CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologiaresumo:
A proposta desta disciplina é examinar a contribuição de Bion e Winnicott,
autores tradicionalmente não-freudianos, em relação às questões suscitadas
pelas dificuldades encontradas na clínica fora do campo das neuroses.
Questões essas que impeliram Freud para a segunda tópica sem que ele pudesse,
no entanto, encontrar uma resposta satisfatória para elas.
Entretanto, veremos que tanto as questões freudianas como as respostas que os
dois autores lhe aportam, entremeiam-se, surpreendentemente, na malha
metapsicológica que Freud esboçou em seu Projeto de um psicologia (1895) e dos
quais modelos começa a se reapropriar a partir da segunda tópica.
conteúdo:
A representação, como tem sido descoberta e elaborada por Freud, é o conceito
norteador e o mais específico da clínica e da concepção psicanalítica mesmo, e
principalmente, quando a grande parte das configurações psicopatológicas
apontam para seu fracasso, ou para sua falência em se constituir.
Esta disciplina pretende retomar a obra de Freud em seu conjunto para
demonstrar como Bion e Winnicott têm fornecido, na clínica e na teoria, algumas
das respostas mais instigantes para o elo de ligação entre a pulsão e a
representação, um dos eixos principais ao longo do qual se constitui o
movimento e o desenvolvimento do arcabouço freudiano.
O Projeto de Freud que parte de uma dimensão econômica, das quantidades, para a
construção do mundo representativo do psiquismo, a memória e o pensamento,
permite integrar as contribuições de Bion e Winnicott, a serviço do
entendimento da construção psíquica, ausente enquanto conceito em Freud, mas
que é, no entanto, ordenador das contribuições desses autores ingleses.
Permite, assim, assistir a relevância teórico-clínica de um trabalho
metapsicológico da obra freudiana feito por autores que situam-se em contextos
teóricos diversos do freudismo tradicional.
metodologia de ensino:
A metodologia básica consiste em exposição frontal que seja, ao mesmo tempo,
interativa e apoiada em leituras prévias de textos - tanto teóricos quanto
clínicos - às aulas administradas. Alguns serão escolhidos para a discussão em
grupo.
Tomando como eixo central o movimento da obra freudiana, Bion e Winnicott serão
introduzidos dentro do contexto das questões e problemáticas surgidas.
Na medida que esses forem inseridos, o contexto de sua contribuição será
exposto.
data
quarta-feira | 05 de abril de 2000
duração
1 semestre
preço
R$ 120,00 / Alunos do CEP R$ 100,00