CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologia
Coordenação
José Luiz Cordeiro Dias Tavares
programa
Em sua obra, Nelson Rodrigues trouxe à tona o
sujeito freudiano dividido, conflitado entre suas pulsões que buscam satisfação
e os limites impostos pelas normas civilizatórias, ou seja, um sujeito
paradoxal. A dramaturgia rodrigueana se estrutura na essência humana em articulação
com o ambiente social brasileiro de sua época. Nesta atividade, vamos explorar
a perspectiva de aproximação entre o drama pessoal narrado pelos pacientes na
sala de análise e a dramaturgia de Nelson Rodrigues, além de investigar a
presença das pulsões de vida e de morte em sua obra.
sexta-feira | 03 de maio
horário | 19h às 21h
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas,
profissionais com prática clínica e interessados nas relações entre a
Literatura e a Psicanálise
preço
até o dia 22/04/24 | R$ 100,00
após o dia 22/04/24 | R$ 130,00
Docentes
Fernanda Hamann
é escritora, psicanalista e autora do ensaio "Nelson Rodrigues e a psicanálise: o paradoxo do sujeito na vida como ela é", ed. 7Letras, entre outros livros. Há mais de quinze anos, é pesquisadora da obra de Nelson Rodrigues, tendo se dedicado ao estudo de seus contos no Doutorado em Teoria Psicanalítica (UFRJ) e de sua dramaturgia no Pós-Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP). Já ofereceu cursos sobre Nelson Rodrigues dentro e fora da universidade, em espaços como a Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, o Departamento de Desenvolvimento Artístico da TV Globo e a Casa do Saber no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 2022, recebeu uma Bolsa Criar Lusofonia, do Centro Nacional de Cultura / Ministério da Cultura de Portugal, para escrever um romance em Lisboa, onde vive atualmente.
José Luiz Cordeiro D. Tavares
psicanalista com formação pelo Centro de Estudos Psicanalíticos - CEP. Doutorado em Medicina pela Universidade Federal do Estado de São Paulo e pós-doutorado pelo Imperial College (UK). Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae (ISS). Mestrado em Literatura e Psicanálise (PUC-SP) sobre a autoficção e o desamparo freudiano na obra de Nelson Rodrigues. Autor de publicações na interface Literatura-Psicanálise. Membro dos grupos Shakespeare e Psicanálise (SBPSP) e Psicanálise e Cultura (ISS). Coordenador dos núcleos de Literatura e Psicanálise no CEP e no ISS. Docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP.
Ricardo A. Hirata
psicanalista e escritor. Pós-graduado em ciências da religião, psicologia clínica e escrita literária. Coordena, desde 2015, os Laboratórios de Escrita Psicanalítica junto ao Centro de Estudos Psicanalíticos - CEP, onde também é docente do Curso de Formação em Psicanálise. Membro do Espaço Potencial Winnicott (EPW-SP / Sedes Sapientiae) e do Instituto Durval Marcondes da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Coordenador do Grupo de Estudos da Escrita Associativa, a partir da filmografia de Shakespeare. Autor do romance autobiográfico "O Órfão na Estante", ed. Paraquedas, 2022 e do monólogo teatral Lou Andreas-Salomé: a poeta da psicanálise.