CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaCoordenação
José Luiz Cordeiro D. Tavares
Docentes
Fernanda Hamann, Ricardo A. HirataCoordenação
José Luiz Cordeiro Dias Tavares
programa
Em sua obra, Nelson Rodrigues trouxe à tona o
sujeito freudiano dividido, conflitado entre suas pulsões que buscam satisfação
e os limites impostos pelas normas civilizatórias, ou seja, um sujeito
paradoxal. A dramaturgia rodrigueana se estrutura na essência humana em articulação
com o ambiente social brasileiro de sua época. Nesta atividade, vamos explorar
a perspectiva de aproximação entre o drama pessoal narrado pelos pacientes na
sala de análise e a dramaturgia de Nelson Rodrigues, além de investigar a
presença das pulsões de vida e de morte em sua obra.
sexta-feira | 03 de maio
horário | 19h às 21h
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas,
profissionais com prática clínica e interessados nas relações entre a
Literatura e a Psicanálise
preço
até o dia 22/04/24 | R$ 100,00
após o dia 22/04/24 | R$ 130,00
Fernanda Hamann
é escritora, psicanalista e autora do ensaio "Nelson Rodrigues e a psicanálise: o paradoxo do sujeito na vida como ela é", ed. 7Letras, entre outros livros. Há mais de quinze anos, é pesquisadora da obra de Nelson Rodrigues, tendo se dedicado ao estudo de seus contos no Doutorado em Teoria Psicanalítica (UFRJ) e de sua dramaturgia no Pós-Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP). Já ofereceu cursos sobre Nelson Rodrigues dentro e fora da universidade, em espaços como a Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, o Departamento de Desenvolvimento Artístico da TV Globo e a Casa do Saber no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 2022, recebeu uma Bolsa Criar Lusofonia, do Centro Nacional de Cultura / Ministério da Cultura de Portugal, para escrever um romance em Lisboa, onde vive atualmente.
José Luiz Cordeiro D. Tavares
psicanalista com formação pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP). Doutorado em Medicina pela Universidade Federal do Estado de São Paulo e pós-doutorado pelo Imperial College (UK). Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae (ISS). Mestrado em Literatura pela PUC-SP e Doutorado em Literatura em curso, na PUC-SP, articulando em ambos literatura e psicanálise na obra de Nelson Rodrigues. Autor de publicações em livros e periódicos na interface literatura-psicanálise. Membro dos grupos "Shakespeare e Psicanalise" da Sociedade Brasileira de Psicanálise e "Psicanalise e Cultura" do ISS. Coordenador dos núcleos de Literatura e Psicanálise no CEP e no ISS. Docente do curso de formação em Psicanáliise no CEP.
Ricardo A. Hirata
psicanalista e escritor. Pós-graduado em ciências da religião, psicologia clínica e escrita literária. Coordena, desde 2015, os Laboratórios de Escrita Psicanalítica junto ao Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP-SP), onde também é docente do curso de formação em psicanálise. Membro do Espaço Potencial Winnicott (EPW-SP / Sedes Sapientiae) e do Instituto Durval Marcondes da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Coordenador do Grupo de Estudos da Escrita Associativa, a partir da filmografia de Shakespeare. Autor do romance autobiográfico O Órfão na Estante. (Ed. Paraquedas, 2022) e do monólogo teatral Lou Andreas-Salomé: a poeta da psicanálise (www.lousalome.com.br).