cep@centropsicanalise.com.brCEP - Centro de Estudos Psicanalíticos
(11) 3864-2330
Fazer Login
Área do Aluno
  • Curso de Formação em Psicanálise
  • Responsabilidade Social
  • Sobre o CEP
  • ApresentaçãoDocentesCatálogos40 AnosLocalização
  • Serviços
  • Área do AlunoFormação em PsicanáliseRede de AtendimentoPublicações
  • Atendimento

Assine nossa Newsletter

Inscrições e Informações

(11) 3864-2330

(11) 3865-0017 ou (11) 97666-1249

Financeiro: (11) 3864-6004

cep@centropsicanalise.com.br

CEP

Centro de Estudos Psicanalíticos

R. Alm. Pereira Guimarães, 378
Pacaembu São Paulo - SP - 01250-000

CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por SD Tecnologia
Curso de Formação em Psicanálise de Crianças - 2002
Curso de Formação em Psicanálise de Crianças

Curso de Formação em Psicanálise de Crianças - 2002

DocentesGrace Lagnado, Marcelo Lábaki Agostinho, Mira Wajntal, Monica Seincman
03/04/2002

Por que há a necessidade de uma formação específica em psicanálise de crianças? O atendimento psicanalítico de crianças possui singularidades que fazem dele não apenas um ramo da atividade psicanalítica, mas um campo específico do saber e da prática psicanalíticos. Dois pontos devem ser, neste sentido, destacados:

1º – Inclusão da família no atendimento, demandando alterações técnicas.
2º – Plasticidade do psiquismo infantil, necessitando de uma metapsicologia específica que favoreça a reflexão dos quadros psicopatológicos próprios da infância.

Estes dois fatores exigem uma formação que possibilite a escuta da criança enquanto sujeito e não como mero desdobramento do que ocorre na clínica de adultos. O Curso de Formação em Psicanálise de Crianças tem um enfoque basicamente clínico e, a partir da clínica infantil, é que são pensadas sua teoria, sua metapsicologia e técnica. Fundamenta-se essencialmente nos relatos clássicos de casos de análise de crianças e em uma seleção de casos de autores contemporâneos. O percurso é marca- do pela pluralidade de linhas de pensamento que, oferecendo a oportunidade de se refletir sobre as diversas tendências da psicanálise de criança, visa a construção de uma postura psicanalítica pessoal.

O eixo do desenvolvimento da reflexão clínica é a temática da subjetivação. Tendo como ponto de partida o autismo e como ponto de chegada a neurose, o trabalho se desenvolve por meio da verificação das diversas fases e particularidades de cada quadro psicopatológico, de sua incidência no processo da subjetivação e de como isto pode ser trabalhado na clínica.

programação

atividades
• Aulas expositivas apoiadas em relatos de casos, quando serão enfocadas a metapsicologia e a técnica
• Supervisão de casos em grupo
• Monografia orientada
• Supervisão individual a partir do 3º semestre
• Atendimento a pacientes

requisitos
• Graduação e análise pessoal
• Duas entrevistas de avaliação

carga horária
1º e 2º semestres – 2 horas e 30 minutos por semana, destinadas a um período teórico e a outro clínico.
Nos dois semestres finais, haverá aumento da carga horária destinada à supervisão individual e ao atendimento a pacientes.

datas
quartas-feiras | 03 de abril de 2002

duração
02 anos
Horário 4° feira, das 20h às 22h30
preço 
Taxa das entrevistas: R$ 150,00
Mensalidade: R$ 200,00


Grace Lagnado

Psicóloga e psicanalista, mestre em psicologia clínica pela Université Catholique de Louvain-Neuve (Bélgica), com especialização em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. É professora e supervisora clínica do curso de Formação em Psicanálise de Crianças do Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP).

Marcelo Lábaki Agostinho

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2003). É técnico de nível superior - psicólogo da Universidade de São Paulo, desde 1997, atuando junto ao Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, na equipe do Serviço de Orientação Profissional. Realizou a formação em Psicanálise no Curso de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, entre 2014 e 2019. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise; psicoterapia familiar de linha psicanalítica; consultas terapêuticas familiares; orientação profissional; atendimento a crianças, adolescentes e adultos; consultas terapêuticas; saúde mental; hospital dia infantil; psicologia infantil e autismo.

Mira Wajntal

Psicologa, psicanalista, graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), Bacharelado em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), mestre em Psicologia Clínica - Núcleo de Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Especialista em Psicologia Clínica. Foi efetivo da Prefeitura Municipal de São Paulo. Atualmente é membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e Bolsista PET (COAPES-SMS PMSP) Unidade Básica de Saúde Vila Romana. Trabalha em consultório Sua larga experiência clínica abrange: clínica com crianças, bebês, adultos e família, além de dar aulas (SEDES) e supervisão clinica

Monica Seincman

psicanalista, linguista, pós-graduada pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP, pós-graduada em Finanças pela FGV-SP, docente no Curso de Formação em Psicanálise do CEP.

Fale Conosco

CEP Novidades

Email

CEP Novidades

Calendário de Atividades

CEP Novidades

Livreto 2025

CEP Novidades