CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaCoordenação
Karin de Paula
Comentários
Ignácio Gerber
Coordenação Karin de Paula e comentários de Ignacio Gerber
Documentários articulam a ideia de arquivo, mas também de construção, o que nos brinda com uma sorte de testemunhos que faz pensar. São produtivos, convocativos, instigadores, como se fôssemos convidados a participar “daquilo” que se apresenta, dos primórdios da história da Psicanálise.
Este ano serão apresentados Documentários sobre Karl Abraham, Sándor Ferenczi, André Green, Christopher Bollas e Wilfred R.Bion.
Para isso, serão apresentados documentários sobre os inventores mencionados, que serão comentados por psicanalistas convidados e discutidos com o público a cada sessão.
sexta-feira | 18h às 21h | dia 27/11
Exibição e comentários do documentário – Wilfred R. Bion
Wilfred Ruprecht Bion foi um psicanalista britânico, pioneiro em dinâmica de grupo. Escreveu ”Experiências com Grupos” (Tavistock Clinic, de Londres, 1961), um importante guia para os movimentos da Psicoterapia de Grupo e de Encontro de Grupo que começaram nos anos 1960, e transformaram-se rapidamente na pedra-de-toque para o trabalho de aplicações da Teoria do Grupo em uma larga variedade de campos. O pensamento geral de Bion enquadra-se no pensamento da escola da Teoria das Relações Objetais.
Nascimento: 8 de setembro de 1897, Matura, Índia
Falecimento: 08 de novembro de 1979, Oxford, Reino Unido
Os inscritos receberão os links para acesso na semana da atividade. Haverá opção de assistir antecipadamente ao documentário, bem como acompanhar a transmissão ao vivo, conforme grade abaixo:
18h |
transmissão ao vivo do documentário
19h30 às 21h |
discussão e comentários pelo ZOOM
Documentários: Inventores da Psicanálise é uma atividade gratuita, dirigida ao público em geral.
Informações e inscrições*
11 3864 2330 | 11 3865 0017
*inscrições antecipadas
Ignácio Gerber
"Psicanalista, membro efetivo e docente do Instituto de Formação da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).
Karin de Paula
praticante da Psicanálise, doutora em Processos de Singularização pela PUC-SP. Autora dos livros "$em? Sobre a Inclusão e o Manejo do Dinheiro Numa Psicanálise", ed. Casa do Psicólogo, "Do Espírito da Coisa: Um Cálculo de Graça - Sobre o Percurso de Uma Psicanálise", ed. Escuta, "Trabalhando com a Psicanálise: Dos Porta-Dores da Peste", no livro: "Diálogos Sobre Formação e Transmissão em Psicanálise" e "Clínica Psicanalítica das Neuroses", Série Prática Clínica, ambos da ed. Zagodoni, "Atendimento Psicanalítico da Depressão", ed. Zagodoni em organização com Daniel Kupermann, entre outros artigos publicados. Professora e supervisora em universidades e no Curso de Formação em Psicanálise. Coordenadora do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise e Psicoses (CEP).