CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaInauguramos esse novo dispositivo com a intenção de criar e sustentar mais um espaço de capacitação e aprimoramento da escuta clínica. O objetivo desta atividade é o de desenvolver habilidades e capacidades específicas em relaçao a temas “sensíveis” da nossa prática clínica. Trata-se de um contexto clínico-teórico. Nesta ordem: partiremos de recortes clínicos, seja dos participantes ou do analista que conduzirá a atividade e incluiremos os aportes teóricos de diversos autores quando estes surgirem como auxílio a condução dos casos em questão.
O “tema sensível” escolhido para este ano é “O início do tratamento”. Constituímos dois contextos de Oficina, um no primeiro semestre e outro no segundo semestre. Cada uma com duração de 4 encontros de 3 horas cada. Nesse ano convidamos a psicanalista Silvia Paiva para a condução das duas Oficinas.
programa
Muitos analistas se perguntam sobre o que deve ser feito para que uma pessoa se submeta à análise, como devem recebê-la e como ajudá-la a iniciar tratamento. Esse é um ato de mão dupla: o que faz um analista aceitá-la em análise? O que faz uma pessoa se entregar à proposta de se analisar? O que o analista precisa fazer para possibilitar o prosseguimento da análise? Entrevistas preliminares ou tratamento de ensaio? Como fazer para que o discurso queixoso e a demanda de amor se transformem numa demanda de análise?
Nossos pacientes chegam e se apresentam em sofrimento, é preciso aproveitar sua presença para construir um projeto de análise que implique a dupla analista/analisando nesta jornada. É necessário criar a habilidade de transformar os primeiros encontros num projeto, cujo percurso os implique no que poderíamos chamar de análise propriamente dita.
As orientações sobre a técnica só ganham corpo diante de observações clínicas que amparem seu funcionamento, a proposta é apresentar nossos casos clínicos e dos integrantes do grupo com o objetivo de treinar essa tão essencial habilidade de transformar a queixa e o sofrimento daqueles que nos procuram em uma verdadeira demanda de análise, que viabilizará a construção do projeto.
datas
1° semestre
quartas-feiras 07, 14, 21 e 28 de fevereiro
horários
19h às 22h
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas e profissionais com prática clínica
preço
três mensalidades de R$ 290,00