• Sobre o CEP
  • ApresentaçãoDocentesCatálogos40 AnosLocalização
  • Serviços
  • Área do AlunoFormação em PsicanáliseRede de AtendimentoPublicações
  • Atendimento

Assine nossa Newsletter

Inscrições e Informações

(11) 3864-2330

(11) 3865-0017 ou (11) 97666-1249

Financeiro: (11) 3864-6004

cep@centropsicanalise.com.br

CEP

Centro de Estudos Psicanalíticos

R. Alm. Pereira Guimarães, 378
Pacaembu São Paulo - SP - 01250-000

CNPJ 05.022.993/0001-16

CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por SD Tecnologia
cep@centropsicanalise.com.brCEP - Centro de Estudos Psicanalíticos
(11) 3864-2330
Fazer Login
Área do Aluno
  • Curso de Formação em Psicanálise
  • Responsabilidade Social
"Eu não sou como os outros"-traços de caráter encontrados na clínica dos sofrimentos narcísico-identitários: as exceções
Laboratório de Escrita Psicanalítica

"Eu não sou como os outros"-traços de caráter encontrados na clínica dos sofrimentos narcísico-identitários: as exceções

Docente
Ricardo A. Hirata
19/04/2024

Seja ao redigir uma sessão clínica ou na construção de um trabalho conceitual, escrever em Psicanálise é compor, sob os efeitos da transferência, uma demanda de amor. Característica que deixa marcas e traz implicações a um tipo particular de texto, no qual detalhes são fundamentais e significados nunca se equivalem a definições pré-concebidas. Estes encontros pretendem abordar noções gerais sobre a “escrita da escuta” em Psicanálise, bem como auxiliar na “semeadura e cultivo” de um texto.

OBJETIVOS

Investigar o traço de caráter das exceções, por meio da escrita da escuta clínica dos sofrimentos narcísico-identitários, tal como definidos por René Roussillon – casos de não-neurose em que estão ameaçados o próprio sentimento de identidade, a capacidade de ser sujeito da própria vida, das próprias emoções, sentimentos e decisões.

PROGRAMA
Em Alguns tipos de caráter encontrados na prática psicanalítica (1916), Freud destaca determinadas “particularidades” que surgem com “insuspeitado vigor” e que devem ser analisadas primeiramente, por estarem ligadas a resistências capazes de comprometer a investigação analítica. O traço de caráter das exceções é presente naqueles que afirmam possuir uma “injusta desvantagem” merecedora de algum tipo privilegiado de reparação. Afirmam, de modo rebelde, que “já sofreram demais e renunciaram o bastante, que têm direito a serem poupados de outras requisições, que não se sujeitam mais a qualquer necessidade desagradável, pois são exceções e pretendem continuar a sê-lo” (Ibid.). 

Condição presente em estados de não-neurose, da melancolia à perversão e, de passagem, na rebeldia dos alienados, se encontra um sujeito-paradoxo que, das marcas fantasmáticas emanam justificativas ad aeternum, e que se autonomeia um ser de exceção: alguém a quem a Lei simbólica deveria ser aplicada no modo “café-com-leite”.

1. O sujeito-paradoxo nos sofrimentos narcísico-identitários: Roussillon, leitor de Freud

2. A exceção do alienado (que o esforço me torne privilegiado)

3. A exceção na melancolia (que a ausência seja minha companheira)

4. A exceção em vínculos abusivos (que o mal seja o meu bem)

5. Exercício prático de escrita clínica

6. Leitura compartilhada

DIRIGIDO
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, profissionais com prática clínica e interessados nas relações entre a Literatura e a Psicanálise

HORÁRIO

sexta-feira | 18h30 às 21h

PREÇO
até o dia 08/04/24 | R$ 110,00
após o dia 08/04/24 | R$ 140,00

Docente

Ricardo A. Hirata

psicanalista e escritor. Psicoterapeuta de casal, família e grupos. Psicólogo clínico com especialização pelo Centro de Estudos Psicanalíticos - CEP e Instituto Sedes Sapientiae. Mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP. Professor no Curso de Formação em Psicanálise do CEP. Coordenador dos Laboratórios de Escrita Psicanalítica no CEP. Consultor na LITERACURA, empresa voltada para saúde mental em instituições. Membro do Espaço Potencial Winnicott e do núcleo artístico Epidauro. Autor do romance de autoficção: “O Órfão na Estante”, ed. Paraquedas e do monólogo teatral Lou Andreas-Salomé: a poeta da psicanálise.

Fale Conosco

CEP Novidades

Email

CEP Novidades

Calendário de Atividades

CEP Novidades

Livreto 2025

CEP Novidades