CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologia
Em 2020, convidamos a todos para participarem de mais uma jornada de diálogo entre a Psicanálise e a sétima arte. Neste ano, estarão em pauta questões em torno do que a Psicanálise pode contribuir para pensar as novas pautas do laço social. Segundo Freud, em (1921), a abordagem de um e de muitos compreendem a mesma ordem de tomada. Escolhemos quatro filmes produzidos em quatro contextos diferentes do mundo que encenam diferentes dilemas éticos da cultura, que facilmente poderemos conhecer:
Parasita (Coréia do Sul)(EUA/Canadá)(Dinamarca/ Suécia) (Argentina/Espanha)Aguardamos você, boa viagem!
Atenção, devido a pandemia, não haverá exibição do filme.
Para participar da discussão e comentários, sugerimos assistir ao filme da
atividade previamente em uma das plataformas de entretenimento propostas:
Google Play, iTunes, Netflix, Telecine Play, Now Online, HBO Go, Amazon Prime e
demais plataformas. Comentários do filme - “Parasita”
sexta-feira | dia 25 de setembro
horário | 19h às 21h
direção Joon-ho Bong
Título original: Parasite
País de origem: Coréia Do Sul
Gênero: suspense
Duração: 132 minutos
Ano: 2019
sinopse Toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos.
dirigido ao público em geral
preço R$ 50,00
Docentes
Karin de Paula
psicólogo, psicanalista e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, com dissertação desenvolvida no âmbito do Laboratório de Psicopatologia Fundamental. Doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP. Docente do Curso de Formação em Psicanálise e Supervisor Clínico do CEP.
Ricardo A. Hirata
psicanalista e escritor. Psicoterapeuta de casal, família e grupos. Psicólogo clínico com especialização pelo Centro de Estudos Psicanalíticos - CEP e Instituto Sedes Sapientiae. Mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP. Professor no Curso de Formação em Psicanálise do CEP. Coordenador dos Laboratórios de Escrita Psicanalítica no CEP. Consultor na LITERACURA, empresa voltada para saúde mental em instituições. Membro do Espaço Potencial Winnicott e do núcleo artístico Epidauro. Autor do romance de autoficção: “O Órfão na Estante”, ed. Paraquedas e do monólogo teatral Lou Andreas-Salomé: a poeta da psicanálise.