CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaCoordenação
Fabiane Secches
Docente
“(…) após essa longa digressão pela literatura, retornemos à experiência clínica — mas apenas para estabelecermos, em poucas palavras, a inteira concordância entre elas“. Freud em “Alguns tipos de caráter encontrados no trabalho psicanalítico“ (1916).
Elena Ferrante é o pseudônimo de uma autora italiana que, há vinte anos, vem publicando algumas das obras mais comentadas da literatura contemporânea. Em seus livros, a teoria psicanalítica atravessa o enredo, e a relação entre mãe e filha ocupa posição central.
O título dessa atividade foi retirado de um trecho de seu romance “A Filha Perdida” (2006). Dissociar-se da mãe, retornar a ela. Essa ambivalência nos constitui e movimenta; haver-se com isso é trabalho de uma vida. Esse encontro se propõe a investigar a relação entre mãe e filha a partir da obra de Ferrante, em contraponto a alguns textos de Freud.
sexta-feira | dia 11 de maio
horário | 19h às 21h
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes, profissionais das áreas da saúde e interessados nas relações entre a Literatura e a Psicanálise
preço
até o dia 02/05/18 | R$ 75,00
após o dia 02/05/18 | R$ 85,00