Oficina Clínica: O final da análise – 2° semestre 2020

psicanalista convidada Silvia Marina M. P. de Melo e Paiva
Este dispositivo tem a intenção de criar e sustentar mais um espaço de capacitação e aprimoramento da escuta clínica. O objetivo desta atividade é desenvolver habilidades e capacidades específicas em relação a temas “sensíveis” da nossa prática clínica. Trata-se de um contexto clínico-teórico. Nesta ordem: partiremos de recortes clínicos, seja dos participantes ou do analista que conduzirá a atividade e incluiremos os aportes teóricos de diversos autores quando estes surgirem como auxílio à condução dos casos em questão.
Nesse ano propomos três “temas sensíveis” e para tanto, constituímos três oficinas para cada tema: “O início do tratamento” que será conduzida pelo psicanalista Arnaldo Dominguez de Oliveira, “O percurso da análise” que será conduzida pelo psicanalista Ricardo Telles de Deus e “O final da análise” que será conduzida pela psicanalista Silvia Marina de Melo e Paiva. Serão seis contextos de Oficina Clínica, três no primeiro semestre e três no segundo semestre. Cada oficina com duração de 4 encontros de 3 horas cada.
programa
Desde Freud existe um questionamento sobre a análise ser terminável ou interminável. Há que se pensar: interminável tem o sentido daquilo que não se pode terminar, isso remete ao infinito? Dura para sempre? Para sempre, se refere a seus efeitos ou à manutenção das sessões? Ou como advertiu o poeta Vinícius de Moraes que seja infinita, enquanto dure.
Na prática clínica nos deparamos com as questões da posição do analista, como maneja e como dirige o tratamento, mas há também que se pensar sobre a questão fundamental que se coloca: levar a análise até o fim. Cada intervenção do analista deve
levá-lo à sua própria destituição, mas o que isso quer dizer?
O que se pode ler em Freud, diz de uma condição do sujeito diante de suas limitações de ser faltante, bem como dos limites de uma análise, pela supremacia do inconsciente, pela impotência e pelo não saber de cada elemento da dupla.
Afinal: a Psicanálise cura?
Se sim, o que é cura em Psicanálise?
Se não, o que determina o final de uma análise?
datas
07, 14, 21 e 28 de outubro
horário | 13h às 16h
duração
4 encontros de 3 horas cada
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas e profissionais com prática clínica
preço
três mensalidades de R$ 330,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 310,00