CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaDe maneira generosa, a sétima arte tem dado muitas oportunidades de problematizar contingências engendradas pelo inconsciente. Não se trata de tomar personagens como se fossem analisantes ou histórias como comprovações da teoria psicanalítica, mas de encontrar a oportunidade do exercício de colocar em causa o que põe o discurso da Psicanálise em cena e seus efeitos. É nesta perspectiva que se propõe o dispositivo “Filmes da Psicanálise”. Neste, serão exibidos filmes em três sessões, seguidos de discussão. Em cada uma destas, contamos não só com a participação do público como também com a de um psicanalista convidado, que apresentará uma proposta de leitura e comentários da obra. Os filmes escolhidos para 2016 celebram a produção do cinema brasileiro. Estão todos convidados!
Exibição e comentários do Filme – De
Gravata e Unha Vermelha
sexta-feira | dia 04 de março
horário | 18h às 21h
direção Miriam Chnaiderman
Título original: De Gravata e Unha Vermelha
País de origem: Brasil
Gênero: Documentário
Duração: 86 minutos
Ano: 2015
sinopse
Transsexuais, transgêneros, adeptos do
crossdressing e entusiastas debatem sobre a construção individual do próprio
corpo. Uma defesa da livre escolha de gênero.
dirigido
ao público em geral
preço
R$ 60,0
Karin de Paula
praticante da Psicanálise, doutora em Processos de Singularização pela PUC-SP. Autora dos livros "$em? Sobre a Inclusão e o Manejo do Dinheiro Numa Psicanálise", ed. Casa do Psicólogo, "Do Espírito da Coisa: Um Cálculo de Graça - Sobre o Percurso de Uma Psicanálise", ed. Escuta, "Trabalhando com a Psicanálise: Dos Porta-Dores da Peste", no livro: "Diálogos Sobre Formação e Transmissão em Psicanálise" e "Clínica Psicanalítica das Neuroses", Série Prática Clínica, ambos da ed. Zagodoni, "Atendimento Psicanalítico da Depressão", ed. Zagodoni em organização com Daniel Kupermann, entre outros artigos publicados. Professora e supervisora em universidades e no Curso de Formação em Psicanálise. Coordenadora do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise e Psicoses (CEP).
Miriam Chnaiderman
Psicanalista, ligada ao Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes, (ECA-USP) . Ensaísta, tem publicado em vários jornais e revistas brasileiras artigos sobre Psicanálise, Cinema e Teatro. É autora de dois livros sobre a relação entre Arte e Psicanálise: “O Hiato Convexo: Literatura e Psicanálise”, ed. Brasiliense, e “Ensaios de Psicanálise e Semiótica”, ed. Escuta, e, finaliza outro “Cinema e Psicanálise”. Documentarista, dirigiu os curta-metragens “Dizem Que Sou Louco” (1994), “Artesãos da Morte” (2001), “Gilete Azul”<b> </b>(2003) e “Isso, Aquilo, Aquilo Outro”<b> </b>(2004), “Você Faz a Diferença”<b> </b>(2005), “Passeios no Recanto Silvestre”<b> </b>(2006), sobre o escritor, dramaturgo e cineasta José Agrippino de Paula, autor do livro “Panamérica” e “Procura-se Janaína” (2007, 48 minutos, DVD), Prêmio do Concurso “Rumos” do Itaú Cultural, 2006. Acaba de lançar o documentário “Sobreviventes”, co-dirigido por Reinaldo Pinheiro, em co-produção com a TV Cultura de São Paulo/SESC-Senac e que foi selecionado para o Festival “É Tudo Verdade”, em março/2009. Lançou, em 2009, o documentário “M’Boi Mirim” sobre o Bairro de M’Boi Mirim, para a Prefeitura Municipal de São Paulo (Secretaria da Cultura de São Paulo), dentro do Programa Histórias dos Bairros Paulistanos. Lançou, em 2015, o documentário “De Gravata e Unha Vermelha”,<b> </b>longa que percorreu o Brasil e a Europa, recebendo importantes prêmios.