CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaCoordenação
José Luiz Cordeiro D. Tavares
Docentes
Decio Tenenbaum, José Garcez GhirardiCOORDENAÇÃO
José Luiz
Cordeiro Dias Tavares
PROGRAMA
A presença da hybris como excesso de confiança
levando ao descaso e desprezo pelo outro está tatuada no humano desde a Grécia
antiga já cinco séculos antes de Cristo. Neste encontro vamos abordar o
contexto social que permitiu a construção literária desse rei e como a arrogância
é vista pela psicanálise, desde Freud e seus sucessores.
DIRIGIDO
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes, profissionais das áreas
da saúde e interessados nas relações entre a Literatura e a Psicanálise
HORÁRIO
sexta-feira | 19h
às 21h
PREÇO até o dia 10/03/25 | R$ 105,00
após o dia 10/03/25 | R$ 135,00
Decio Tenenbaum
médico, psiquiatra e psicanalista, mestre em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (UNIRIO); chefe do Setor de Dermatologia Psicossomática do Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay (SCMRJ). Autor dos livros: "Investigando Psicanaliticamente as Psicoses", ed. Rubio, "As principais tensões psicológicas presentes na prática assistencial hospitalar", ed. Appris, "Schreber e Van Gogh: um estudo psicanalítico sobre a opressão interior", ed. Contraponto e "Psicanálise da Pessoa: uma abordagem antropológica e psicodinâmica sobre os processos de constituição de uma pessoa e de adoecimento fruto da própria existência", ed. Escuta.
José Garcez Ghirardi
professor Associado e tempo integral da FGV Direito SP (Graduação, Mestrado e Doutorado). Pós-doutorado no Collège de France (2017), Chaire État Social et mondialisation, com bolsa FAPESP, e na UNICAMP (2004). Mestre e Doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (1995 e 1998). Advogado formado pela Universidade de São Paulo (1985). Coordenador do projeto CAPES-Print/FGV "O Direito na Era Digital". Atuou como adjunct Faculty da Gonzaga Law School (WA/EUA) e pesquisador visitante na Wayne State University (Detroit-MI, EUA), com bolsa concedida pelo CNPq. É autor, entre outras obras "De Prisões, Bordéis e as Pedras da Lei: ensaios em Arte e Direito" ed. Del Rey, "Narciso em sala de aula: novas formas de subjetividade e seus desafios para o ensino", ed. FGV, "O Mundo fora de Prumo: transformação social e teoria política em Shakespeare", ed. Almedina.
José Luiz Cordeiro D. Tavares
psicanalista com formação pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP). Doutorado em Medicina pela Universidade Federal do Estado de São Paulo e pós-doutorado pelo Imperial College (UK). Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae (ISS). Mestrado em Literatura pela PUC-SP e Doutorado em Literatura em curso, na PUC-SP, articulando em ambos literatura e psicanálise na obra de Nelson Rodrigues. Autor de publicações em livros e periódicos na interface literatura-psicanálise. Membro dos grupos "Shakespeare e Psicanalise" da Sociedade Brasileira de Psicanálise e "Psicanalise e Cultura" do ISS. Coordenador dos núcleos de Literatura e Psicanálise no CEP e no ISS. Docente do curso de formação em Psicanáliise no CEP.