CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaPor que há a necessidade de uma Formação em Psicanálise de Crianças? O atendimento de crianças possui singularidades que o tornam não um ramo da atividade psicanalítica, mas um campo específico do saber e da prática psicanalítica. A escuta da família, a criança como sintoma dos pais (e também como sujeito) e a plasticidade do psiquismo infantil ainda em estruturação necessitam de uma metapsicologia específica que favoreça a reflexão dos quadros psicopatológicos próprios da infância. A temática da subjetivação será o eixo para o desenvolvimento de nossa reflexão clínica, tendo como ponto de partida o autismo e como ponto de chegada a neurose. O curso propõe aos participantes a construção pessoal de uma clínica psicanalítica com crianças, por meio do conhecimento das diversas fases e particularidades de cada quadro psicopatológico e de sua incidência no processo singular de cada sujeito; e por meio da pluralidade de linhas de pensamento, que oferecem uma reflexão sobre as diversas tendências na psicanálise de crianças.
atividades
•Aula Teórica:
Aulas expositivas apoiadas em relatos de casos, quando serão enfocadas a
metapsicologia e a técnica psicanalítica
•Discussão Clínica
•Seminários Teóricos
•Cursos Breves
•Eventos
•Reuniões Temáticas ou Debates
•Supervisão em grupo e atendimento clínico
•Monografia orientada
carga horária
Obs.: O aluno
poderá optar por fazer os dois Seminários Teóricos obrigatórios durante os 1° e
2° anos de curso ou após concluir os 2 anos.
É obrigatória a elaboração de uma monografia orientada ao final do
curso.
carga horária total
386 horas
início
30 de março de 2009
duração
2 anos
Horário
2a. feira: 19h30 às 22h
requisitos
Graduação
Duas
entrevistas de avaliação
Curriculum-vitae atualizado
Inscrições
1º semestre: de outubro a março
dirigido A alunos do Curso de Formação em Psicanálise, psicólogos, profissionais das áreas da saúde e da educação
preço
Inscrição: R$ 260,00 Mensalidade: R$ 380,00* * Valor referente a mensalidade do
Curso de Formação em psicanálise de Crianças, Curso Breve e Evento (1º ano)
para o ano de 2009
Antonieta Pezzo
Belinda Mandelbaum
psicanalista com formação na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), doutora em Psicologia Social pelo IPUSP, livre-docente em Psicologia Social pelo IPUSP e coordenadora do Laboratório de Estudos da Família da USP. Autora dos livros Psicanálise da Família, Coleção Clínica Psicanalítica, e Trabalhos com Famílias em Psicologia Social, ambos da ed. Casa do Psicólogo, e de diversos artigos em revistas nacionais e estrangeiras.
Enrique Mandelbaum
membro filiado do Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Com formação de psicólogo (PUC) e doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Experiência em educação infantil, orientação escolar e na clínica psicanalítica com crianças, jovens e adultos. Ministra aulas no CEP desde 2005. Autor dos livros "Frações de Entendimento Íntimo- exercícios críticos de autoanálise com a história e a literatura", Benjamin Editorial, 2023 e "Franz Kafka: Um Judaísmo na Ponte do Impossível", ed. Perspectiva, 2003.
Grace Lagnado
Psicóloga e psicanalista, mestre em psicologia clínica pela Université Catholique de Louvain-Neuve (Bélgica), com especialização em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. É professora e supervisora clínica do curso de Formação em Psicanálise de Crianças do Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP).
Leonardo Beni Tkacz
Psicanalista, membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), mestrado pelo Instituto de Psicologia da USP. Autor de artigos psicanalíticos em várias revistas especializadas.
Luciana Pereira Stoiani
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo(1999), especialização em Curso de Observação da relação mãe-bebê na família pelo Centro de estudos Psicanalíticos mãe-bebê-família(2004) e aperfeicoamento em Orientação em Queixa Escolar pela Universidade de São Paulo(2003). Tem experiência na área de Psicologia.
Monica Seincman
psicanalista, linguista, pós-graduada pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP, pós-graduada em Finanças pela FGV-SP, docente no Curso de Formação em Psicanálise do CEP.
Sandra Pavone
psicanalista, psicóloga (USP), Especialização em Tratamento e Escolarização das Psicopatologias Graves da Infância, Lugar de Vida-USP. Mestrado na PUC-SP, "O universo lúdico na contemporaneidade". Professora e supervisora do Curso de Aprimoramento para Psicólogos da DERDIC-PUC-SP e da Especialização de Psicanálise e Linguagem: uma outra psicopatologia da COGEAE PUC-SP , professora convidada na especialização do Albert Stein em Psicanálise e Saúde, autora de vários artigos sobre autismo e clínica psicanalítica com crianças, coordenadora do curso Brincar na Clínica com crianças e o Grafo do desejo e o percurso de uma análise.