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Desenvolvido por SD TecnologiaPor que há a necessidade de uma formação específica em
psicanálise de crianças? O atendimento psicanalítico de crianças possui
singularidades que fazem dele não apenas um ramo da atividade psicanalítica,
mas um campo específico do saber e da prática psicanalíticos. Dois pontos devem
ser, neste sentido, destacados:
1º – Inclusão da família no atendimento, demandando alterações técnicas.
2º – Plasticidade do psiquismo infantil, necessitando de uma metapsicologia
especí- fica que favoreça a reflexão dos quadros psicopatológicos próprios da
infância.
Estes dois fatores exigem uma formação que possibilite a escuta da criança en quanto sujeito e não como mero desdobramento do que ocorre na clínica de
adultos. O Curso de Formação em Psicanálise de Crianças tem um enfoque
basicamente clínico e, a partir da clínica infantil, é que são pensadas sua
teoria, sua metapsicologia e técnica. Fundamenta-se essencialmente nos relatos
clássicos de casos de análise de crianças e em uma seleção de casos de autores
contemporâneos. O percurso é marcado pela pluralidade de linhas de pensamento
que, oferecendo a oportunidade de se refletir sobre as diversas tendências da
psicanálise de criança, visa a construção de uma postura psicanalítica
pessoal.
O eixo do desenvolvimento da reflexão clínica é a temática da subjetivação.
Tendo como ponto de partida o autismo e como ponto de chegada a neurose, o
trabalho se desenvolve por meio da verificação das diversas fases e
particularidades de cada quadro psicopatológico, de sua incidência no processo
da subjetivação e de como isto pode ser trabalhado na clínica.
programação
atividades
• Aulas expositivas apoiadas em relatos de casos, quando serão enfocadas a
metapsicologia e a técnica
• Supervisão de casos em grupo
• Monografia orientada
• Supervisão individual a partir do 3º semestre
• Atendimento a pacientes
carga horária
1º e 2º semestres: 2 horas e 30 minutos por semana, destinadas a um período
teórico e a outro clínico.
Nos dois semestres finais, haverá aumento da carga horária destinada a
supervisão individual e ao atendimento a pacientes.
requisitos
• Graduação e análise pessoal
• Duas entrevistas de avaliação
datas
quartas-feiras | 07 de fevereiro de 2001
preços
Taxa das entrevistas: R$150,00
Mensalidade: R$200,00
David Calderoni
Psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e pós-doutor pelo IPUSP.
Grace Lagnado
Psicóloga e psicanalista, mestre em psicologia clínica pela Université Catholique de Louvain-Neuve (Bélgica), com especialização em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. É professora e supervisora clínica do curso de Formação em Psicanálise de Crianças do Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP).
Marcelo Lábaki Agostinho
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2003). É técnico de nível superior - psicólogo da Universidade de São Paulo, desde 1997, atuando junto ao Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, na equipe do Serviço de Orientação Profissional. Realizou a formação em Psicanálise no Curso de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, entre 2014 e 2019. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise; psicoterapia familiar de linha psicanalítica; consultas terapêuticas familiares; orientação profissional; atendimento a crianças, adolescentes e adultos; consultas terapêuticas; saúde mental; hospital dia infantil; psicologia infantil e autismo.
Mira Wajntal
Psicologa, psicanalista, graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), Bacharelado em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), mestre em Psicologia Clínica - Núcleo de Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Especialista em Psicologia Clínica. Foi efetivo da Prefeitura Municipal de São Paulo. Atualmente é membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e Bolsista PET (COAPES-SMS PMSP) Unidade Básica de Saúde Vila Romana. Trabalha em consultório Sua larga experiência clínica abrange: clínica com crianças, bebês, adultos e família, além de dar aulas (SEDES) e supervisão clinica
Monica Seincman
psicanalista, linguista, pós-graduada pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP, pós-graduada em Finanças pela FGV-SP, docente no Curso de Formação em Psicanálise do CEP.