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Desenvolvido por SD TecnologiaPor que a necessidade de uma formação em Psicanálise de
crianças? O atendimento de crianças possui singularidades que o tornam não um
ramo da atividade psicanalítica, mas um campo específico do saber e da prática
psicanalítica.
A escuta da família, a criança como sintoma dos pais, mas também como sujeito,
a plasticidade do psiquismo infantil ainda em estruturação necessitam de uma
metapsicologia específica que favoreça a reflexão dos quadros psicopatológicos
próprios da infância.
A temática da subjetivação será o eixo para o desenvolvimento de nossa reflexão
clínica, tendo como ponto de partida o autismo e como ponto de chegada a
neurose. Por meio do conhecimento das diversas fases e particularidades de cada
quadro psicopatológico e de sua incidência no processo singular de cada
sujeito; e por meio da pluralidade de linhas de pensamento, que oferecem uma
reflexão sobre as diversas tendências na Psicanálise de crianças, é proposta
aos participantes a construção pessoal de uma clínica psicanalítica com crianças.
programa
atividades
• Aulas expositivas apoiadas em relatos de casos, quando serão enfocadas a
metapsicologia e a técnica
• Supervisão de casos em grupo
• Monografia orientada
• Supervisão individual a partir do 3º semestre
• Atendimento a pacientes
requisitos
• Graduação e análise pessoal
• Duas entrevistas de avaliação
carga horária
1º e 2º semestres: 2 horas e 30 minutos por semana, destinadas a um período
teórico e a outro clínico. Nos dois semestres finais, haverá aumento da carga
horária destinada à supervisão individual e ao atendimento de pacientes.
carga horária total
260 horas
duração
02 anos
datas
segundas-ferias | 05 de abril de 2004
dirigido
a profissionais das áreas de saúde e da educação
preço
Inscrição: R$ 200,00
Mensalidade: R$ 250,00
Grace Lagnado
Psicóloga e psicanalista, mestre em psicologia clínica pela Université Catholique de Louvain-Neuve (Bélgica), com especialização em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. É professora e supervisora clínica do curso de Formação em Psicanálise de Crianças do Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP).
Marcelo Lábaki Agostinho
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2003). É técnico de nível superior - psicólogo da Universidade de São Paulo, desde 1997, atuando junto ao Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, na equipe do Serviço de Orientação Profissional. Realizou a formação em Psicanálise no Curso de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, entre 2014 e 2019. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise; psicoterapia familiar de linha psicanalítica; consultas terapêuticas familiares; orientação profissional; atendimento a crianças, adolescentes e adultos; consultas terapêuticas; saúde mental; hospital dia infantil; psicologia infantil e autismo.
Mira Wajntal
Psicologa, psicanalista, graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), Bacharelado em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), mestre em Psicologia Clínica - Núcleo de Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Especialista em Psicologia Clínica. Foi efetivo da Prefeitura Municipal de São Paulo. Atualmente é membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e Bolsista PET (COAPES-SMS PMSP) Unidade Básica de Saúde Vila Romana. Trabalha em consultório Sua larga experiência clínica abrange: clínica com crianças, bebês, adultos e família, além de dar aulas (SEDES) e supervisão clinica
Monica Seincman
psicanalista, linguista, pós-graduada pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP, pós-graduada em Finanças pela FGV-SP, docente no Curso de Formação em Psicanálise do CEP.