CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaCOORDENAÇÃO
José Luiz
Cordeiro Dias Tavares
PROGRAMA
A presença da hybris como excesso de confiança
levando ao descaso e desprezo pelo outro está tatuada no humano desde a Grécia
antiga já cinco séculos antes de Cristo. Neste encontro vamos abordar o
contexto social que permitiu a construção literária desse rei e como a arrogância
é vista pela psicanálise, desde Freud e seus sucessores.
DIRIGIDO
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes, profissionais das áreas
da saúde e interessados nas relações entre a Literatura e a Psicanálise
HORÁRIO
sexta-feira | 19h
às 21h
PREÇO até o dia 10/03/25 | R$ 105,00
após o dia 10/03/25 | R$ 135,00
Docentes
Decio Tenenbaum
médico, psiquiatra e psicanalista, mestre em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (UNIRIO); chefe do Setor de Dermatologia Psicossomática do Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay (SCMRJ). Autor dos livros: "Investigando Psicanaliticamente as Psicoses", ed. Rubio, "As principais tensões psicológicas presentes na prática assistencial hospitalar", ed. Appris, "Schreber e Van Gogh: um estudo psicanalítico sobre a opressão interior", ed. Contraponto e "Psicanálise da Pessoa: uma abordagem antropológica e psicodinâmica sobre os processos de constituição de uma pessoa e de adoecimento fruto da própria existência", ed. Escuta.
José Garcez Ghirardi
professor Associado e tempo integral da FGV Direito SP (Graduação, Mestrado e Doutorado). Pós-doutorado no Collège de France (2017), Chaire État Social et mondialisation, com bolsa FAPESP, e na UNICAMP (2004). Mestre e Doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (1995 e 1998). Advogado formado pela Universidade de São Paulo (1985). Coordenador do projeto CAPES-Print/FGV "O Direito na Era Digital". Atuou como adjunct Faculty da Gonzaga Law School (WA/EUA) e pesquisador visitante na Wayne State University (Detroit-MI, EUA), com bolsa concedida pelo CNPq. É autor, entre outras obras "De Prisões, Bordéis e as Pedras da Lei: ensaios em Arte e Direito" ed. Del Rey, "Narciso em sala de aula: novas formas de subjetividade e seus desafios para o ensino", ed. FGV, "O Mundo fora de Prumo: transformação social e teoria política em Shakespeare", ed. Almedina.
José Luiz Cordeiro D. Tavares
psicanalista com formação pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP, São Paulo). Doutorado (Universidade Federal do Estado de São Paulo) e Pós-doutorado (Imperial College, UK) em Medicina. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae (ISS). Mestrado (PUC-SP) e Doutorado em curso (PUC-SP) em Literatura articulando literatura e psicanálise na obra de Nelson Rodrigues. Autor de publicações em livros e periódicos na interface literatura-psicanálise. Membro dos grupos "Shakespeare e Psicanalise" da Sociedade Brasileira de Psicanálise e "Psicanalise e Cultura" do ISS. Coordenador dos núcleos de Literatura e Psicanálise no CEP e no ISS. Docente do curso de formação em Psicanáliise no CEP.