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Psicóloga e psicanalista, mestre em psicologia clínica pela Université Catholique de Louvain-Neuve (Bélgica), com especialização em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. É professora e supervisora clínica do curso de Formação em Psicanálise de Crianças do Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP).
Jussara Falek Brauer
graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Psicologia Clínica - Psicologia (1979) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1988), tendo defendido a livre-docência em 2000 também em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Atualmente, como professora aposentada, desenvolve atividades junto ao programa de Pós-graduação do departamento de psicologia clínica. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Investigações em psicanálise, atuando como psicanalista e como consultora para a área clínica voltada aos distúrbios graves na infância e em problemas ligados à inclusão social e escolar de crianças que os apresentam. É membro da École Lacaniènne de Psychanalyse.
Marcelo Lábaki Agostinho
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2003). É técnico de nível superior - psicólogo da Universidade de São Paulo, desde 1997, atuando junto ao Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, na equipe do Serviço de Orientação Profissional. Realizou a formação em Psicanálise no Curso de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, entre 2014 e 2019. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise; psicoterapia familiar de linha psicanalítica; consultas terapêuticas familiares; orientação profissional; atendimento a crianças, adolescentes e adultos; consultas terapêuticas; saúde mental; hospital dia infantil; psicologia infantil e autismo.
Maria Cristina Ocariz
Psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, membro do Departamento de Psicanálise, professora e supervisora do curso “Psicanálise: Teoria e Clínica” e coordenadora do curso “Conceitos Fundamentais da Teoria Jacques Lacan”, do Instituto Sedes Sapientiae. Autora do livro “O Sintoma e a Clínica Psicanalítica. O Curável e o Que Não Tem Cura”, Via Lettera Editora.
Maria Lucia Viera Violante
Psicóloga, doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP, psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae, professora titular no Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP, é autora de “Ensaios Freudianos em Torno da Psicossexualidade”, Via Lettera ed.
Mira Wajntal
Psicologa, psicanalista, graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), Bacharelado em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), mestre em Psicologia Clínica - Núcleo de Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Especialista em Psicologia Clínica. Foi efetivo da Prefeitura Municipal de São Paulo. Atualmente é membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e Bolsista PET (COAPES-SMS PMSP) Unidade Básica de Saúde Vila Romana. Trabalha em consultório Sua larga experiência clínica abrange: clínica com crianças, bebês, adultos e família, além de dar aulas (SEDES) e supervisão clinica
Monica Seincman
psicanalista, linguista, pós-graduada pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP, pós-graduada em Finanças pela FGV-SP, docente no Curso de Formação em Psicanálise do CEP.
Rosely Pennacchi
psicóloga, psicanalista, mestre em Semiótica pela PUC-SP. Membro fundador da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família. Atende em consultório particular (atendimento individual e familiar).
Por que há a
necessidade de uma Formação em Psicanálise de Crianças? O atendimento de
crianças possui singularidades que o tornam não um ramo da atividade
psicanalítica, mas um campo específico do saber e da prática psicanalítica.
A escuta da família, a criança como sintoma dos pais (mas também como sujeito)
e a plasticidade do psiquismo infantil ainda em estruturação necessitam de uma
metapsicologia específica que favoreça a reflexão dos quadros psicopatológicos
próprios da infância.
A temática da subjetivação será o eixo para o desenvolvimento de nossa reflexão
clínica, tendo como ponto de partida o autismo e como ponto de chegada a
neurose. O curso propõe aos participantes a construção pessoal de uma clínica
psicanalítica com crianças, por meio do conhecimento das diversas fases e
particularidades de cada quadro psicopatológico e de sua incidência no processo
singular de cada sujeito; e por meio da pluralidade de linhas de pensamento,
que oferecem uma reflexão sobre as diversas tendências na psicanálise de
crianças.
atividades
• Aula Teórica: Aulas expositivas apoiadas em relatos de casos, quando serão
enfocadas a metapsicologia e a técnica
• Discussão Clínica
• Seminários Teóricos
• Cursos Breves
• Eventos
• Reuniões Temáticas ou Debates
• Supervisão em grupo e atendimento clínico
• Monografia orientada
carga horária
Obs.:
O aluno poderá optar por fazer os dois Seminários Teóricos obrigatórios
durante os 1° e 2° anos de curso ou após concluir os 2 anos. É obrigatória a
elaboração de uma monografia orientada ao final do curso.
carga horária total
274 horas
início
04 de abril de 2005
duração
2 anos
Requisitos
• Graduação
• Duas entrevistas de avaliação
• Curriculum-vitae atualizado
dirigido
a psicólogos, profissionais das áreas da saúde e da educação
preço
Inscrição: R$ 200,00
Mensalidade: R$ 270,00*