CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaGraciela Haydée Barbero
Psicóloga e psicanalista. Mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Realizou estágio de pósdoutorado no IPUSP, no ano 2011 e 2012. Foi lider de pesquisa - UFMT/CUR e professora (adjunto 3) do curso de Psicologia da Universidade Federal do Mato Grosso (Campus de Rondonópolis). Com longa experiência na área de Psicologia Clínica e Psicanálise, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuou principalmente nos seguintes temas de pesquisa: homossexualidades, erotismo sadomasoquista, o papel da lei nas relações de violência, violência de gênero, estudos gay e lésbicos, gênero, identidade, violência doméstica, "Novas Conjugalidades" e união afetiva homossexual. Atualmente coordena um projeto de pesquisa-intervenção na Cadeia feminina da cidade de Rondonópolis.
Patrícia Porchat
Professora do curso de Psicologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru). Titular da "Chaire genre" 2022, oferecida pelo GIS Institut du Genre em parceria com a Université Paris Cité. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual da UNESP/Araraquara e professora do Programa. de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da UNESP/Bauru . Pós-doutorado na Université Paris Diderot. Graduação em Psicologia pela PUC de São Paulo (1987), mestrado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP (2001) e doutorado em Psicologia Clínica pelo IPUSP (2007). Líder do grupo de pesquisa "Psicanálise: Clínica, Teoria e Cultura" da UNESP, pesquisadora do Núcleo de Direitos Humanos e Saúde da População LGBT (NUDHES), do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Vice-coordenadora do GT Psicologia e Estudos de Gênero da ANPEPP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Teoria Psicanalítica, em Epistemologia da Psicanálise e em Estudos de Gênero. É autora do livro Freud e o teste de realidade (2005), pela Casa do Psicólogo/Fapesp e do livro Psicanálise e Transexualismo:Desconstruindo Gêneros e Patologias com Judith Butler (2014), pela Ed. Juruá. Co-organizadora do livro Psicanálise e Gênero: Narrativas feministas e queer no Brasil e na Argentina (2018), pela Ed. Calligraphie.
Regina Fabbrini
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1975), graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1975), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1996) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(2002). Atualmente é Professor de um módulo do curso de 2 anos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor convidado da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Relação Psicanálise Semiótica. Atuando principalmente nos seguintes temas:Criação feminilidade, texto-tessitura, novas formas de linguagem, além da ordem fálica.