Inscrições e informações: (11) 3864-2330, (11) 3865-0017 ou (11) 97666-1249 | Financeiro: (11) 3864-6004
[email protected]
CadastroLogin
CEPCEP
  • Home
  • Sobre o CEP
    • APRESENTAÇÃO
    • PROFESSORES
    • ANOS ANTERIORES
    • CEP 40 ANOS
  • Curso de Formação
  • Núcleos de Formação Permanente
    • PSICANÁLISE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
    • PSICANÁLISE EM INSTITUIÇÕES
    • PSICANÁLISE E PSICOSES
  • Cursos e Atividades

    • COLÓQUIO INTERNO
    • CURSOS BREVES
    • DEBATES
    • DOCUMENTÁRIOS: INVENTORES DA PSICANÁLISE
    • ESTUDO DE CASO
    • EVENTOS
    • GRUPOS DE SUPERVISÃO CLÍNICA
    • JORNADA
    • LABORATÓRIO DE ESCRITA PSICANALÍTICA
    • LITERATURA E PSICANÁLISE
    • OFICINA CLÍNICA
    • PALESTRAS
    • PSICANÁLISE: CINEMA E SÉRIES
    • REFLEXÕES: TEÓRICO-CLÍNICAS
    • REUNIÕES TEMÁTICAS
    • SEMINÁRIOS CLÍNICOS
    • SEMINÁRIOS DE CURTA DURAÇÃO
    • SEMINÁRIOS TEÓRICOS

  • Rede de Atendimento
    • ATENDIMENTO PSICANALÍTICO
    • SOLICITAR PALESTRAS GRATUITAS
  • Livros
      • Cart

        0

    Seminários Teóricos

    • Home
    • Todos os cursos
    • Seminários Teóricos
    • Seminário Teórico: Virtualidade e atividades remotas na clínica psicanalítica com crianças – 2021

    Seminário Teórico: Virtualidade e atividades remotas na clínica psicanalítica com crianças – 2021

    Claudia Vannozzi Brito, Eduardo Fraga de Almeida Prado, Marília Franco e Silva Velano e Patricia Santos de Souza Delfini
    Seminários Teóricos
    Seminário Teórico 2021 – 1024
    • Programa
    • Docente

    coordenação Eduardo Fraga de Almeida Prado e Gabriela Malzyner

    No contexto da pandemia da COVID-19 o isolamento social foi considerado a estratégia privilegiada para contenção do coronavírus. Neste cenário, a prática psicanalítica com crianças, de caráter eminentemente presencial, passou por modificações. A modalidade remota, por sua vez, nos convida a refletir sobre questões fundamentais que envolvem o manejo clínico, tais como: a construção da situação analisante, a dinâmica transferencial, o brincar, a interpretação e o lugar dos pais. Partindo destas premissas, temos por objetivo apresentar e refletir a respeito dos fundamentos teórico e técnicos da clínica psicanalítica com crianças nos contextos das sessões presenciais e remotas.

    programa
    1. A virtualidade e os primórdios da clínica psicanalítica
    2. Construção do setting analisante (presencial/remoto)
    3. Brincar na clínica com crianças (presencial)
    4. Brincar na clínica com crianças (remoto)
    5. Transferência na clínica com crianças (presencial)
    6. Transferência na clínica com crianças (remoto)
    7. Lugar dos pais na clínica com crianças (presencial)
    8. Lugar dos pais na clínica com crianças (remoto)
    9. Diferentes quadros clínicos e análise remota

    datas
    segundas-feiras | 22 e 29 de março; 05, 12, 19 e 26 de abril e 03, 10 e 17 de maio

    horário | 18h às 20h

    carga horária
    18 horas (9 aulas de 2 horas cada)

    dirigido
    a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, profissionais das áreas da saúde, a alunos, ex-alunos do Curso de Formação em Psicanálise e a profissionais interessados no trabalho com bebês, crianças e adolescentes.

    preço
    três mensalidades de R$ 450,00
    alunos do CEP: três mensalidades de R$ 400,00

    Claudia Vannozzi Brito
    Psicóloga, psicanalista e professora. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, tendo como tema de pesquisa “Questões Técnicas nas Consultas com Pais na Psicanálise de Crianças e Adolescentes: uma visão winnicottiana”. Formação em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. Atendimento clínico de crianças, adolescentes e adultos em consultório particular desde 1991. Professora do curso de Expansão Cultural “Psicoterapia psicanalítica infanto-juvenil: o atendimento aos pais como instrumento terapêutico” do Instituto Sedes Sapientiae. Autora do livro “As Consultas com Pais na Psicoterapia de Crianças e Adolescentes: Abrindo Espaço Para o Desenvolvimento”, ed. Zagodoni.
    Eduardo Fraga de Almeida Prado
    Graduado em Psicologia. Formação em Psicanálise pelo CEP e em Psicanálise com Crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP-SP e em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP. Mestre e Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Atualmente, é um dos coordenadores do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise Infância e Adolescência do CEP, onde também atua como docente no Curso de Formação em Psicanálise. Docente do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Professor Responsável pelo Curso de Especialização em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica nesta mesma IES.
    Gabriela Malzyner
    Psicóloga e psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, membro colaborativo da Clínica Cybelle Weinberg de Estudos e Pesquisas em Psicanálise da Anorexia e Bulimia (CEPPAN), Membro da Academy for Eating Disorders, consultora do Centro de Dificuldades Alimentares do Pensi-Sabará Hospital Infantil e Coordenadora do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise Infância e Adolescência do CEP, também atua como docente do curso de Formação em Psicanálise na mesma instituição.
    Marília Franco e Silva Velano
    Doutora em Psicologia pelo IPUSP com doutorado sanduíche pela Université Paris VII/Denis Diderot. Mestre em Psicologia pela Université Paris VII/Denis Diderot - École Doctorale de Recherches en Psychopathologie et Psychanalyse - linha de pesquisa sobre a Psicose e os Estados Limites. Membro Associado e professora do Departamento de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientiae. Aprimoramento no internato clínico da École de Bonneuil (Centre D’Étude et Recherche en Psychanalyse et Pédagogie) fundada pela psicanalista Maud Mannoni. Formada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi psicóloga clínica do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS Infantil) da Prefeitura de São Paulo (2010- 2012). Foi psicóloga clínica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) atuando na área da Assistência, Ensino e Pesquisa. Foi professora adjunta da Universidade Paulista (UNIP) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Terapeuta do Grupo Acesso - Estudos, Intervenções e Pesquisa em Adoção da Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae. Exerce atividade clínica em consultório particular.
    Patricia Santos de Souza Delfini
    Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Formação em Psicanálise com Crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. É especialista em Saúde Mental Multiprofissional pela Secretaria Estadual de Saúde, mestrado e doutorado em Ciências e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atua como docente do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie, no curso de Psicologia. É pesquisadora do Laboratório de Saúde Mental Coletiva (Lasamec) da FSP/USP, acompanhante terapêutica e psicóloga clínica. Tem experiência em docência, principalmente, nas áreas Social, da Saúde e Clínica.
    • Programa
    • Docente
    • Compartilhe:

    Podcast | Psicanálise: Gelo & Limão?

    some text

    R. Alm. Pereira Guimarães, 378
    Pacaembu - São Paulo - SP - 01250-000

    Inscrições e informações: (11) 3864-2330
    (11) 3865-0017 ou (11) 97666-1249
    Financeiro: (11) 3864-6004

    [email protected]

    CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
    Política de privacidade | Termos de uso

    .

    Faça login com sua conta de site

    Perdeu sua senha?

    Ainda não tem cadastro? Registrar agora

    Criar nova conta

    Já tem cadastro? Faça o Login