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Desenvolvido por SD TecnologiaOBJETIVO
O Grupo de Aprimoramento em Primeira Infância tem como objetivo ser um espaço
de aprendizado e reflexão sobre questões atuais da Psicanálise, primeira
infância e parentalidade, levando analistas que trabalham com pacientes adultos
a se expor à experiência do infantil essencial à sensibilidade clínica. O grupo
também pretende contribuir para a formação de profissionais que já atuam ou que
queiram trabalhar com a primeira infância. Aproximar-se da experiência
do infans e investigar a fundação do aparelho psíquico a partir da
intersubjetividade em sua relação com a cultura é fundamental para todos os
analistas, mesmo para os que não trabalham diretamente com bebês e crianças
pequenas.
Numa época marcada pelos imediatismos, radicalidades e polarizações, colocam-se
desafios urgentes para a constituição do psiquismo e das relações humanas,
convocando os analistas a pensarem modelos de prevenção e manejo para o futuro.
A proposta do grupo se baseia na ideia de que a psicanálise como instrumento de
mudança social é fundamental, desde a prevenção de possíveis distúrbios do
desenvolvimento até a elaboração de políticas públicas.
Temas a serem trabalhados:
• Conceitos psicanalíticos centrais para a compreensão da constituição do
psiquismo, em uma pluralidade de perspectivas
• Autores de referência no estudo do bebê e da parentalidade
• Funções materna e paterna na contemporaneidade
• Desafios aos processos de subjetivação na cultura atual (era digital,
medicalização da infância, esgarçamento do coletivo e das redes de sustentação
às famílias)
• O saber atual sobre as competências do bebê considerando a interface
psicanálise/neurociências/sensório-motricidade;
• A função analítica e o processo transferência-contratransferência na clínica
pais-bebês
• Instrumentos de detecção de risco precoce para transtornos do
desenvolvimento
• Casos clínicos
• Modelos de intervenção
DIRIGIDO: a participantes e
ex-participantes do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica -
Psicanálise Infância e Adolescência do CEP
FREQUÊNCIA: quinzenal
DURAÇÃO: atividade contínua
CARGA HORÁRIA: 27 horas (18
aulas de 1 hora e 30 minutos cada)
DATAS:
1º semestre: 03 e 17 de abril; 08 e 22 de maio; 05 e 19 de junho;
2º semestre: 03 de julho; 07 e 21 de agosto; 04 e 18 de setembro; 02, 16 e 30
de outubro; 13 e 27 de novembro; 04 e 18 de dezembro.
PREÇO:
participantes do Núcleo Psicanálise Infância e Adolescência: 8 mensalidades de
R$ 240,00
ex-participantes do Núcleo Psicanálise Infância e Adolescência: 8 mensalidades
de R$ 270,00
Gabriela Malzyner
psicóloga e psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Membro Colaborador da CEPPAN (Clínica Cybelle Weinberg de Estudos e Pesquisa em Psicanálise da Anorexia e Bulimia). Consultora do Centro de Dificuldades Alimentares do PENSI Sabará Hospital Infantil. Membro da Academy of Eating Disorders, doutoranda em psicologia clínica pela PUC SP- com bolsa CNPQ. Coordenadora do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise, Infância e Adolescência do CEP.
Marina Fibe De Cicco
psicóloga e mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP. Membro do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Tem formação em clínica pais-bebês pela Universidade de Columbia (Nova York). Atua como supervisora clínica e docente em diversos institutos de psicanálise. Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi (GBPSF). Autora do livro "Muito corpo, poucas palavras: clínica dos casos-limite", ed. Sá.