Reunião Temática: A encruzilhada da raça, classe e gênero: em direção a uma psicanálise interseccional – 2022

programa
A psicanálise como prática clínica e como discurso teórico é capaz de abordar questões candentes na sociedade atual? Freud argumentou que, se examinada de perto, a psicologia individual é ao mesmo tempo psicologia social. Da mesma forma, a afirmação de Jacques Lacan de que o inconsciente é estruturado como uma linguagem postula uma psique que é individual e social. Trabalhando a partir de conceitos lacanianos básicos, a Dra. Patricia Gherovici se move na direção da interseccionalidade que enfatiza a importância de múltiplas construções subjetivas como raça, gênero, classe e identidade sexual que se cruzam e se sobrepõem na experiência clínica.
Sua apresentação irá explorar:
1. Gênero: que remonta ao conceito de performatividade de Judith Butler e seu efeito nos estudos de gênero e na psicanálise, e as controvérsias mais recentes geradas pelo movimento trans que podem ser tomadas como uma rejeição das ideias principais de Butler.
2. Raça: A Dra. Gherovici se envolverá com o novo conceito de “Afropessimismo” e, em seguida, discutirá o debate entre Franz Fanon, Jacques Lacan e Octave Mannoni sobre racismo e psicanálise.
3. Classe: A Dra. Gherovici apresentará as questões da pobreza nos “bairros”, conforme encontradas em sua prática como psicanalista no bairro da Filadélfia. Ela vai explorar se o dinheiro e a distinção de classe deslocam as questões de gênero, tornando as questões sociais insuperáveis quando as minorias racializadas experimentam altos níveis de pobreza e alienação social. O potencial emancipatório da psicanálise com minorias racializadas pobres será discutido. Vinhetas clínicas serão compartilhadas com o público ilustrando as questões exploradas.
sexta-feira | dia 09 de setembro
horário | 19h às 21h
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
preço
até o dia 29/08/22 | R$ 200,00
após o dia 29/08/22 | R$ 230,00