Seminário de Curta Duração: Introdução a teoria de Piera Aulagnier – 2021

O seminário traz as contribuições de Piera Aulagnier a psicanálise freudiana e a clínica da psicose.
Em “A Violência da Interpretação” (1975), Aulagnier re-interroga o modelo metapsicológico elaborado por Freud a fim de “encontrar um acesso à análise da relação que o psicótico mantém com o discurso, que permita à experiência analítica uma ação mais próxima da ambição de seu projeto” (Aulagnier.1975:13). Para dar conta desta tarefa, ela propõe um novo modelo do aparelho psíquico, a partir de uma concepção muito própria do conceito de representação, particularmente, a representação pictográfica, que abordaremos neste seminário.
programa
1. Biografia e bibliografia de Piera Aulagnier. A violência da interpretação: do pictograma ao enunciado. Os modos de funcionamento do psiquismo (processo originário e representação pictográfica, primário e representação fantasmática, e o processo secundário) e as potencialidades neurótica, psicótica e polimorfa.
2. Um intérprete em busca de sentido I: A teoria do eu, sobre o processo secundário, e a atividade do pensar. Contribuições a teoria da identificação, as Noções de projeto identificatório e contrato narcisista.
3. Um intérprete em busca de sentido II: Contribuições a clínica da psicose e a técnica da Contribuição Figurativa. Estudo de casos e ponderações sobre as formações psicanalíticas.
datas
sextas-feiras | 06, 13 e 20 de agosto
horário | 14h às 17h
carga horária
9 horas (3 aulas de 3 horas cada)
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
preço
duas mensalidades de R$ 370,00
alunos do CEP: duas mensalidades de R$ 340,00