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Desenvolvido por SD TecnologiaA Rede de Atendimento
é um sistema de parcerias que possibilita o atendimento terapêutico
especializado a diversos setores da população por valores acessíveis a cada
interessado e em diferentes regiões de São Paulo.
Ampliando a proposta de divulgação da Psicanálise, os analistas membros da
clínica do CEP oferecem palestras gratuitas a empresas e instituições
interessadas.
180 Analistas Credenciados
Palestras realizadas em Universidades, Hospitais, Escolas, Creches, Clínicas e
Empresas.
Conheça alguns temas disponíveis e entre em contato para solicitar uma palestra
para sua empresa ou instituição. Outros temas também podem ser desenvolvidos de
acordo com a demanda.
A Escuta Psicanalítica e Suas
Contribuições à Educação
A escuta, como um dos pilares básicos da clínica psicanalítica, convoca a
livre associação de ideias, reflexões e manifestações daquele que se propõe à
auto análise. Já a educação — ato impossível postulado por Freud — se coloca
como insucesso constitutivo por não objetivar a apresentar falhas. A escuta da
clínica, por um outro lado, dispõe-se às falhas e apresenta ao sujeito seus
contrapontos entre ideal e desejo.
Palestrante: André
Linn
Diretor de escola, psicanalista especialista em Semiótica Psicanalítica pelo
Programa de Pós Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP, autor em
material didático de vídeo documentário e membro da Rede de Atendimento
Psicanalítico – Clínica do CEP.
A Mentira que o Paciente Conta em
Análise
Fenômeno recorrente na clínica psicanalítica, a mentira não surge sem um
simbolismo que a sustente. Por que os pacientes mentem em análise? Qual a
escuta oferecida para este tipo de discurso? Esta palestra procura discutir a
função que a mentira tem para o paciente.
Palestrante: Marcia
Schivartche Goldstein
Formada em educação pela USP. Psicanalista formada pelo Sedes Sapientiae.
Mestre e Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP.
Contribuições do Pensamento e da Clínica
de Winnicott para o Atendimento Psicanalítico online
A pandemia de Covid-19 vem sendo um desafio em diversas áreas. Dentre elas,
destaco a sustentação de uma clínica psicanalítica realizada exclusivamente
online. Recorrerei ao pensamento de Winnicott, mais precisamente a noção de
espaço potencial e o uso de objeto. Da prática clínica, destaco as consultas
terapêuticas para abordar o tema.
Palestrante: Márcia
Campos
Psicanalista, integrante da Rede de Atendimento Psicanalítico – Clínica do CEP,
doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP.
Mal-estar na Contemporaneidade
Na atualidade, a infelicidade neurótica divide espaço com outros
sofrimentos, por exemplo, as várias formas de adição química, comportamentos
workaholic, vício digital, uso excessivo dos cartões de crédito, transtornos
alimentares e manifestações psicossomáticas, além de respostas erópticas em uma
modalidade selfie do existir. Um dos articuladores dessas ocorrências aponta
para um estado de mal-estar do silêncio, próprio da contemporaneidade, que
produz ruídos para ensurdecer a experiência do estar-em-si.
Palestrante: José Luiz
C. Dias Tavares
Psicanalista pelo Centro de Estudos Psicanalíticos-SP e integrante da Rede de
Atendimento Psicanalítico – Clínica do CEP ; doutor em Medicina pela
Universidade Federal Estado de São Paulo; pós-doutor em Medicina pelo Imperial
College-UK; mestrando em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP.
O que é o Inconsciente?
Como perceber a presença do Inconsciente no dia a dia? Como ele pode
interferir na vida do sujeito? Um estudo a partir de “Psicopatologia da Vida
Cotidiana”, de Freud.
Palestrante: Claudia
Barral
Formada em Teatro pela Universidade Federal da Bahia, com passagem pela
Academia Russa de Arte Teatral (Gitis), é psicanalista formada pelo CEP com
especialização em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP e integrante da Rede de
Atendimento Psicanalítico – Clínica do CEP.
O Papel da Escola e das Funções
Parentais
Destinado aos pais e educadores, pretende-se discutir quais são os papéis
de cada um desses atores na educação e formação de crianças e adolescentes.
Como a Psicanálise pode ajudar nessa diferenciação e nessas relações?
Palestrante: Célia
Maria Teixeira
Psicóloga formada pela UFRJ e especialista em Psicologia Social, pós-graduada
em Sócio Psicologia pela FESPSP, psicanalista formada pelo CEP e integrante da
Rede de Atendimento Psicanalítico – Clínica do CEP.
O Pedido de Consentimento Quando
Escrevemos sobre Pacientes
Desde Freud, se escreve utilizando material produzido em análise para
aquilo que se costuma chamar de estudo de caso. Qual a ética subjacente a este
tipo de escrita? Estariam os pacientes à vontade para autorizar o uso de seu
material? Este material é de fato dos pacientes? Se faz necessário solicitar
autorização para incluir este tipo de material na escrita de casos? Nesta
palestra, iremos discutir essas e outras questões relacionadas ao disfarce e à
confidencialidade do material clínico.
Palestrante: Marcia
Schivartche Goldstein
Formada em educação pela USP. Psicanalista formada pelo Sedes Sapientiae.
Mestre e Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP.
O Sujeito Adolescente
Puberdade e adolescência, a reatualização do Édipo.
Palestrante: Claudia
Barral
Formada em Teatro pela Universidade Federal da Bahia, com passagem pela
Academia Russa de Arte Teatral (Gitis), é psicanalista formada pelo CEP com
especialização em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP e integrante da Rede de
Atendimento Psicanalítico – Clínica do CEP.
Por que os pais acham que seus filhos
adolescentes são difíceis?
A partir da escuta clínica de adolescentes, podemos olhar a adolescência
por outro ângulo, o que irá possibilitar uma visão e uma escuta diferenciada
para aquilo que chamamos de “Crise da Adolescência”.
Palestrante: Elaine
Tasso
Psicanalista pelo CEP, pós-graduada em Neuro-psicopedagogia pela FACON.
Especialização em Psicanálise com crianças e adolescentes com foco em doenças
psicossomáticas pelo Hospital das Clínicas – Instituto da Criança e do
Adolescente. Fez formação no Núcleo de Psicoses e no Núcleo de Crianças e
Adolescentes pelo CEP. Integrante da Rede de Atendimento Psicanalítico –
Clínica do CEP e atua em consultório particular atendendo adultos, crianças e
adolescentes.
Psicanálise e Neurociência
Pretende-se, nessa proposta interdisciplinar, apresentar noções básicas de
neurociência, em particular a ação dos neurotransmissores nas emoções humanas e
como os psicofármacos interferem nesses processos. Combinando os conhecimentos
de ambas disciplinas para uma melhor compreensão dos processos que envolvem a
mente, o inconsciente e a bioquímica do cérebro e, desta forma, melhorarmos nosso
mecanismo de escuta analítica.
Palestrante: Deise
Zamboni
Mestre em Ciências (modalidade Química – USP), especialização em
Psicofarmacologia, Neurociências e Homeopatia e integrante da Rede de
Atendimento Psicanalítico – Clínica do CEP.
Suicídio: da passagem ao ato
Um olhar psicanalítico sobre o suicídio, desmistificando tabus e silêncios.
Palestrante: Camila Igari
Psicanalista, mestre e doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP
e integrante da Rede de Atendimento Psicanalítico – Clínica do CEP.
Maternalismo: o que é, seus impactos na
família e as possibilidades de transformar papéis femininos e masculinos.
Apresentação e bate-papo apoiados em noções de História, Arte e Psicanálise
sobre Maternalismo. Um discurso que “colou” as mulheres ao papel de cuidadoras,
contribuindo para a desigualdade de gêneros com efeitos negativos sobre o
individuo e as famílias. A proposta é provocar uma reflexão sobre quem deve
cuidar das atuais e futuras gerações, bem como discutir alternativas para a construção
de papéis femininos e masculinos mais colaborativos, justos e saudáveis, em
casa e no trabalho.
Palestrante: Gabriela
Garcia
É psicanalista e formou-se pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP), em São
Paulo. Fez estágio no Hospital Psiquiátrico São João de Deus, onde atendeu
pacientes com quadros graves de depressão, ansiedade e dependência
química.Também graduou-se em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e
Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP) e em Jornalismo, pela Faculdade de Comunicação
Social Cásper Líbero. Como jornalista, cobriu a área saúde mental por vários
anos, atividade que a levou para o campo da psicanálise. Atualmente realiza
atendimento de adultos em sessões on-line ou presencial, na Vila Romana (zona
oeste de SP).
Síndrome de Burnout; Como a Psicanálise
pode ajudar?
Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio
emocional com sintomas de EXAUSTÃO extrema, ESTRESSE e esgotamento físico
resultante de situações de trabalho desgastante, com muita competitividade, e
METAS DIFICEIS. Muitas vezes, traumas antigos do sujeito são acionados nessas
situações. Os conceitos de EU IDEAL e do IDEAL DO EU são revisitados nessa
palestra a fim de verificar como a Psicanálise poderá auxiliar o SER em sua subjetividade
a suportar tais situações.
Palestrante: Deise
Zamboni
Mestre em Ciências (modalidade Química – USP), especialização em
Psicofarmacologia, Neurociências e Homeopatia e integrante da Rede de
Atendimento Psicanalítico – Clínica do CEP.
Transtornos Alimentares; Como a Psicanálise pode ajudar?
Atualmente alguns
transtornos alimentares tais como BULIMIA, ANOREXIA, ou até a OBESIDADE são
alvos de estudos de vários profissionais da área da saúde. Segundo Freud, a
busca do prazer está relacionada com a redução de uma tensão ou evitação de um
desprazer, por isso a busca pelo alimento, também está associada á necessidade
do alívio de uma tensão, medo, angústia ou sensação desagradável. Nessa
Palestra, procuraremos revisitar conceitos da Psicanálise como o desenvolvimento
da FASE ORAL à fim de verificar como a Psicanálise poderá auxiliar o SER
acometido por esses transtornos.
Palestrante: Deise
Zamboni
Mestre em Ciências (modalidade Química – USP), especialização em
Psicofarmacologia, Neurociências e Homeopatia e integrante da Rede de
Atendimento Psicanalítico – Clínica do CEP.
Geração hiperconectada
Celular na escola,
entre as crianças do ciclo básico, é uma realidade. Uma realidade incerta, como
toda realidade. As pesquisas mais recentes sobre o uso de celulares na escola
sugerem que o seu uso pode ter efeitos positivos e negativos no desempenho
acadêmico dos alunos. A palestrante se propõe, a partir de conceitos da
psicanálise, a discutir com educadores, pais e alunos sobre essa realidade
escolar.
Palestrante: Patrícia
Cerqueira Guterman
Psicanalista pelo
Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP); integrante da Rede de
Atendimento Psicanalítico – Clínica do CEP; pós-graduanda em Psicanálise de
Bebês, Crianças e Adolescentes pelo Instituto Espe; membro do Núcleo de
Formação Permanente de Infância e Adolescência do CEP;
Poder narrar-se
O que você sabe sobre
a sua história antes de você ser você? Qual a história do seu nome? Quem te
nomeou? A psicanálise atual, cada vez mais, se depara com sujeitos à deriva de
suas histórias originárias. E isso é um problema: ao não saber se narrar, o
diagnóstico médico entra nesse vácuo. Crianças, adolescentes, adultos, hoje,
são uma doença do DSM (sigla em inglês para manual diagnóstico e estatístico de
transtornos mentais) para, só assim, conseguir se dizer quem são. A
psicanalista argentina Alba Flesler conta a história da paciente que, ao chegar
para sessão, se apresenta com o nome de um transtorno (Eu sou bipolar). Ao que
Alba respondeu: “Poxa, eu achei que fosse Laura!” Aqui, a palestrante se propõe
a conversar com adolescentes, adultos, sobre a importância de a pessoa narrar a
sua história, para dizer: “Quem sou eu, o que sou, o que eu tenho”.
Palestrante: Patrícia
Cerqueira Guterman
Psicanalista pelo
Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP); integrante da Rede de
Atendimento Psicanalítico – Clínica do CEP; pós-graduanda em Psicanálise de
Bebês, Crianças e Adolescentes pelo Instituto Espe; membro do Núcleo de
Formação Permanente de Infância e Adolescência do CEP;