cep@centropsicanalise.com.brCEP - Centro de Estudos Psicanalíticos
(11) 3864-2330
Fazer Login
Área do Aluno
  • Curso de Formação em Psicanálise
  • Responsabilidade Social
  • Sobre o CEP
  • ApresentaçãoDocentesCatálogos40 AnosLocalização
  • Serviços
  • Área do AlunoFormação em PsicanáliseRede de AtendimentoPublicações
  • Atendimento

Assine nossa Newsletter

Inscrições e Informações

(11) 3864-2330

(11) 3865-0017 ou (11) 97666-1249

Financeiro: (11) 3864-6004

cep@centropsicanalise.com.br

CEP

Centro de Estudos Psicanalíticos

R. Alm. Pereira Guimarães, 378
Pacaembu São Paulo - SP - 01250-000

CNPJ 05.022.993/0001-16

CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por SD Tecnologia
Freud entre dois Hamlets
Literatura e Psicanálise

Freud entre dois Hamlets

Docente
Ricardo A. Hirata
06/10/2017

objetivos
Um pai que se sabe morto pelas mãos do próprio irmão demanda do único filho um ato de vingança: o assassinato do novo rei. Um filho que sabe ter sido o tio, além de assassino, aquele que se casou às pressas com sua mãe, a rainha. Um príncipe incapaz de matar o homem que tomou o lugar do pai ao lado da mãe. Para Freud, “o homem que lhe mostra a realização de seus desejos infantis recalcados”. Desde os primeiros versos, o que se coloca em Hamlet não é da ordem do impossível, mas do impensável, e a genialidade de Shakespeare foi levar às últimas palavras, até o silêncio do resto (The rest is silence), uma representação possível do irrepresentável.
A tragédia de Hamlet, o príncipe da Dinamarca se faz presente a Freud, em espectro, desde 1897, numa carta a Fliess, até 1937, no Esboço de Psicanálise. Adolescente então e interrogado pela obra do artista, Freud recitava de cor cenas do dramaturgo inglês. Em que verso original Freud teria sido interrogado por Hamlet e levado por ele, juntamente com Édipo, a pensar o que não se deixa pensar?
Mais de quatro séculos se passaram desde a primeira montagem de Hamlet, uma das obras mais comentadas na história, tanto da Literatura como da Psicanálise. De Freud a Lacan, passando por Jones, Leclaire, Allouch, Zizek, dentre muitos outros, o que faz desse texto uma peça que continua a emocionar e, sobretudo, a interrogar os psicanalistas? Ela “faz coisas com você”, dizem atores que a interpretaram, “o protagonista é levado a partilhar sua própria alma”. O príncipe da hesitação nos tomará uma vez ainda em sua “ratoeira”?

programa
1.
 Tramas, atos e atores
2. Interpretações psicanalíticas
3. A encruzilhada de três vias: Freud entre o rei e o príncipe
4. Análise literária e transmissão

sexta-feira | dia 06 de outubro

horário | 19h às 21h

dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, profissionais com prática clínica e interessados nas relações entre a Literatura e a Psicanálise

preço
até o dia 25/09/17 | R$ 85,00
após o dia 25/09/17 | R$ 95,00

Docente

Ricardo A. Hirata

psicanalista e escritor. Psicoterapeuta de casal, família e grupos. Psicólogo clínico com especialização pelo Centro de Estudos Psicanalíticos - CEP e Instituto Sedes Sapientiae. Mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP. Professor no Curso de Formação em Psicanálise do CEP. Coordenador dos Laboratórios de Escrita Psicanalítica no CEP. Consultor na LITERACURA, empresa voltada para saúde mental em instituições. Membro do Espaço Potencial Winnicott e do núcleo artístico Epidauro. Autor do romance de autoficção: “O Órfão na Estante”, ed. Paraquedas e do monólogo teatral Lou Andreas-Salomé: a poeta da psicanálise.

Fale Conosco

CEP Novidades

Email

CEP Novidades

Calendário de Atividades

CEP Novidades

Livreto 2025

CEP Novidades