CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologia
programa
São muitas as pessoas que participaram e participam do processo de formação e
de
transmissão da Psicanálise no CEP, em seus mais de 40 anos de existência:
funcionários, professores, psicanalistas, alunos, curiosos e críticos ao tema.
O evento Jornada 2021 começou em janeiro com um convite: que essas pessoas
pudessem contar suas experiências, lembranças, anedotas, aprendizados, amizades
e saudades, por terem, em algum momento de suas vidas, participado de uma ou
mais atividades no CEP.
Essa Jornada terá um começo, mas não terá fim. Terá uma parada, no dia 25 de
setembro, para que essas muitas vozes sejam ouvidas, por diferentes meios,
sejam eles áudios ou vídeos enfim, aqueles que nos serão possíveis nesse futuro
incerto e esperado mas que, nessa data, será realidade.
Foi coletado
material repleto de lembranças e contribuições que se transformaram num
documentário inédito – “UMA HISTÓRIA PARA O CEP: MEMÓRIAS“ –
que será exibido com link exclusivo aos inscritos.
Teremos quatro mesas
durante a Jornada e o link de participação também será enviado aos inscritos.
Veja abaixo a data, horário, descrição e o cronograma.
sábado | dia
25 de setembro
horário | 09h às 13h e 14h às 16h20
ABERTURA | 9h às
9h10
MESA 1 | 9h10 às
10h10 | HISTÓRIA E PSICANÁLISE: É POSSÍVEL PENSAR UMA HISTÓRIA PARA A
PSICANÁLISE?
Luiz Eduardo Prado e Miriam Debieux Rosa
MESA 2 | 10h20 às
11h20 | FORMAÇÕES EM PSICANÁLISE: OS PERCURSOS DE CADA ÉPOCA
Jorge Broide e Karin de Paula
Exibição online do
documentário | UMA HISTÓRIA PARA O CEP: MEMÓRIAS |
11h30 às 13h
MESA 3 | 14h às 15h
| SOCIEDADES, CENTROS E INSTITUTOS DE PSICANÁLISE: ABRIGOS E
IRRADIAÇÕES
Alfredo Jerusalinsky e Gabriela Malzyner
MESA 4 | 15h10 às
16h10 | PSICANÁLISE E DEVIR: OS SONHOS AINDA NÃO SONHADOS
Tales Ab’Saber e Isildinha Nogueira
FINALIZAÇÃO POÉTICA | 16h10 às 16h20
dirigido
docentes do Curso de Formação, ex-docentes e analistas convidados, alunos,
ex-alunos, membros da Rede de Atendimento-Clínica do CEP e ao público em geral.
A participação é gratuita,
mas é necessária a inscrição para recebimento de links para as mesas e
documentário.
Informações e
inscrições*
11 3864 2330 | 11 3865 0017 | Whatsapp 11 97666-1249
*inscrições antecipadas para envio de links
Coordenação
Danilo Marmo
psicanalista, docente do Curso de Formação em Psicanálise e supervisor institucional do Centro de Estudos Psicanalíticos - CEP. Editor da RUMOS, revista de psicanálise. Autor e organizador dos livros “Ecos do divã: experiências clínicas e reflexões teóricas na psicanálise” – volumes 1 e 2, ed. Zagodoni, e “Nós da psicanálise”, ed. Zagodoni.
Isabela Sancho
psicanalista, escritora e ilustradora. Graduada pela Universidade Estadual de Campinas, com estudos complementares no Politécnico de Milão e formação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos. Editora adjunta do Anuário de Psicanálise "Rumos". Autora das obras "As flores se recusam", "A depressão tem sete andares e um elevador", "Monstera", "Olho d'água, espelho d'alma", "A invenção das Isabélulas", "Quem fala em seu nome", "Encavalave" e "A nudez extinta".
Marta Raquel Colabone
historiadora (USP), psicanalista com formação pelo CEP, especialista em Comunicação (USP) e em Artes (UNESP). Pertence à Rede de Atendimento - Clínica do CEP e é docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP. Colaboradora da publicação "Anos Loucos. Histórias da Psicanálise às margens dos anos 1920", de Luiz Eduardo Prado de Oliveira, ed. Autêntica.
Victor Reis Pontes e Silva
graduado em Rádio e TV pela Faculdade Cásper Líbero
Palestrantes
Alfredo Jerusalinsky
psicanalista, Membro da Associacion Lacaniènne Internationale. Psicólogo (UBA), Especialista em Psicologia Clínica (UBA e PUC-RS), Mestre em Psicologia Clínica (PUC-RS), doutor em Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano (USP). Presidente honorário, fundador e supervisor clínico de FEPI (Fundación para el Estudio de los Problemas de la Infancia -Argentina). Fundador e coordenador do Conselho Institucional do Instituto Travessias da Infância - Centro de Estudos Lydia Coriat. Consultor e Supervisor no IPREDE (Instituto de Prevenção da Desnutrição Infantil - Ceará). Integrante da RedeBebê e do Instituto Langage. Docente na Universidade de Buenos Aires, PUC-RS, UNISINOS, entre outras. Autor de diversos livros.
Gabriela Malzyner
psicóloga e psicanalista. Mestre em psicologia clínica pela PUC SP e doutoranda em psicologia Clínica com bolsa CNPQ pela mesma instituição. Coordenadora do núcleo de Infância e Adolescência do Centro de Estudos Psicanalíticos. Autora de diversos artigos, capítulos e do livro "Atendimento de Pacientes com Transtornos Alimentares: Revisitando a Técnica Psicanalítica".
Isildinha B. Nogueira
psicanalista, doutora em psicologia pelo IPUSP, docente do instituto Sedes Sapientiae, coautora do livro: "Psicologia Social do Racismo", ed. Vozes e autora de "A Cor do Inconsciente - Significações do Corpo Negro", ed. Perspectiva.
Jaqueline Vargas
escritora e psicanalista. Graduada e licenciada em Artes Cênicas pela Uni-Rio, com Pós-graduação em Educação pela UERJ, com mais de 20 anos de carreira criando obras de ficção para cinema, TV, streaming e literatura - curtas e longas-metragens, a séries e novelas - é responsável pela adaptação no Brasil das duas primeiras temporadas da série "Sessão de Terapia" e criadora do roteiro original das 3ª, 4ª e 5ª temporadas. Entre os demais trabalhos audiovisuais recentes da autora estão as séries "Maria Magdalena" e "Rua Augusta", as novelas "Terra Prometida" e "Malhação - viva a diferença" e os longas-metragens "Querida mamãe", estrelado por Selma Egrei e Letícia Sabatella, "Predestinado - Arigó e o Espírito do Dr. Fritz", estrelado por Danton Mello e Juliana Paes e "TPM - meu amor", comédia protagonizada por Paloma Bernardi e Rafael Zilu.
Jorge Broide
psicanalista, doutor em psicologia social, professor do curso de psicologia da PUCSP. Trabalha desde o ano de 1976 em áreas sociais críticas. Livros sobre o tema publicados no Brasil, Argentina e Portugal.
Karin de Paula
psicólogo, psicanalista e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, com dissertação desenvolvida no âmbito do Laboratório de Psicopatologia Fundamental. Doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP. Docente do Curso de Formação em Psicanálise e Supervisor Clínico do CEP.
Luiz Eduardo Prado
"Nasceu no Rio de Janeiro e vive em Paris desde os anos 1970. É psicanalista formado pela <i>Association Psychanalytique de France</i>, membro do <i>Espace Analytique</i>, professor emérito de Psicopatologia e História da Psicanálise. Traduziu para o francês às famosas <i>The Freud-Klein Controversies 1941-1945</i>. Explicou o que pensava sobre elas em artigo importante, <i>The Nature of the Transference between Melanie Klein and Anna Freud. Learning from the Controversies</i>. Escreveu sobre: Schreber
Miriam Debieux Rosa
Professora Titular do Departamento e do PPG de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP. Coordena o Laboratório Psicanálise, Sociedade e Politica (PSOPOL/IPUSP) e o Grupo Veredas: psicanálise e imigração (PSOPOL/IPUSP). É Presidente da Rede Interamericana de Psicanálise e Política (REDIPPOL) e pesquisadora da Rede Internacional Coletivo Amarrações: políticas com adolescentes. Tem sido bolsista produtividade do CNPq, atualmente com o projeto Violências e a política dos afetos: o adolescente e o imigrante. Membro do Grupo de Trabalho da ANPEPP Psicanálise: Política e Cultura. Fez Pós- Doutorado pela Université Paris Diderot, PARIS 7, França., bolsista CNPq, Brasil (setembro 2015 a julho 2016), na temática de violência e imigração. Graduou-se em Psicologia na PUC-SP, onde foi professora a partir dos 24 anos e fez o Mestrado e o Doutorado. Foi Prof. Titular do Programa de Pós-Graduação da Psicologia Social onde coordenou o Núcleo Psicanálise e Política na PUC-SP, até 2017.
Ricardo A. Hirata
psicanalista e escritor. Psicoterapeuta de casal, família e grupos. Psicólogo clínico com especialização pelo Centro de Estudos Psicanalíticos - CEP e Instituto Sedes Sapientiae. Mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP. Professor no Curso de Formação em Psicanálise do CEP. Coordenador dos Laboratórios de Escrita Psicanalítica no CEP. Consultor na LITERACURA, empresa voltada para saúde mental em instituições. Membro do Espaço Potencial Winnicott e do núcleo artístico Epidauro. Autor do romance de autoficção: “O Órfão na Estante”, ed. Paraquedas e do monólogo teatral Lou Andreas-Salomé: a poeta da psicanálise.
Tales A. M. Ab´Sáber
psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, mestre em Artes pela ECA-USP, doutor em Psicologia Clínica pelo IPUSP e professor de Filosofia da Psicanálise no Curso de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Autor dos livros "O Sonhar Restaurado - Formas do Sonhar em Bion, Winnicott e Freud", ed. 34 (Prêmio Jabuti 2006), e "Dilma Rousseff e o Ódio Político", ed. Hedra.