Inscrições e informações: (11) 3864-2330, (11) 3865-0017 ou (11) 97666-1249 | Financeiro: (11) 3864-6004
[email protected]
CadastroLogin
CEPCEP
  • Home
  • Sobre o CEP
    • APRESENTAÇÃO
    • PROFESSORES
    • ANOS ANTERIORES
    • CEP 40 ANOS
  • Curso de Formação
  • Núcleos de Formação Permanente
    • PSICANÁLISE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
    • PSICANÁLISE EM INSTITUIÇÕES
    • PSICANÁLISE E PSICOSES
  • Cursos e Atividades

    • COLÓQUIO INTERNO
    • CURSOS BREVES
    • DEBATES
    • DOCUMENTÁRIOS: INVENTORES DA PSICANÁLISE
    • ESTUDO DE CASO
    • EVENTOS
    • GRUPOS DE SUPERVISÃO CLÍNICA
    • JORNADA
    • LABORATÓRIO DE ESCRITA PSICANALÍTICA
    • LITERATURA E PSICANÁLISE
    • OFICINA CLÍNICA
    • PALESTRAS
    • PSICANÁLISE: CINEMA E SÉRIES
    • REFLEXÕES: TEÓRICO-CLÍNICAS
    • REUNIÕES TEMÁTICAS
    • SEMINÁRIOS CLÍNICOS
    • SEMINÁRIOS DE CURTA DURAÇÃO
    • SEMINÁRIOS TEÓRICOS

  • Rede de Atendimento
    • ATENDIMENTO PSICANALÍTICO
    • SOLICITAR PALESTRAS GRATUITAS
  • Livros
      • Cart

        0

    Seminários Teóricos

    • Home
    • Todos os cursos
    • Seminários Teóricos
    • Seminário Teórico: Os filhos de Kant com Sade – como se dirige uma cura de uma parentalidade impossível? – 2014

    Seminário Teórico: Os filhos de Kant com Sade – como se dirige uma cura de uma parentalidade impossível? – 2014

    Alfredo Jerusalinsky
    Seminários Teóricos
    seminário teórico – 1996-2014
    • Programa
    • Docente

    programa
    INCIDÊNCIAS DO RACIONALISMO ALEMÃO e DA POÉTICA FRANCESA NAS CONCEPÇÕES DE “CURA” EM PSICANÁLISE. A direção da cura hoje e as fragilidades de seu poder.

    Lacan provavelmente teria gostado de ser um poeta, mas foi um lógico. Freud teria gostado de ser um cientista, mas descobriu precisamente o avesso dacons-ciência.

    Kant e Sade à simples vista não parecem destinados a formar um matrimônio feliz. Por isso causa um certo estranhamento o título que Lacan reservara para seu escrito “Kant com Sade” (o sublinhado é nosso). Entre o ‘direito irrestrito ao gozo’ e ‘A Crítica da Razão pura’ como poderia vir a se estabelecer uma convergência sendo um irrestrito e o outro crítico? O que ambos poderiam ter em comum? É somente avançar uma palavra no enunciado de cada um, colocando o acento na segunda e não na sua antecedente, para encontrarmos a resposta: ‘gozo’ conjuga de maravilhas com ‘razão pura’ com a simples condição (plenamente cumprida por Kant) de que essa última seja ‘natural’ –tão natural quanto o gozo para Sade. O gozo da razão em Kant requer a crítica dela mesma no interior dela mesma (fundamento da tautologia científica contemporânea), enquanto a razão do gozo em Sade reside na dialética da oposição entre sadismo e masoquismo realizada no interior da extensão do gozo (fundamento do hedonismo contemporâneo).

    Quando isso que tem se autobatizado como “Comunidade Científica Internacional” reclama da Psicanálise sua insuficiente cientificidade passa completamente inadvertido para ela que a está reclamando de insuficiência tautológica e de insuficiência hedonista.

    Sendo que tautologia dá certeza e hedonismo dá gozo no limite, que outra coisa senão um bom casamento de ambas instâncias é o que reclama o sujeito contemporâneo (pós-moderno?) como “cura” de seu sofrido espírito? Não é isso que dissolve a família tradicional, o que tematiza as brigas conjugais, o que desautoriza o saber dos adultos, o que leva a idolatrar a infância como fonte de sabedoria? Não é isso que alimenta a constante gangorra entre a eficiência executiva e o laissez-faire da toxicomania?

    Qual escuta podemos oferecer os psicanalistas à essa reclamação que, pela sua própria textura, se apresenta como demanda de realização iminente? Basta com desvendar a trama do desejo desse objeto, fruto imaginário de tal casamento impossível, e que, perante sua impossibilidade, faz sintoma? Ou se requer também a interpretação da armadilha que o Discurso da Modernidade tecera tão ardilosamente, qual a certeza de uma Penélope que podia fazer e desfazer para novamente fazer o mesmo tecido com a parcimoniosa tranquilidade de que seu sujeito (Ulysses) necessariamente retornaria de sua aventura de autonomia imaginária?

    Nos encontramos com que o poder de captura de tal Discurso é diretamente proporcional à fragilidade de nossa direção da cura.

    Se Freud se encontrou com a oposição entre o gozo da sexualidade e a razão de uma moral (o que dá sintoma no corpo – histeria conversiva), Lacan se deparou com o casamento (não por amor, mas por conveniência) entre uma sexualidade do gozo e o apregoar de um saber absoluto (que dá sintoma na relação com o Outro – paranoia). Pela nossa parte, no tempo atual, suportamos a transferência de certezas não cumpridas e gozos não realizados (o que dá sintomas de destino – obsessões melancólicas, hoje rebatizadas de bipolaridade).

    Um gozo gulosamente sadeano (gozar apesar do outro) conjugado com uma razão curiosamente reivindicante de ‘ser natural’ (a organogénese universal). Os psicanalistas, então, nos perguntamos: quanta regressão da palavra à coisa suporta o sujeito sem desaparecer?

    datas
    sábados | 26 de abril, 24 de maio, 28 de junho, 30 de agosto, 27 de setembro e 25 de outubro de 2014

    horário | 09h às 12h

    carga horária
    18 horas (6 aulas de 3 horas cada)

    dirigido
    a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde

    preço
    três mensalidades de R$ 300,00
    alunos do CEP: três mensalidades de R$ 255,00

    Alfredo Jerusalinsky
    Psicanalista, mestre em Psicologia Clínica e doutor em Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano, membro da Association Lacaniènne Internationale e Presidente Honorário de la Fundación Para el Estudio de los Problemas de la Infância (FEPI), Centro Doutora Lydia Coriat.
    • Programa
    • Docente
    • Compartilhe:

    Podcast | Psicanálise: Gelo & Limão?

    some text

    R. Alm. Pereira Guimarães, 378
    Pacaembu - São Paulo - SP - 01250-000

    Inscrições e informações: (11) 3864-2330
    (11) 3865-0017 ou (11) 97666-1249
    Financeiro: (11) 3864-6004

    [email protected]

    CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
    Política de privacidade | Termos de uso

    .

    Faça login com sua conta de site

    Perdeu sua senha?

    Ainda não tem cadastro? Registrar agora

    Criar nova conta

    Já tem cadastro? Faça o Login