Seminário Teórico: Perspectivas sobre o brincar na situação analisante com crianças – 2019

coordenação Eduardo Fraga de Almeida Prado e Gabriela Malzyner
O lúdico é uma importante forma de comunicação da criança a respeito de seu mal-estar na situação analisante. Neste sentido, escutar, compreender e, por vezes, traduzir esta linguagem é fundamental para aquele que exerce a prática clínica com crianças. Partindo-se do pressuposto que teoria e técnica são aspectos indissociados de uma práxis ética, o presente seminário tem por objetivos promover a leitura diacrônica e a reflexão crítica da teoria da técnica do brincar em Melanie Klein e Donald Winnicott, destacando possíveis ressonâncias e dissonâncias nas concepções dos autores.
programa
As aulas buscarão contemplar os tópicos discriminados no cronograma:
1. Apresentação do curso; relação lúdico e cultura; as bases do brincar em Freud
2. Melanie Klein: bases metapsicológicas para compreensão do brincar
3. Equação simbólica e simbolização
4. Natureza e função da fantasia inconsciente
5. O brincar na situação analisante
6. Donald Winnicott: bases metapsicológicas para a compreensão do brincar
7. Criatividade, espaço potencial e fenômenos transicionais
8. Da relação ao uso do objeto
9. O brincar na situação analisante
datas
segundas-feiras | 18 e 25 de março; 01, 08, 15, 22 e 29 de abril e 06 e 13 de maio
horário | 18h às 20h
carga horária
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
preço
três mensalidades de R$ 420,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 370,00