CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaEm 2020, convidamos a todos para participarem de mais uma jornada de diálogo entre a Psicanálise e a sétima arte. Neste ano, estarão em pauta questões em torno do que a Psicanálise pode contribuir para pensar as novas pautas do laço social. Segundo Freud, em (1921), a abordagem de um e de muitos compreendem a mesma ordem de tomada. Escolhemos quatro filmes produzidos em quatro contextos diferentes do mundo que encenam diferentes dilemas éticos da cultura, que facilmente poderemos conhecer:
Parasita (Coréia do Sul)(EUA/Canadá)(Dinamarca/ Suécia) (Argentina/Espanha)Aguardamos você, boa viagem!
Atenção, devido a pandemia, não haverá exibição do filme.
Para participar da discussão e comentários, sugerimos assistir ao filme da
atividade previamente em uma das plataformas de entretenimento propostas:
Google Play, iTunes, Netflix, Telecine Play, Now Online, HBO Go, Amazon Prime e
demais plataformas. Comentários do filme - “Parasita”
sexta-feira | dia 25 de setembro
horário | 19h às 21h
direção Joon-ho Bong
Título original: Parasite
País de origem: Coréia Do Sul
Gênero: suspense
Duração: 132 minutos
Ano: 2019
sinopse Toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos.
dirigido ao público em geral
preço R$ 50,00
Karin de Paula
praticante da Psicanálise, doutora em Processos de Singularização pela PUC-SP. Autora dos livros "$em? Sobre a Inclusão e o Manejo do Dinheiro Numa Psicanálise", ed. Casa do Psicólogo, "Do Espírito da Coisa: Um Cálculo de Graça - Sobre o Percurso de Uma Psicanálise", ed. Escuta, "Trabalhando com a Psicanálise: Dos Porta-Dores da Peste", no livro: "Diálogos Sobre Formação e Transmissão em Psicanálise" e "Clínica Psicanalítica das Neuroses", Série Prática Clínica, ambos da ed. Zagodoni, "Atendimento Psicanalítico da Depressão", ed. Zagodoni em organização com Daniel Kupermann, entre outros artigos publicados. Professora e supervisora em universidades e no Curso de Formação em Psicanálise. Coordenadora do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise e Psicoses (CEP).
Ricardo A. Hirata
psicanalista e escritor. Psicoterapeuta de casal, família e grupos. Psicólogo clínico com especialização pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP) e Instituto Sedes Sapientiae. Mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP. Professor no Curso de Formação em Psicanálise do Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP). Coordenador dos Laboratórios de Escrita Psicanalítica (CEP). Consultor na LITERACURA, empresa voltada para a saúde mental em instituições. Membro do Espaço Potencial Winnicott e do núcleo artístico Epidauro. Autor do romance de autoficção "O Órfão na Estante", ed. Paraquedas.