CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologia
PROGRAMA
1. Transmissão psíquica entre gerações: Como Elena Ferrante nos “conta” da importância de narrar a própria história• A questão da transmissão psíquica é cara a Psicanálise, e é no terreno da transformação ou não do que foi herdado que os dois se encontram.
2. Falar-mulher, falar-histérico: as histéricas coautoras de Freud• Lendo a regra fundamental à luz do simbólico feminino das feministas francesas, penso: devemos ler Freud como O autor da psicanálise ou leremos sua obra como fruto de muitas vozes falando uma Outra linguagem?
3. Moto-contínuo: O desejo, a realização pessoal e o envelhecimento em personagens femininas na literatura.
• O que há sobre desejo e realização na protagonista de “A Mulher Desiludida”? Quais diálogos podemos tecer entre ela e as personagens contemporâneas da literatura brasileira? Essas duas questões nortearão nosso diálogo.
DIRIGIDO
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes, profissionais das áreas da saúde e interessados nas relações entre a Literatura e a Psicanálise
HORÁRIO
sexta-feira | 19h às 21h
PREÇO
até o dia 02/03/26 | R$ 115,00
após o dia 02/03/26 | R$ 145,00
Docentes
Ana Maria Ferreira
psicanalista com formação pelo Centro de Estudos Psicanalíticos - CEP, psicóloga formada pela UNIP. Especialista em psicologia hospitalar pela Universidade São Marcos (FACSM) e em cuidados paliativos pela Casa do Cuidar. Analista, membro da Rede de Atendimento Psicanalítico – Clínica do CEP e integrante do grupo de triagens desde 2020. Coordena a Comissão Psicanálise e Racismos e é supervisora clínica no CEP. Pós-graduanda em Psicanálise, Arte e Literatura pelo Instituto ESPE.
Elizabeth Cardoso
professora e escritora. Vive em São Paulo capital e é doutora em Teoria Literária pela USP (com estágios doutorais na Universidade de Nova York e Universidade Complutense de Madrid). É professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária na PUC-SP, realizando pesquisas, oferecendo disciplinas e orientando mestrados e doutorados. É pesquisadora do romance contemporâneo, da literatura para crianças e da formação de leitores, nas linhas Literatura e Psicanálise, Literatura e Ensino e Literatura de Ancestralidade Negra, com vários artigos e capítulos de livros publicados. Entre seus livros recentes destacam-se: "Feminilidade e Transgressão - uma leitura da obra de Lúcio Cardoso" (ensaio crítico - FAPESP e Humanitas, 2013), "Todo Mundo é Misturado" (novela infantojuvenil - Brinque-Book/Escarlate, 2016), "Tarcirurga, Bartolomeu e Pluminha no Mar Sem Fim" (conto infantil ilustrado - Bambozinho, 2017), "Literatura e Ensino - Territórios em Diálogo" (organizado em conjunto com Diana Navas e Vera Bastazin - EDUC, 2018) e "Depois de Tudo tem Uma Vírgula" (romance - Patuá, 2021).
Silvia Vidal Zobaran
psicanalista formada pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP), analista da Rede de Atendimento Psicanalítico - Clínica do CEP, atua na coordenação do setor de palestras e do Observatório da Rede de Atendimento - Clínica do CEP, Integrou o NuPAS e o setor de Triagem da Rede de Atendimento Psicanalítico - Clínica do CEP. Graduada em História pela PUC-Rio.