Inscrições e informações: (11) 3864-2330, (11) 3865-0017 ou (11) 97666-1249 | Financeiro: (11) 3864-6004
[email protected]
CadastroLogin
CEPCEP
  • Home
  • Sobre o CEP
    • APRESENTAÇÃO
    • PROFESSORES
    • ANOS ANTERIORES
    • CEP 40 ANOS
  • Curso de Formação
  • Núcleos de Formação Permanente
    • PSICANÁLISE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
    • PSICANÁLISE EM INSTITUIÇÕES
    • PSICANÁLISE E PSICOSES
  • Cursos e Atividades

    • COLÓQUIO INTERNO
    • CURSOS BREVES
    • DEBATES
    • DOCUMENTÁRIOS: INVENTORES DA PSICANÁLISE
    • ESTUDO DE CASO
    • EVENTOS
    • GRUPOS DE SUPERVISÃO CLÍNICA
    • JORNADA
    • LABORATÓRIO DE ESCRITA PSICANALÍTICA
    • LITERATURA E PSICANÁLISE
    • OFICINA CLÍNICA
    • REFLEXÕES: TEÓRICO-CLÍNICAS
    • REUNIÕES TEMÁTICAS
    • SEMINÁRIOS CLÍNICOS
    • SEMINÁRIOS DE CURTA DURAÇÃO
    • SEMINÁRIOS TEÓRICOS

  • Rede de Atendimento
    • ATENDIMENTO PSICANALÍTICO
    • SOLICITAR PALESTRAS GRATUITAS
    • OBSERVATÓRIO: REDE DE ATENDIMENTO – 2023
  • Livros
      • Cart

        0

    Seminários Teóricos

    • Home
    • Todos os cursos
    • Seminários Teóricos
    • Seminário Teórico: Sofrimento psíquico do bebê e da criança: introdução à clínica psicanalítica dos aspectos autísticos – 2023

    Seminário Teórico: Sofrimento psíquico do bebê e da criança: introdução à clínica psicanalítica dos aspectos autísticos – 2023

    Celia Fix Korbvicher
    Seminários Teóricos
    banners texto CEP 2023_1024x3176
    • Programa
    • Docente

    coordenação Eduardo Fraga de Almeida Prado e Gabriela Malzyner

    objetivo
    Introduzir investigações e conceitos psicanalíticos presentes na clínica psicanalítica do bebê e da criança com aspectos autísticos.
    Abordaremos: pesquisas atuais, sinais de alarme e indicadores de risco de autismo, diagnósticos diferenciais, indicadores sensórios- corporais, construção da parentalidade, protocolo PRISMA, avaliação, detecção e intervenção psicanalítica oportuna.

    programa
    1.“O despertar da vida psíquica e implicações no futuro”
    2. Quando algo não vai bem: reconhecimento de sinais de alarme e intervenção oportuna
    3. Movimentos gerais do bebê e sua importância para a compreensão do desenvolvimento inicial
    4. Parentalidade e autismo: formando uma rede de continência com os pais
    5. Mente Primordial e Linguagem do Analista: uma linguagem de emoção
    6. Instrumentos clínicos de acesso ao funcionamento autístico: o prisma psicanalítico
    7. PRISMA: Protocolo de Investigação Psicanalítica de Sinais de Mudança em Autismo
    8. Desafios diagnósticos e compreensões diferenciais
    9. Pesquisas atuais

    datas
    segundas-feiras | 25 de setembro; 02, 09, 16, 23 e 30 de outubro e 06, 13 e 27 de novembro

    horário | 18h às 20h

    carga horária
    18 horas (9 aulas de 2 horas cada)

    dirigido
    a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, profissionais das áreas da saúde, a alunos, ex-alunos do Curso de Formação em Psicanálise e a profissionais interessados no trabalho com bebês, crianças e adolescentes

    preço
    três mensalidades de R$ 475,00
    alunos do CEP: três mensalidades de R$ 425,00

    Celia Fix Korbvicher
    Analista didata e supervisora da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Focou sua atenção no estudo dos fenômenos autísticos em pacientes neuróticos. Escreveu diversos trabalhos que estão publicados em revistas nacionais e internacionais. É autora do livro “Transformações Autísticas: O referencial de Bion e o Fenômeno Autístico” publicado em 2010 pela Imago Editora e em 2012 pela Karnac. Recebeu em 2001 e 2008 o Prêmio Fábio Leite Lobo e em 2004 o Parthenope Bion Thalamo International Prize e em 2005 France Tustin Memorial Prize.
    Eduardo Fraga de Almeida Prado
    Psicanalista. Graduado em Direito e Psicologia. Formação em Psicanálise pelo CEP e em Psicanálise com Crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP-SP e em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP. Mestre e Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Atualmente, é um dos coordenadores do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise Infância e Adolescência do CEP, onde também atua como docente no Curso de Formação em Psicanálise. Docente do Curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor responsável pelo Curso de Especialização em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica nessa mesma instituição.
    Fatima Maria Vieira Batistelli
    Psicóloga pela USP. Especialista em Psicanálise de Crianças e Adolescentes pelo Instituto Sedes Sapientae. Membro Associado da SBPSP. Membro da Clínica 0-3 - Intervenção nas Relações Pais-Bebê-Criança Pequena do Centro de Atendimento Psicanalítico da SBPSP. Membro do grupo Prisma de Psicanálise e Autismo (GPPA) e membro do Núcleo de Saúde Mental da Sociedade de Pediatria de São Paulo.
    Gabriela Malzyner
    Psicóloga e psicanalista, mestre em Psicologia Cínica pela PUC-SP. Docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP e coordenadora do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise Infância e Adolescência do CEP. Consultora do Centro de Excelência e Nutrição e Dificuldades Alimentares do Pensi-Sabará Hospital Infantil e Membro da Academy of Eating Disorders.
    Mariangela Mendes de Almeida
    Psicóloga e psicoterapeuta. Mestre pela University of East London/Tavistock Clinic (Associada Clínica ao Departamento de Criança e Família de 1988 a 1993). Doutora pela Universidade Federal de São Paulo e Coordenadora do Núcleo de Atendimento a Pais e Bebês no Setor de Saúde Mental do Departamento de Pediatria (UNIFESP). Membro Filiado ao Instituto de Psicanálise da SBPSP, integrante do Grupo Prisma de Psicanálise e Autismo e da Clínica 0-3 do Centro de Atendimento Psicanalítico da SBPSP. Especialista em Psicopatologia do Bebê pela Universidade de Paris XIII. Membro da Cippa. Membro do Rieppi. Membro do Departamento de Psicanálise com Crianças e Docente do curso Relação Pais-Bebê: da Observação à Intervenção do Instituto Sedes Sapientiae.
    Maria Cecilia Pereira da Silva
    Psicanalista. Membro Efetivo, Analista Didata, Analista de Crianças e Adolescentes e Docente da SBPSP. Coordenação Geral da Cippa Latino-Americana (Cippa – Coordenação Internacional entre Psicoterapeutas e Psicanalistas que se ocupam de pessoas com Autismo) e membro do Rieppi. Especialista em Psicopatologia do Bebê pela Universidade de Paris Xlll. Pós doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Coordenadora da Clínica 0-3 – Intervenção nas Relações Iniciais Pais-Bebês do Centro de Atendimento Psicanalítico da SBPSP.
    Patricia Rossetti
    Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Residência Médica em Psiquiatria de Adultos pelo HCRP-USP. Residência Médica em Psiquiatra de Crianças e Adolescentes pelo HCRP-USP. Pós Graduação em Transtorno de Aprendizagem pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP. Membro Fundador do Ambulatório de Adolescentes do HC-USP-RP. Membro Associado da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP. Membro Associado da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (ABENEPI). Psicanalista de Crianças e Adolescentes- SBPSP. Membro Associado da SBPSP e da International Psychoanalytical Association (IPA). Monitora do Curso “O Impulso Investigador 3” da SBPSP, ministrado pela Dra Izelinda Garcia de Barros. Membro do Grupo 0-3 anos da SBPSP e do Grupo de Autismo da SBPSP.
    Pessia Grywac
    Consultora e orientadora em Terapia Ocupacional. Doutora e mestre em Psicologia pela IPUSP. TO pela FMUSP. Especializaçao em Neuropediatria e UTI Neonatal. Professora convidada do Instituto Sedes Sapientiae no curso da Clínica Interdisciplinar da Primeira Infância desde março 2019. Terapeuta Ocupacional do Núcleo de Bebês de Risco em Saúde Mental no Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Possui permissão para utilização da Avaliação Comportamental Neonatal de Brazelton (Boston, 1982) e da General Motor Assessment de Precthl (Graz, 2002), entre outras. Instrutora Sênior em Terapia Ocupacional nos Cursos de Tratamento Neuroevolutivo/Conceito Bobath desde 1976 e de Curso de Bebês desde 1980 (Berna).
    Regina Elisabeth Lordello Coimbra
    Psiquiatra e psicanalista, membro efetivo, docente e ditada da SBPSP. Psicanalista de Crianças e adolescentes pela IPA.
    Rogério Lerner
    Psicólogo e psicanalista. É mestre e doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do IPUSP. Concluiu o Pós-Doutorado pela Université Pierre et Marie Curie - Paris 6 (2009). Desde 2011, quando obteve o título de Livre-Docente em Psicologia, é professor associado do IP-USP e do Fellow do College of Research Training Programme University College London (IPA). Sua atuação se dá nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento, Psicanálise, Parentalidade e Constituição Psíquica. Autor de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais.
    • Programa
    • Docente
    • Compartilhe:

    Podcast | Psicanálise: Gelo & Limão?

    some text

    R. Alm. Pereira Guimarães, 378
    Pacaembu - São Paulo - SP - 01250-000

    Inscrições e informações: (11) 3864-2330
    (11) 3865-0017 ou (11) 97666-1249
    Financeiro: (11) 3864-6004

    [email protected]

    CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
    Política de privacidade | Termos de uso

    .

    Faça login com sua conta de site

    Perdeu sua senha?

    Ainda não tem cadastro? Registrar agora

    Criar nova conta

    Já tem cadastro? Faça o Login