CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologiaprograma
No ano de 2021, a Jornada foi dedicada a pensar sobre uma possível história
para o Centro de Estudos Psicanalíticos. Dessa vez, daremos continuidade às articulações
entre história e psicanálise, considerando momentos nos quais a humanidade se
viu coletivamente atravessada por eventos traumáticos; fenômenos diante dos
quais a psicanálise precisou se transformar, tanto em suas elaborações teóricas
quanto em suas práticas, a fim de se manter viva e responder às contingências
de seu tempo.
Levando em consideração fraturas históricas como guerras, ditaduras e a pandemia de covid-19, testemunhos de psicanalistas, cujas histórias pessoais sejam atravessadas pelos eventos em questão, serão coletados e postos em diálogo ao longo de um dia de entrevistas, relatos de experiências e mesas de discussão.
sábado | dia 15 de outubro
horário
9h às 9h10 | Abertura institucional, por Marta Colabone
9h10 às 10h30 | Palestra: Fraturas históricas, com Vladimir Safatle; mediação por Marta Colabone
10h30 às 10h40 | Intervalo
10h40 às 12h | Mesa de Debate: Uma psicanálise nascida dos escombros, com Marianna Schontag e Catherina Koltai; mediação por Isabela Sancho
12h às 13h20 | Intervalo
13h20 às 14h20 | Entrevista: Os impactos do período da ditadura brasileira nas reflexões e na prática psicanalítica, com Rafael Alves Lima; mediação por Carlo M. Espírito Santo
14h20 às 14h30 | Intervalo
14h30 às 15h50 | Mesa de Debate: Uma psicanálise ainda sob o impacto da pandemia: permanências e transformações, com Gilson Iannini e Joel Birman; mediação por Danilo Marmo
15h50 às 16h | Finalização, por Danilo Marmo
dirigido
público em geral.
participação gratuita
inscrições antecipadas pelos telefones
11 3864 2330 | 11 3865 0017 | Whatsapp 11 97666-1249
Carlo Espirito Santo
psicanalista pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP). Licenciado em Letras pela UNICAMP. Analista membro da Rede de Atendimento - Clínica do CEP. Professor do Curso de Formação em Psicanálise do CEP. Autor colaborador do livro "Rumos II", ed. Zagodoni.
Danilo Marmo
praticante da psicanálise, docente do Curso de Formação em Psicanálise do Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP), editor da Revista de Psicanálise RUMOS, autor e organizador do livro: "Ecos do divã: experiências clínicas e reflexões teóricas na Psicanálise", ed. Zagodoni.
Isabela Sancho
psicanalista, escritora e ilustradora. Graduada pela Universidade Estadual de Campinas, com estudos complementares no Politécnico de Milão e formação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos. Editora adjunta do Anuário de Psicanálise "Rumos". Autora das obras "As flores se recusam", "A depressão tem sete andares e um elevador", "Monstera", "Olho d'água, espelho d'alma", "A invenção das Isabélulas", "Quem fala em seu nome", "Encavalave" e "A nudez extinta".
Marta Raquel Colabone
historiadora (USP), psicanalista com formação pelo CEP, especialista em Comunicação (USP) e em Artes (UNESP). Pertence à Rede de Atendimento - Clínica do CEP e é docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP. Colaboradora da publicação "Anos Loucos. Histórias da Psicanálise às margens dos anos 1920", de Luiz Eduardo Prado de Oliveira, ed. Autêntica.