CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaCoordenação
Karin de Paula
Comentários
Claudio E. M. Waks
Documentários articulam a ideia de arquivo, mas também de
construção, o que nos brinda com uma sorte de testemunhos que faz pensar. São
produtivos, convocativos, instigadores, como se fôssemos convidados a
participar “daquilo” que se apresenta, dos primórdios da história da
Psicanálise.
Dando continuidade ao dispositivo criado em 2015, no qual foram contemplados os
inventores do campo psicanalítico Sigmund Freud, Ana Freud, Melanie Klein,
Françoise Dolto, Jacques Lacan, em 2016, Sándor Ferenczi, Heinz Kohut, André
Green e Wilfred Bion, em 2017 propomos a aproximação dos autores Karl
Abraham, Christopher Bollas, William Fairbairn e Pierre Fédida.
A perspectiva da qual se parte esta atividade, mantém-se como sendo aquela que
nos coloca nos meandros da contínua reinvenção da Psicanálise.
Para isso, serão apresentados documentários sobre os inventores mencionados,
que serão comentados por psicanalistas convidados e discutidos com o público a
cada sessão.
sábado | 9h às 12h | dia 28 de outubro
Exibição e comentários do documentário – Pierre Fédida
Pierre Fédida foi um dos psicanalistas franceses mais importantes na continuação de Jacques Lacan. De formação filosófica (foi estudante de Gilles Deleuze em Clermont-Ferrand), Pierre Fédida formou-se em Fenomenologia, a qual influenciou a Psicanálise que ele desenvolveu. Trabalhou anos inteiros num diálogo rigoroso com o historiador da Arte Georges Didi-Huberman. Formou centenas de psicanalistas, dirigindo notadamente as teses de Maud Mannoni, Patrick Guyomard e Monique David-Ménard. Foi professor na Universidade Paris VII.
Nascimento: 30 de outubro de 1934, Lyon, França
Falecimento: 1 de novembro de 2002, Paris,
França
Documentários: Inventores da Psicanálise é uma atividade gratuita, dirigida ao público em geral.
Informações e inscrições pelos telefones*
11 3864-2330 | 11 3865-0017
*inscrições antecipadas
Claudio E. M. Waks
psicólogo pela Universidade de Califórnia, Berkeley (EUA), psicanalista, supervisor e coordenador de grupos de estudo. Mestre em Psicologia Clínica PUC-SP, membro efetivo do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi (GBPSF), do International Sándor Ferenczi Network (ISFN) e do International Association for Relational Psychoanalysis & Psychotherapy (IARPP). Fundador/diretor Grupo de Estudo em Psicanálise e Psicoterapia Relacionais (GEPPREL). Membro-fundador, secretário executivo do Instituto Brasileiro de Psicoterapia e Psicanálise Relacional (IBPPR). Membro da Comunidade Phaneros e participante de Curso FoPAP Curso de Formação em Pesquisa para Psicoterapia Assistida por Psicodélicos. Docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP.
Daniel Delouya
É psicanalista e membro efetivo com funções didáticas da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Foi presidente da Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi) entre 2015 e 2017. É autor de cinco livros entre os quais Depressão, estação Psique (Escuta, 2002), e Torções na razão freudiana (2. ed., Blucher, 2019). Atualmente, dedica-se à pesquisa sobre os desdobramentos do trabalho analítico nas problemáticas culturais e políticas.
Karin de Paula
praticante da Psicanálise, doutora em Processos de Singularização pela PUC-SP. Autora dos livros "$em? Sobre a Inclusão e o Manejo do Dinheiro Numa Psicanálise", ed. Casa do Psicólogo, "Do Espírito da Coisa: Um Cálculo de Graça - Sobre o Percurso de Uma Psicanálise", ed. Escuta, "Trabalhando com a Psicanálise: Dos Porta-Dores da Peste", no livro: "Diálogos Sobre Formação e Transmissão em Psicanálise" e "Clínica Psicanalítica das Neuroses", Série Prática Clínica, ambos da ed. Zagodoni, "Atendimento Psicanalítico da Depressão", ed. Zagodoni em organização com Daniel Kupermann, entre outros artigos publicados. Professora e supervisora em universidades e no Curso de Formação em Psicanálise. Coordenadora do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise e Psicoses (CEP).