• Sobre o CEP
  • ApresentaçãoDocentesCatálogos40 AnosLocalização
  • Serviços
  • Área do AlunoFormação em PsicanáliseRede de AtendimentoPublicações
  • Atendimento

Assine nossa Newsletter

Inscrições e Informações

(11) 3864-2330

(11) 3865-0017 ou (11) 97666-1249

Financeiro: (11) 3864-6004

cep@centropsicanalise.com.br

CEP

Centro de Estudos Psicanalíticos

R. Alm. Pereira Guimarães, 378
Pacaembu São Paulo - SP - 01250-000

CNPJ 05.022.993/0001-16

CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por SD Tecnologia
cep@centropsicanalise.com.brCEP - Centro de Estudos Psicanalíticos
(11) 3864-2330
Fazer Login
Área do Aluno
  • Curso de Formação em Psicanálise
  • Responsabilidade Social
Da “Equação Etiológica” a “Análise Terminável e Interminável”:Freud e a questão dos limites do tratamento pela palavra
Evento

Da “Equação Etiológica” a “Análise Terminável e Interminável”:Freud e a questão dos limites do tratamento pela palavra

Docente
Mario Eduardo Costa Pereira
19/06/2021

programa
Este curso se propõe a abordar um tema raramente examinado pela teoria psicanalítica: a questão dos limites do tratamento pela palavra. O que se pode esperar de uma talking cure realizada sob transferência? O que ela pode modificar? Em que momento esta alcança seus limites? Em que momento a clínica psicanalítica necessita ética e tecnicamente da interlocução e até mesmo do auxílio clínico de outras abordagens? Sob que bases precisariam se dar esses debates e interações teórico-clínicas de modo a se manterem compatíveis com a ética e com a clínica psicanalíticas?
Práticas cotidianas como o cuidado clínico com sujeitos psicóticos, com dependentes de substâncias psicotrópicas, com crianças autistas, com portadores de transtornos afetivos graves, de sujeitos acometidos por lesões cerebrais importantes etc. impõe de antemão a radicalidade de tais questionamentos. Mas como situa-los, a partir de um ponto de vista teórico e ético consistente? Como pensar, para além das petições de princípio e de proposições genéricas vagas, o problema dos limites do poder da palavra em modificar o curso de uma condição psicopatológica?
Desde a aurora de seu percurso intelectual, com a proposta da “Equação Etiológica” e das “Séries complementares” como formas de se conceber a constituição da psicopatologia, até seus últimos trabalhos, como notadamente é o caso de “Análise Terminável e Interminável” (1937), Freud aponta de forma explícita esse horizonte de problemas, que coloca em questão as relações da psicanálise com as neurociências, com a genética psiquiátrica, com a medicina, com a psiquiatria, com a psicofarmacologia e com as teorias e práticas não-psicanalíticas de cuidados com o sofrimento mental.
Este curso tratará, portanto, frontalmente, desse duplo problema: os limites da psicanálise nos campos da psicopatologia e da clínica; as bases éticas e teóricas para o debate com outras disciplinas nesse campo.


sábado | dia 19 de junho


horário
 | 9h30 às 12h30

dirigido

a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde


preço

até o dia 07/06/21 | R$ 270,00
após o dia 07/06/21 | R$ 290,00

Docente

Mario Eduardo Costa Pereira

psicanalista e psiquiatra. Professor Titular de Psicopatologia Clínica pela Aix-Marseille Université (França). Livre-docente de Psicopatologia pelo Departamento de Psiquiatria da UNICAMP. Doutor em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise pela Université Paris 7, sob a orientação do professor Pierre Fédida. Professor Adjunto do Departamento de Psiquiatria da UNICAMP, onde dirige o Laboratório de Psicopatologia - Sujeito e Singularidade (LaPSuS-UNICAMP). Professor do programa de Pós-graduação em Psicanálise da UERJ. Diretor da Seção de Epistemologia da Psicopatologia da Revista Latino-Americana de Psicopatologia Fundamental. Diretor do Corpo Freudiano - Núcleo São Paulo.

Fale Conosco

CEP Novidades

Email

CEP Novidades

Calendário de Atividades

CEP Novidades

Livreto 2025

CEP Novidades