CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologiaprograma
No ano de 2021, a Jornada foi dedicada a pensar sobre uma possível história
para o Centro de Estudos Psicanalíticos. Dessa vez, daremos continuidade às articulações
entre história e psicanálise, considerando momentos nos quais a humanidade se
viu coletivamente atravessada por eventos traumáticos; fenômenos diante dos
quais a psicanálise precisou se transformar, tanto em suas elaborações teóricas
quanto em suas práticas, a fim de se manter viva e responder às contingências
de seu tempo.
Levando em consideração fraturas históricas como guerras, ditaduras e a pandemia de covid-19, testemunhos de psicanalistas, cujas histórias pessoais sejam atravessadas pelos eventos em questão, serão coletados e postos em diálogo ao longo de um dia de entrevistas, relatos de experiências e mesas de discussão.
sábado | dia 15 de outubro
horário
9h às 9h10 | Abertura institucional, por Marta Colabone
9h10 às 10h30 | Palestra: Fraturas históricas, com Vladimir Safatle; mediação por Marta Colabone
10h30 às 10h40 | Intervalo
10h40 às 12h | Mesa de Debate: Uma psicanálise nascida dos escombros, com Marianna Schontag e Catherina Koltai; mediação por Isabela Sancho
12h às 13h20 | Intervalo
13h20 às 14h20 | Entrevista: Os impactos do período da ditadura brasileira nas reflexões e na prática psicanalítica, com Rafael Alves Lima; mediação por Carlo M. Espírito Santo
14h20 às 14h30 | Intervalo
14h30 às 15h50 | Mesa de Debate: Uma psicanálise ainda sob o impacto da pandemia: permanências e transformações, com Gilson Iannini e Joel Birman; mediação por Danilo Marmo
15h50 às 16h | Finalização, por Danilo Marmo
dirigido
público em geral.
participação gratuita
inscrições antecipadas pelos telefones
11 3864 2330 | 11 3865 0017 | Whatsapp 11 97666-1249
Carlo do Espirito Santo
psicanalista pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP). Licenciado em Letras pela UNICAMP. Analista membro da Rede de Atendimento - Clínica do CEP. Professor do Curso de Formação em Psicanálise do CEP. Autor colaborador do livro "Rumos II", ed. Zagodoni.
Danilo Marmo
é praticante da psicanálise, docente do Curso de Formação em Psicanálise do Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP), editor da Revista de Psicanálise RUMOS, autor e organizador do livro: "Ecos do divã: experiências clínicas e reflexões teóricas na Psicanálise", ed. Zagodoni.
Isabela Sancho
psicanalista, escritora e ilustradora. Graduada pela Universidade Estadual de Campinas, com estudos complementares no Politécnico de Milão e formação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos. Editora adjunta do Anuário de Psicanálise "Rumos". Autora das obras "As flores se recusam", "A depressão tem sete andares e um elevador", "Monstera", "Olho d'água, espelho d'alma", "A invenção das Isabélulas", "Quem fala em seu nome", "Encavalave" e "A nudez extinta".
Marta Colabone
historiadora (USP), psicanalista com formação pelo CEP, especialista em Comunicação (USP) e em Artes (UNESP). Pertence à Rede de Atendimento - Clínica do CEP e é docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP. Colaboradora da publicação "Anos Loucos. Histórias da Psicanálise às margens dos anos 1920", de Luiz Eduardo Prado de Oliveira, ed. Autêntica.