CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaCoordenação
José Luiz Cordeiro D. Tavares
Docentes
Erwin Torralbo Gimenez, João Roberto Faria, Ricardo CelestinoCOORDENAÇÃO
José Luiz
Cordeiro Dias Tavares
PROGRAMA
O entendimento sobre a melancolia transformou-se ao longo dos
séculos. Partindo de um lugar de genialidade e passando pelo diabólico
afastamento do sagrado, alcançamos o entendimento dessa forma de sofrimento
psíquico como sendo algo de ordem narcísica. Neste encontro vamos explorar a
construção machadiana desse personagem e o que a lente da psicanálise pode
contribuir para esta elaboração.
DIRIGIDO
a psicólogos, psiquiatras,
psicanalistas, estudantes, profissionais das áreas da saúde e interessados nas
relações entre a Literatura e a Psicanálise
HORÁRIO
sexta-feira | 19h às 21h
PREÇO
até o dia 13/10/25 | R$ 105,00
após o dia 13/10/25 | R$ 135,00
Erwin Torralbo Gimenez
graduado em Letras - Português/Espanhol pela Universidade de São Paulo e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo.
João Roberto Faria
professor titular aposentado de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo. Foi pesquisador do CNPq e coordenador da coleção "Dramaturgos do Brasil", ed. Martins Fontes. Foi visiting professor na Universidade do Wisconsin, em Madison, em 2000. É membro do Grupo de Pesquisa Brasil-França, do Instituto de Estudos Avançados da USP. É autor de vários livros, com destaque para Idéias Teatrais: "O Século XIX no Brasil", ed. Perspectiva/Fapesp - prêmio Associação Paulista de Crícos Teatrais-APCA). Em 2008, publicou, "Do Teatro: Textos Críticos e Escritos Diversos", ed. Perspectiva, no qual reuniu a produção crítica de Machado de Assis sobre teatro. Em 2012/2013, coordenou "História do Teatro Brasileiro, em dois volumes ed. Perspectiva/Sesc - Prêmio Jabuti. Em 2017, coordenou, junto com J. Guinsburg, o volume "O Naturalismo", ed. Perspectiva. Em 2022 publicou "Teatro e Escravidão no Brasil", ed. Perspectiva - Prêmio Biblioteca Nacional na categoria "Ensaios Literários". Em 2024 organizou o livro "Sobre Teatro", de Antonio Candido, ed. Ouro sobre Azul.
José Luiz Cordeiro D. Tavares
psicanalista com formação pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP). Doutorado em Medicina pela Universidade Federal do Estado de São Paulo e pós-doutorado pelo Imperial College (UK). Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae (ISS). Mestrado em Literatura pela PUC-SP e Doutorado em Literatura em curso, na PUC-SP, articulando em ambos literatura e psicanálise na obra de Nelson Rodrigues. Autor de publicações em livros e periódicos na interface literatura-psicanálise. Membro dos grupos "Shakespeare e Psicanalise" da Sociedade Brasileira de Psicanálise e "Psicanalise e Cultura" do ISS. Coordenador dos núcleos de Literatura e Psicanálise no CEP e no ISS. Docente do curso de formação em Psicanáliise no CEP.
Ricardo Celestino
Doutor em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Professor do Programa de Pós-graduação em Literatura e Crítica Literária, da PUC-SP. Professor de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência em cursos de formação de professores nas redes públicas estadual e municipal. Atuou no Ensino Superior nos cursos de Letras, Pedagogia e História. Atualmente, tem trabalhado na pesquisa de temas que envolvem a Leitura e Produção textual em uma perspectiva transdisciplinar. Concluiu projeto de pós-doutorado no Programa de Estudos Pós-Graduados de Literatura e Crítica Literária, sob supervisão da Prof. Dra. Diana Navas, com o intuito de dialogar a Análise do Discurso e a Metaficção em textos de Ficção Científica Nacional. Psicanalista, é membro do Corpo de Estudos Freudianos de São Paulo. Está vinculado a grupos de pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da UNESP-Assis.