Inscrições e informações: (11) 3864-2330, (11) 3865-0017 ou (11) 97666-1249 | Financeiro: (11) 3864-6004
[email protected]
CadastroLogin
CEPCEP
  • Home
  • Sobre o CEP
    • APRESENTAÇÃO
    • PROFESSORES
    • ANOS ANTERIORES
    • CEP 40 ANOS
  • Curso de Formação
  • Núcleos de Formação Permanente
    • PSICANÁLISE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
    • PSICANÁLISE EM INSTITUIÇÕES
    • PSICANÁLISE E PSICOSES
  • Cursos e Atividades

    • COLÓQUIO INTERNO
    • CURSOS BREVES
    • DEBATES
    • DOCUMENTÁRIOS: INVENTORES DA PSICANÁLISE
    • ESTUDO DE CASO
    • EVENTOS
    • GRUPOS DE SUPERVISÃO CLÍNICA
    • JORNADA
    • LABORATÓRIO DE ESCRITA PSICANALÍTICA
    • LITERATURA E PSICANÁLISE
    • OFICINA CLÍNICA
    • REFLEXÕES: TEÓRICO-CLÍNICAS
    • REUNIÕES TEMÁTICAS
    • SEMINÁRIOS CLÍNICOS
    • SEMINÁRIOS DE CURTA DURAÇÃO
    • SEMINÁRIOS TEÓRICOS

  • Rede de Atendimento
    • ATENDIMENTO PSICANALÍTICO
    • SOLICITAR PALESTRAS GRATUITAS
    • OBSERVATÓRIO: REDE DE ATENDIMENTO – 2023
  • Livros
      • Cart

        0

    Seminários Teóricos

    • Home
    • Todos os cursos
    • Seminários Teóricos
    • Seminário Teórico: Perspectivas sobre o brincar na situação analisante com crianças – 2019

    Seminário Teórico: Perspectivas sobre o brincar na situação analisante com crianças – 2019

    Eduardo Fraga de Almeida Prado
    Seminários Teóricos
    SeminariosTeoricos1024x3177
    • Programa
    • Docente

    coordenação Eduardo Fraga de Almeida Prado e Gabriela Malzyner

    O lúdico é uma importante forma de comunicação da criança a respeito de seu mal-estar na situação analisante. Neste sentido, escutar, compreender e, por vezes, traduzir esta linguagem é fundamental para aquele que exerce a prática clínica com crianças. Partindo-se do pressuposto que teoria e técnica são aspectos indissociados de uma práxis ética, o presente seminário tem por objetivos promover a leitura diacrônica e a reflexão crítica da teoria da técnica do brincar em Melanie Klein e Donald Winnicott, destacando possíveis ressonâncias e dissonâncias nas concepções dos autores.

    programa
    As aulas buscarão contemplar os tópicos discriminados no cronograma:

    1. Apresentação do curso; relação lúdico e cultura; as bases do brincar em Freud
    2. Melanie Klein: bases metapsicológicas para compreensão do brincar
    3. Equação simbólica e simbolização
    4. Natureza e função da fantasia inconsciente
    5. O brincar na situação analisante
    6. Donald Winnicott: bases metapsicológicas para a compreensão do brincar
    7. Criatividade, espaço potencial e fenômenos transicionais
    8. Da relação ao uso do objeto
    9. O brincar na situação analisante

    datas
    segundas-feiras | 18 e 25 de março; 01, 08, 15, 22 e 29 de abril e 06 e 13 de maio

    horário | 18h às 20h

    carga horária
    18 horas (9 aulas de 2 horas cada)

    dirigido
    a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde

    preço
    três mensalidades de R$ 420,00
    alunos do CEP: três mensalidades de R$ 370,00

    Eduardo Fraga de Almeida Prado
    Psicanalista. Graduado em Direito e Psicologia. Formação em Psicanálise pelo CEP e em Psicanálise com Crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP-SP e em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP. Mestre e Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Atualmente, é um dos coordenadores do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise Infância e Adolescência do CEP, onde também atua como docente no Curso de Formação em Psicanálise. Docente do Curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor responsável pelo Curso de Especialização em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica nessa mesma instituição.
    Gabriela Malzyner
    Psicóloga e psicanalista, mestre em Psicologia Cínica pela PUC-SP. Docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP e coordenadora do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise Infância e Adolescência do CEP. Consultora do Centro de Excelência e Nutrição e Dificuldades Alimentares do Pensi-Sabará Hospital Infantil e Membro da Academy of Eating Disorders.
    • Programa
    • Docente
    • Compartilhe:

    Podcast | Psicanálise: Gelo & Limão?

    some text

    R. Alm. Pereira Guimarães, 378
    Pacaembu - São Paulo - SP - 01250-000

    Inscrições e informações: (11) 3864-2330
    (11) 3865-0017 ou (11) 97666-1249
    Financeiro: (11) 3864-6004

    [email protected]

    CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
    Política de privacidade | Termos de uso

    .

    Faça login com sua conta de site

    Perdeu sua senha?

    Ainda não tem cadastro? Registrar agora

    Criar nova conta

    Já tem cadastro? Faça o Login