CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaDe maneira generosa, a sétima arte tem dado muitas oportunidades de problematizar contingências engendradas pelo inconsciente. Não se trata de tomar personagens como se fossem analisantes ou histórias como comprovações da teoria psicanalítica, mas de encontrar a oportunidade do exercício de colocar em causa o que põe o discurso da Psicanálise em cena e seus efeitos. É nesta perspectiva que se propõe o dispositivo “Filmes da Psicanálise”. Neste, serão exibidos filmes em três sessões, seguidos de discussão. Em cada uma destas, contamos não só com a participação do público como também com a de um psicanalista convidado, que apresentará uma proposta de leitura e comentários da obra. Os filmes escolhidos para 2016 celebram a produção do cinema brasileiro. Estão todos convidados!
Exibição e
comentários do Filme – Era Uma Vez Eu, Verônica
sexta-feira | dia 05 de agosto
horário | 18h
às 21h
direção Marcelo Gomes
Título original: Era Uma Vez Eu,
Verônica
País de origem: Brasil
Gênero: Drama
Duração: 100
minutos
Ano: 2012
sinopse
Recife. Verônica (Hermila Guedes) tem 24 anos
e vive uma fase de transição. Ela mora com o pai, José Maria, e acabou de se
formar em Medicina. Sem tempo para a agitada vida que tinha quando era
estudante, ela agora se dedica ao início da vida profissional em um ambulatório
de Hospital Público. As condições são precárias, e o cotidiano, muito cansativo,
não apenas pelo trabalho em si, mas também por ouvir os problemas de dezenas de
pacientes todo dia. Uma noite, ao voltar para casa, ela resolve usar o gravador
para falar de seus próprios problemas. O início segue o melhor estilo dos
contos de fadas, com o clássico “Era Uma Vez”.
dirigido
ao público em geral
preço
R$
60,00
Karin de Paula
praticante da Psicanálise, doutora em Processos de Singularização pela PUC-SP. Autora dos livros "$em? Sobre a Inclusão e o Manejo do Dinheiro Numa Psicanálise", ed. Casa do Psicólogo, "Do Espírito da Coisa: Um Cálculo de Graça - Sobre o Percurso de Uma Psicanálise", ed. Escuta, "Trabalhando com a Psicanálise: Dos Porta-Dores da Peste", no livro: "Diálogos Sobre Formação e Transmissão em Psicanálise" e "Clínica Psicanalítica das Neuroses", Série Prática Clínica, ambos da ed. Zagodoni, "Atendimento Psicanalítico da Depressão", ed. Zagodoni em organização com Daniel Kupermann, entre outros artigos publicados. Professora e supervisora em universidades e no Curso de Formação em Psicanálise. Coordenadora do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise e Psicoses (CEP).
Luiz Fabio Antoniolli
É paulistano, arquiteto, formado pela FAU-MACK e mestre em Projeto, Espaço e Cultura, pela FAU-USP. Pesquisou a produção de espaços urbanos para exposição de arte (ECA-USP, projeto TRANSMuseus); tem investigado a produção de espaços urbanos (FAU-USP) em abordagens transdisciplinares para uma abordagem crítica do fenômeno arquitetônico. Foi pesquisador de conteúdo para a X Bienal de Arquitetura de São Paulo (IAB-SP), 2013, estudando as novas cidades chinesas e intervenções de reapropriação de infraestruturas urbanas.