Seminário Teórico: Criatividade e construção da situação analisante: reflexões sobre o manejo clínico com crianças – 2020

Partimos da premissa que a busca de uma linguagem comum, isto é, que seja capaz de estabelecer comunicação entre o par analítico representa um compromisso ético do analista. Neste sentido, ainda que de forma não exclusiva, o atendimento a crianças convoca o analista a refletir e reinventar sua prática com vistas a aproximar-se do universo de seus analisandos. Diante deste cenário, o objetivo deste seminário consiste na apresentação e reflexão sobre as funções da criatividade não só para a construção da situação analisante, mas também como elemento constituinte dos processos de elaboração e ressignificação subjetiva.
programa
1. Criação de uma linguagem comum e metapsicologia do cuidado
2. Construções em análise
3. Criatividade originária e Teoria do Desenvolvimento Emocional
4. Os processos de integração e as funções do ambiente facilitador
5. Espaço potencial e fenômenos transicionais
6. Intersubjetividade e situação analisante
7. O primado da afetividade
8. Manejo e interpretações mutativas
9. A situação analisante e o viver criativo
datas
segundas-feiras | 08, 15, 22 e 29 de junho; 03, 10, 17, 24 e 31 de agosto
horário | 18h às 20h
carga horária
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
preço
três mensalidades de R$ 450,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 400,00