Seminário Teórico: Virtualidade e atividades remotas na clínica psicanalítica com crianças – 2021

coordenação Eduardo Fraga de Almeida Prado e Gabriela Malzyner
No contexto da pandemia da COVID-19 o isolamento social foi considerado a estratégia privilegiada para contenção do coronavírus. Neste cenário, a prática psicanalítica com crianças, de caráter eminentemente presencial, passou por modificações. A modalidade remota, por sua vez, nos convida a refletir sobre questões fundamentais que envolvem o manejo clínico, tais como: a construção da situação analisante, a dinâmica transferencial, o brincar, a interpretação e o lugar dos pais. Partindo destas premissas, temos por objetivo apresentar e refletir a respeito dos fundamentos teórico e técnicos da clínica psicanalítica com crianças nos contextos das sessões presenciais e remotas.
programa
1. A virtualidade e os primórdios da clínica psicanalítica
2. Construção do setting analisante (presencial/remoto)
3. Brincar na clínica com crianças (presencial)
4. Brincar na clínica com crianças (remoto)
5. Transferência na clínica com crianças (presencial)
6. Transferência na clínica com crianças (remoto)
7. Lugar dos pais na clínica com crianças (presencial)
8. Lugar dos pais na clínica com crianças (remoto)
9. Diferentes quadros clínicos e análise remota
datas
segundas-feiras | 22 e 29 de março; 05, 12, 19 e 26 de abril e 03, 10 e 17 de maio
horário | 18h às 20h
carga horária
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, profissionais das áreas da saúde, a alunos, ex-alunos do Curso de Formação em Psicanálise e a profissionais interessados no trabalho com bebês, crianças e adolescentes.
preço
três mensalidades de R$ 450,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 400,00