CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologiacomentários de Luiz Fabio Antonioli
O dispositivo Filmes da Psicanálise é proposto como oportunidade para o exercício dos pensamentos propiciados pelas lógicas psicanalítica e pela sétima arte. Este ano serão apresentados quatro filmes sobre jovens em São Paulo; em cada um destes, contamos não só com a participação do público mas também com a de psicanalistas convidados, que apresentarão uma proposta de leitura e comentários da obra.
Exibição e comentários do Filme – São Paulo, Sociedade Anônima
sexta-feira | dia 02 de março
horário | 18h às 21h
direção Luís Sérgio Person
Título original: São Paulo, Sociedade Anônima
País de origem: Brasil
Gênero: Drama
Duração: 111 minutos
Ano: 1965
sinopse
A história acontece no momento da euforia desenvolvimentista provocada pela instalação de indústrias automobilísticas estrangeiras no Brasil, no final dos anos 50. Conta a história de Carlos, um jovem da classe média paulistana que ingressa numa grande empresa. Logo depois, aceita um cargo numa fábrica de auto-peças, onde se torna gerente. Seu patrão sonega impostos e tem várias amantes. A certa altura, ele é um chefe de família que trabalha muito, ganha bem, mas vive insatisfeito. Sem um projeto de vida ou perspectivas para mudar a condição que rejeita, só lhe resta fugir.
Em novembro de 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.
dirigido
ao público em geral
preço
R$ 60,00
Karin de Paula
praticante da Psicanálise, doutora em Processos de Singularização pela PUC-SP. Autora dos livros "$em? Sobre a Inclusão e o Manejo do Dinheiro Numa Psicanálise", ed. Casa do Psicólogo, "Do Espírito da Coisa: Um Cálculo de Graça - Sobre o Percurso de Uma Psicanálise", ed. Escuta, "Trabalhando com a Psicanálise: Dos Porta-Dores da Peste", no livro: "Diálogos Sobre Formação e Transmissão em Psicanálise" e "Clínica Psicanalítica das Neuroses", Série Prática Clínica, ambos da ed. Zagodoni, "Atendimento Psicanalítico da Depressão", ed. Zagodoni em organização com Daniel Kupermann, entre outros artigos publicados. Professora e supervisora em universidades e no Curso de Formação em Psicanálise. Coordenadora do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise e Psicoses (CEP).
Luiz Fabio Antoniolli
É paulistano, arquiteto, formado pela FAU-MACK e mestre em Projeto, Espaço e Cultura, pela FAU-USP. Pesquisou a produção de espaços urbanos para exposição de arte (ECA-USP, projeto TRANSMuseus); tem investigado a produção de espaços urbanos (FAU-USP) em abordagens transdisciplinares para uma abordagem crítica do fenômeno arquitetônico. Foi pesquisador de conteúdo para a X Bienal de Arquitetura de São Paulo (IAB-SP), 2013, estudando as novas cidades chinesas e intervenções de reapropriação de infraestruturas urbanas.