CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaAtividades
Por que a
necessidade de uma Formação em Psicanálise de Crianças? O atendimento de
crianças possui singularidades que o tornam não um ramo da atividade
psicanalítica, mas um campo específico do saber e da prática psicanalítica.
A escuta da família, a criança como sintoma dos pais mas também como sujeito e
a plasticidade do psiquismo infantil ainda em estruturação necessitam de uma
metapsicologia específica que favoreça a reflexão dos quadros psicopatológicos
próprios da infância.
A temática da subjetivação será o eixo para o desenvolvimento de nossa reflexão
clínica, tendo como ponto de partida o autismo e como ponto de chegada a
neurose. O curso propõe aos participantes a construção pessoal de uma clínica
psicanalítica com crianças, por meio do conhecimento das diversas fases e
particularidades de cada quadro psicopatológico e de sua incidência no processo
singular de cada sujeito; e por meio da pluralidade de linhas de pensamento,
que oferecem uma reflexão sobre as diversas tendências na psicanálise de
crianças.
atividades
• Aulas expositivas apoiadas em relatos de casos, quando serão enfocadas a
metapsicologia e a técnica
• Supervisão de casos em grupo
• Reflexões em torno da clínica com crianças
• Monografia orientada
• Supervisão individual a partir do 3º semestre
• Atendimento a pacientes
carga horária
1º e 2º semestres: 2 horas e 30 minutos por semana, destinadas a um período
teórico e a outro clínico. Nos dois semestres finais, haverá aumento da carga
horária destinada à supervisão individual, às reflexões em torno da clínica com
crianças e ao atendimento de pacientes.
carga horária total
274 horas
início
segundas-feiras | 03 de abril de 2006
duração
02 anos
requisitos
• Graduação
• Duas entrevistas de avaliação
• Curriculum-vitae atualizado
dirigido
a profissionais das áreas da saúde e da educação
preço
Inscrição: R$ 200,00
Mensalidade: R$ 280,00
Grace Lagnado
Psicóloga e psicanalista, mestre em psicologia clínica pela Université Catholique de Louvain-Neuve (Bélgica), com especialização em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. É professora e supervisora clínica do curso de Formação em Psicanálise de Crianças do Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP).
Leonardo Luiz
Pós-doutor (2018) pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre (2003) e Doutor (2010) pelo Programa de Pós-Graduandos em Psicologia Clínica no Núcleo de Métodos Psicanalíticos e Formações da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Teoria Psicanalítica (COGEAE-PUC/SP, 1999). Graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (1997), É autor dos livros: "Loucos por música" (Patuá, 2018); "Música no divã: sonoridades psicanalíticas", (3 ed. Casa do psicólogo, 2014), "Música no divã" (Via Lettera, 2011), e "Vitrola Psicanalítica" (Via Lettera, 2005). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em PSICOLOGIA CLÍNICA e Gestão de Pessoas atuando principalmente nos seguintes temas: Psicanálise, Música, Clínica, Escuta, Afetação musical; Comportamento organizacional, treinamento, desenvolvimento e Gestão de Recursos Humanos. Atua também como consultor de Recursos Humanos ministrando cursos e palestras a respeito das relações humanas nas organizações de trabalho. Supervisor de Estágios Clínicos. Psicanalista autônomo desde 1997. Docente Universitário desde 2000.
Luciana Pereira Stoiani
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo(1999), especialização em Curso de Observação da relação mãe-bebê na família pelo Centro de estudos Psicanalíticos mãe-bebê-família(2004) e aperfeicoamento em Orientação em Queixa Escolar pela Universidade de São Paulo(2003). Tem experiência na área de Psicologia.
Marcelo Lábaki Agostinho
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2003). É técnico de nível superior - psicólogo da Universidade de São Paulo, desde 1997, atuando junto ao Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, na equipe do Serviço de Orientação Profissional. Realizou a formação em Psicanálise no Curso de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, entre 2014 e 2019. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise; psicoterapia familiar de linha psicanalítica; consultas terapêuticas familiares; orientação profissional; atendimento a crianças, adolescentes e adultos; consultas terapêuticas; saúde mental; hospital dia infantil; psicologia infantil e autismo.
Marcia Ramos
pscoterapeuta, psicanalista e coordenadora do Capes Infantil da Mooca.
Maria Cristina Ocariz
Psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, membro do Departamento de Psicanálise, professora e supervisora do curso “Psicanálise: Teoria e Clínica” e coordenadora do curso “Conceitos Fundamentais da Teoria Jacques Lacan”, do Instituto Sedes Sapientiae. Autora do livro “O Sintoma e a Clínica Psicanalítica. O Curável e o Que Não Tem Cura”, Via Lettera Editora.
Mira Wajntal
Psicologa, psicanalista, graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), Bacharelado em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), mestre em Psicologia Clínica - Núcleo de Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Especialista em Psicologia Clínica. Foi efetivo da Prefeitura Municipal de São Paulo. Atualmente é membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e Bolsista PET (COAPES-SMS PMSP) Unidade Básica de Saúde Vila Romana. Trabalha em consultório Sua larga experiência clínica abrange: clínica com crianças, bebês, adultos e família, além de dar aulas (SEDES) e supervisão clinica
Monica Seincman
psicanalista, linguista, pós-graduada pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP, pós-graduada em Finanças pela FGV-SP, docente no Curso de Formação em Psicanálise do CEP.
Yone Maria Rafaeli
"Psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, membro da equipe interdisciplinar na Derdic da PUC-SP e organizadora do livro “Audição, Voz e Linguagem: a Clínica e o Sujeito”, ed. Cortez.