CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologia
PROGRAMA
1. Transmissão psíquica entre gerações: Como Elena Ferrante nos “conta” da importância de narrar a própria história
• A questão da transmissão psíquica é cara a Psicanálise, e é no terreno da transformação ou não do que foi herdado que os dois se encontram.
2. Falar-mulher, falar-histérico: as histéricas coautoras de Freud
• Lendo a regra fundamental à luz do simbólico feminino das feministas francesas, penso: devemos ler Freud como O autor da psicanálise ou leremos sua obra como fruto de muitas vozes falando uma Outra linguagem?
3. Moto-contínuo: O desejo, a realização pessoal e o envelhecimento em personagens femininas na literatura.
• O que há sobre desejo e realização na protagonista de “A Mulher Desiludida”? Quais diálogos podemos tecer entre ela e as personagens contemporâneas da literatura brasileira? Essas duas questões nortearão nosso diálogo.
DIRIGIDO
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes, profissionais das áreas da saúde e interessados nas relações entre a Literatura e a Psicanálise
HORÁRIO
sexta-feira | 19h às 21h
PREÇO
até o dia 11/05/26 | R$ 115,00
após o dia 11/05/26 | R$ 145,00
Docentes
Claudiana Gois dos Santos
doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (2024), onde pesquisou, ao longo do mestrado e do doutorado, as representações de personagens femininas na literatura brasileira contemporânea, com ênfase em personagens lésbicas, sob a perspectiva da crítica literária feminista. Em seu pós-doutoramento na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP, 2025), continua sua pesquisa, analisando tais representações em literaturas marcadas pelo insólito. Integra atualmente o Projeto de Pesquisa Análise Formal, estrutural e temática de obras em língua portuguesa de autoras do século XX, pela Universidade de Santa Catarina. Além de pesquisadora, atua como professora de Literatura pela Secretaria Municipal de Ensino de São Paulo, com foco na bibliodiversidade e no ensino de literatura como um direito humano. Ao longo de sua trajetória, já ministrou diversas palestras e cursos, publicou artigos em periódicos nacionais e internacionais e capítulos de livros a respeito dos estudos sobre representação feminina na literatura e na crítica literária.
Maria Luiza Mendonça de Melo e Paiva
psicóloga (PUC-SP), especialista em Semiótica Psicanalítica (PUC-SP) e Fenomenologia Decolonial e Clínica Ampliada (Nucafe).
Victória Cordeiro Bragante
psicóloga (PUC-SP) e psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae, especialista em atendimento de casal e família (PUC-SP).