do processo.
programa
1) Resultados acumulados de pesquisas em psicanálise e psicoterapia, convergências e divergências: pesquisas de base, pesquisas de processo e pesquisas de resultados e relações entre genética, aprendizagem e ambiente.
2) A questão das abordagens, aspectos teóricos e pragmáticos: o que “funciona” na clínica, o fator “G” e outras hipóteses.
3) Objetivos e estratégias possíveis na clínica psicanalítica: lidando com a relatividade dos valores culturais e ideologias do analista e analisando, revelando as premissas implícitas de ambos sobre: a etiologia, o diagnóstico, a prescrição e a aferição dos resultados.
4) As estratégias implícitas nas abordagens e as convergências e divergências entre abordagens: as grandes lacunas teórico-práticas, os problemas psicoterapêuticos mais comuns na clínica psicanalítica.
5) A diferença entre o dogmatismo e o rigor na pesquisa psicanalítica: testando cotidianamente as teorias na complexidade do ambiente clínico.
6) Workshop clínico: formando uma concepção geral do tratamento, alguns instrumentos de análise psicanalítica, como a atualidade do modelo freudiano – os algoritmos, mecanismos, funções, estruturas, sistemas e vetores.
7) Workshop clínico I: microanálise de sessão, interligando intervenções e efeitos.
8) Workshop clínico II: microanálise de sessão, interligando intervenções e efeitos.
9) Workshop clínico III: microanálise de sessão, interligando intervenções e efeitos.
duração
9 aulas de 2 horas cada
carga horária
18 horas
datas
quartas-feiras | 22 e 29 de setembro; 06, 13, 20 e 27 de outubro; 03, 10 e 17 de novembro de 2004
dirigido
a psicólogos, psicanalistas, profissionais das áreas de saúde e afins
preço
três mensalidades de R$ 150,00